segunda-feira, abril 06, 2009

Quadro Superior (desespera!) à procura do primeiro emprego…



Não há dúvida nenhuma, de que longe vão os tempos em que se chegava com o canudo… e já se era chefe, mesmo sem saber ainda em que sector ou departamento. Visto deste ângulo, é já um ganho para o país! Por muitos e muitos anos a competência e o know-how, neste país, eram de ‘ligação directa’ com o canudo. E escusado será dizer que tivemos gente a ‘comandar tropas… sem conhecer as armas’. Muitas asneiras e gastos imperdoáveis em país de quase nulos recursos.
Hoje parecemos estar nas antípodas: Nem com ‘canudo de ouro’ se consegue um lugar para se ser ‘ensinado e chefiado’
Os motivos, todos devem conhecer. Um país bem pequeno onde, qualquer pequeno fluxo de produção de gente com formação superior… já satura o sistema! (porque a ‘esperança de vida’ aumentou com o desenvolvimento das Ilhas…) Sobretudo porque em termos de política de formação superior… se continuou na mesma, ou seja, na quase ausência de sistematização, organização, programação… d’acordo com as necessidades do país.
Mas essa saturação só é recente na capital do país, pois por outras ilhas a capacidade de absorção esgotou e se fez sentir há décadas. A comprovar, o êxodo dos inúmeros quadros d’outras ilhas na Praia. Consequência natural do Desenvolvimento deste país que, no entanto, precisa pensar, projectar, organizar, trabalhar, no sentido dum inequívoco desenvolvimento harmonioso e global das Ilhas. Que não é nada fácil, nem evidente… mas que passa – iniludivelmente - por uma política de formação consentânea com esse Projecto de Desenvolvimento. Porque ‘desempregado qualificado’ não se coaduna com país pobre onde, todos os hipotéticos recursos devem ser aproveitados no máximo. E mais: é mister que a nossa produção de licenciados passe a ter em conta os sinais do mercado! E investir mais, muito mais… na formação técnica. Porque precisamos inventar e re-inventar o que produzir… e empreender e produzir mesmo! Aí os ‘qualificados’ serão procurados… chamados!

Precisamos sair do 'sonho que um dia...' para 'empreender/construir esses mesmos sonhos'!

Neste debate do Blog Joint estão: Bianda, Ku Frontalidadi, Cafe Margoso, Geração 20J73, Blogue di Nhu Naxu, Passageiro em transito, Tempo de Lobos, Pedrabika, O Jornal da Hiena, Nos Blogue.

4 comentários:

Anônimo disse...

É assim, procuram desesperadamente nas suas ilhas de origem e só encontram na Praia.

Alice Mascarenhas disse...

É... e o mais triste é que num debate há uns 20 atràs, quando alguém se referiu à necessidade de se fazer um elenco das necessidades em formação para o país, um trabalho de fundo em que, em paralelo se determinaria o perfil global para uma formação técnica, numa visão até de possível exportação do "know how - muitos se entreolharam, troçando dessa "ingenuidade" ...Até hoje sinto ainda o eco das risadas...

Terra de doutores, rica em doutores...é o que importa... Ao menos seremos ricos também nisso(para além da cultura...claro...)

Fonseca Soares disse...

Perdoa-lhes, Alice Mascarenhas, 'eles não sabiam o que estavam a fazer...' Mas hoje, já não dá mais para perceber porque não se aprendeu...
Abraço. E volta sempre.

Fonseca Soares disse...

Anónimo, parece que 'era assim'... hoje em dia, já nem isso.
Abraço