sábado, junho 13, 2009

Coisas da Vida…


O destino, a sina, a sorte, a vida, a morte… estarão sempre ‘programados’ desde o dia em que somos feitos? Ou dependerá sempre das opções de cada um… a todo o instante? De todas as 'curvas da vida' mais ou menos bem decididas?

Estas questões ressurgem pela enésima vez… na sequência da informação sobre uma italiana que deveria ter embarcado no fatídico voo 447 da Air France… que se salvou da morte por não ter chegado a horas no aeroporto… Mas que, poucos dias depois… estava no 'lugar errado à hora errada'… na Áustria… viajando num automóvel que acabou por colidir com um veículo pesado… e não sobreviveu ao embate.
É caso para dizer que a italiana reformada, Johanna Ganthaler não estava programada para morrer no Brasil, mas sim na Áustria.

6 comentários:

Djom disse...

Tens acompanhada as 5 temporadas da série "Lost"?

Anônimo disse...

Vê la tu Fonseca que ainda sobre o vôo do Brasil, depois do acidente apareceu um senhor dos 55 anos a dizer que tinha andado quase à porrada no aeroporto, porque o seu lugar tinha sido dado a um outro passageiro. Moral da historia, mesmo com bofetoes o homem la ficou em terra e o outro apanhou o aviao.

So que ainda está vivinho da silva, enquanto o outro anda a mergulhar nas profundezas do Atlântico, algures entre o Rio e Cabo Verde....

Destino, destino.. Sim, tudo está escrito no livro do destino e nao ha nada a fazer. Por exemplo está escrito nesse livro que eu tenho ainda muita pancada para te dar, porque é assim, Fonseca Soares, e nao podes nada, porque sou mais forte do que tu, a todos os níveis!

Al Binda

Fonseca Soares disse...

Djom, quanto à série Lost só vi alguns (poucos) episódios...
Al Binda, estou de acordo contigo, só em parte, porque acredito que uma boa parte do 'destino' é escrito e acontece segundo as decisões e opções de cada um... na Vida.

Anônimo disse...

quando escreves "segundo as"... estás a condicionalizar o destino; logo deixaria de ser destino.

Destino nao pode ser controlado, nao pode depender de "decisoes e opoçoes", caso contrario deixaria de ser destino.

Ou entao o destino so pode ser dirigido por outro destino superior; é a estoria de seres inferiores e seres superiores.

Envio-te ja para a literatura cabalística, para o fatalismo, mas tenho medo que nao sejas um iniciado.

Por isso mesmo começa ja por estudar (digo bem estudar e nao ler) o livro de S.Cipriano a filosofia MAL, sem esquecer como te disse no passado uma visitas ao Canal de Viana, que como nao sabes comunica subterrâneamente com outras ilhas através de uma série de labirintos, que sao os tais anéis do inferno de que o iniciado Dante nos fala no seu livro iniciático Comédia divina nos fala.

Poucos caboverdianos têm acesso a essa ciência oculta do Destino. Fui iniciado por Joao Vário, mestre que aprendeu nos livros e por dois canjeristas, um de Sintanton, Nhe Ijzé e outro de Saniculau Nho M., sendo que nasceram com esse dom, pois nunca puseram os pés na escola douta de Vário. Por isso mesmo, eram-lhe superior e ele sabia, daí que esteve a praticar com outro canjerista Nhô Flipe de Cha de Cemitério, mas que nao lhe transmitiu os saberes do destino, porque ele era muito céptico devido à sua racionalidade cientifica...

Al Binda

Fonseca Soares disse...

Reconheço que sou mesmo leigo na matéria... embora tenha lido A divina Comédia de Dante. Tomei boa nota.

Anônimo disse...

Porra leste a Comédia divina? E' o que eu digo; às vezes a malta lê e fica convencido que entendeu bem a mensagem.

E' por estas e outras que depois se confunde analise, com interpretaçao e hermenêutica de textos.

Desculpa la leste mas nao compreendeste patavina/

Sabes porquê? Porque na comédia divina, ha mensagens codificadas; para compreenderes Dantes tens que ler pelo menos 10 livros, de filosofia, de mística, de literatura classica grega e latina e perceber de religioes.

Estou a ver que tu nao compreendeste também Joao Vario, que disse que Dante era o poeta mais completo da civilizaçao ocidental.

Logo, começa por ler Joao Vario.... mas caramba, se para entenderes o Mestre, tens que ler antes pelo menos 100 livros, que passam pelos acima citados, mais a neurologia, as ciências cognitivas e a antropologia médica entre outros???

Estou a ver que nunca mais vamos ter especialistas da Obra de Vario, porque esta terra está cheia de gente que lê livros mas nao compreende nada...

Al Binda