terça-feira, fevereiro 24, 2009

Violência com base no Género... Basta!!!


Sei. Sabemos todos. Sabemos que é algo que acontece frequentemente nas nossas Ilhas. Que não devia acontecer, também todos sabem. O véu (aliás o manto) do silêncio tem sido a razão pela qual não se tem conhecimento da maior parte da violência entre-paredes – aquela violência baseada no género . Aqui, é preciso reconhecê-lo, a Família é a promotora-mor desse manto de silêncio. Reproduz-se a cultura do ‘entre marido e mulher não se mete a colher’… ‘em casa, entre homem e mulher, tudo se arranja, tudo se esconde – a bem da própria família’. Para se evitar escândalos, deve a mulher ‘achatar a alma’! Chama-se de conflito conjugal e ninguém leva a mal. Nem mesmo a própria Justiça que a trata de forma condescendente, não a considerando de violência…
Há-que trabalhar mais, cerrar fileiras em todos os sectores, e lutar para a erradicação desse hábito horrendo. Um hábito que nos acompanha mesmo em países de acolhimento da nossa emigração… e que tem sido nalguns deles – após estatísticas denunciadoras - motivo de campanhas especiais junto dos nossos compatriotas. Porquê? Amar e compartilhar a vida… é, e deve ser, por comum acordo! Se não corre bem… se não dá, não dá! A violência não resolve. Antes pelo contrário.

Um comentário:

Anônimo disse...

Se se fizer uma sondagem, primeiro, claro, explicando os conceitos de crime público e semi-público aos caboverdianos, tenho a certeza que todos iriam indicar este crime como um crime público. Ora, e o povo não tem voto nesta matéria? E os politicos o que dizem nesta máteria? Cabe-lhes apenas os calotes do Eurico M. e deixar as leis nas mãos do JCFonseca que, limita-se a copiar (dias e noites) sem se apurar da nossa realidade. É que copiar leis deve dar Mt dinhêr.E, justiça, mts poucos querem saber dela, pelo menos, do verdadeiro espirito da lei.