quinta-feira, abril 23, 2009

Dia Mundial do Livro


Nesta nova era onde vivemos quase robóticamente num mundo global extremamente monopolizado pela tecnologia e o consumo extremo de produtos globais… os meios audiovisuais e de multimédia têm exercido sobre os jovens um fascínio (doentio?) tal, que as nossas tradições e cultura passam ao lado - já para não falar da reflexão e da leitura - são frequentemente relegadas para um plano muito secundário, sobretudo no nosso país, onde a leitura sempre esteve muito aquém do desejável.

As diversões e as futilidades imperam… perdeu-se o sentido de responsabilidade, os valores minguaram (para não dizer, inexistentes) com previsíveis repercussões naturalmente perniciosas para o futuro destes mesmos jovens, cuja ausência de referências de valores e de éticas os tornam presas fáceis de uma sociedade cada vez mais materialista - onde não se olha a meios para se atingir determinados fins.
Nestes tempos tão atribulados, em que as pessoas vivem mais preocupadas com a luta pela sobrevivência, por um lado, e com o virtual da vida das estrelas mundiais, por outro… os valores da infância, do coração, da justiça, da amizade, do respeito e da tolerância têm sido substituídos por um materialismo crescente, que não olha a meios para atingir os seus fins.

E a produção de novas sociedades… sem valores, sem a reprodução da cultura dos nossos avós… sem referências, sem tempo e sem o gosto pela leitura – afinal uma das principais fontes de formação do indivíduo.

Muito mais, agora, precisamos todos reconhecer essa fonte, e sobretudo aos mais jovens devemos inculcar - com exemplos - esse hábito, esse amor pela leitura e pelo livro... Afinal, aquele amigo de Palavra!

2 comentários:

Caboverdiano disse...

Manera Tcha. So um alo. Abrass e orbigado pe mas ess texto.

Fonseca Soares disse...

Um abração, Caboverdiano.