quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Dia Nacional do Pescador


Pescador...
(essa dura profissão de homens que se levantam, de madrugada, lançando-se ao mar… sempre em potencial perigo de vida… à procura do “pão pr’a boca” dos filhos que sempre abundam…)

fotos de Hellio Vaninger


Uma classe profissional que depende completamente da Natureza, do Ambiente, e que, hoje, sabe mais do que qualquer outro, que é preciso preservar… para garantir o amanhã, evitando a todo o custo a “destruição”. Numa palavra, homens e mulheres que sabem, pela experiência, que é necessário “gerir”… e pensar, acima de tudo, na preservação e protecção do nosso meio marinho.
A dura e imprevisível vida dos nossos pescadores na sua faina diária, é reconhecida num dia como hoje, 5 de Fevereiro: a faina e a vida dura dos homens do mar, e com eles, as preocupações actuais em relação ao peixe cada vez mais escasso… e à inerente necessidade de preservar para que não falte amanhã. Aliás, a filosofia do velho pescador de S. Pedro, Albertino, permite-lhe afirmar categoricamente, do alto do seu bote: ‘Pésca de manhá ta dependê tcheu de pésca d’ahoje!!!’
Nos tempos que correm, com as dificuldades acrescidas, do peixe cada vez mais longe da costa, impõe-se para todos a necessidade de gestão. Uma gestão imposta pela necessidade de preservar para poder continuar a dispôr…
Os nossos homens e mulheres da pesca e do mar, precisam se adaptar aos novos tempos, e paulatinamente, pela necessidade, pela descoberta, pelo amor lutam e lutam, procurando vencer na Vida. Mesmo que seja necessário mudar velhos e tradicionais hábitos seculares de pesca enraizados no ‘modus operandi’ da faina nas ilhas.
A palavra de ordem é ‘preservar para não faltar’. Respeitar a Natureza, ou dito de forma mais correcta: voltar a respeitar a natureza, ajudando a que se mantenha o equilíbrio natural das coisas…
Pôr em prática – para todos - divulgando as medidas tomadas para proteger o património natural, pois é necessário proteger e mesmo voltar a criar esse verdadeiro tesouro marinho que ainda temos, pois a qualidade ambiental está em muito relacionada com os esforços de preservação que todos queremos que sejam enormes. E os Pescadores sabem disso!
Uma homenagem merecida a esses profissionais da pesca, no seu Dia Nacional.

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom!

Havia algum jornalista inspirar-se nisso e produzir algo bem actual, para os dias conturbados que correm pelos lados das nossas águas, que muitos dão de comer e de sobreviver.

Abraço

Anônimo disse...

anonimo , este gajo ja é jornalista eh eh eh bom post, ou melhor um postão!!!
Hiena

Anônimo disse...

É Anónimo e Hiena. A palavra chave, quanto a mim, é Gestão. Gerir... mantendo a paixão, o respeito pela Natureza, pelo nosso Ambiente... com os Pescadores à frente... e por tráz... e CV no coração.
Tchá

Anônimo disse...

É verdade Tchá. Gestão e respeito dos nossos recursos naturais, do nosso ecosistema.

moreia