segunda-feira, março 09, 2009

Blog-Joint: “a auto-censura, o anonimato e as máscaras da sociedade caboverdiana”


A palavra-chave é responsabilidade. E faz a ‘massa deste bolo’ que é o tema deste blog-joint: a auto-censura, o anonimato e as máscaras da sociedade cabo-verdiana.
Responsabilidade, que leva a que se exerça o jornalismo – por exemplo - com uma certa dose de auto-censura. Pela responsabilidade e profissionalismo de só dizer e escrever o que está comprovado através de investigação.
Responsabilidade, que leva ao anonimato em determinadas frentes, como é o caso – por exemplo - dos comentários críticos e ou arrasadores.
Responsabilidade enfim, que determina a que uma sociedade ‘arranje máscaras’, na tentativa de fintar ou enfrentar certos e determinados problemas recorrentes no seu seio.
Isto pegando o ‘toiro pela frente’, e partindo do princípio de que as pessoas têm princípios. Ou dito doutra forma, numa sociedade onde os valores imperam e são respeitados, globalmente. É aqui que se pode compreender o porquê do recorrer à auto-censura, ao anonimato, às mascaras. Aqui se faz e se compreende o namoro da responsabilidade, com a sobrevivência, com o respeito, com possíveis interesses maiores dessa sociedade, como é o caso da defesa da Vida.

Mas há o outro lado, onde esse conceito de responsabilidade desaparece completamente, dando lugar a ‘desvios mil’ como a ameaça, o medo, a ganância, o puro banditismo, a parcialidade, com as atenções viradas para interesses próprios ou de grupos, em detrimento de justiça e oportunidades iguais para todos. Onde existem ameaças reais inerentes à perda de valores que abrange uma crescente franja da sociedade… com o próprio poder político a precisar ser ‘empurrado’ para a luta, em decorrência dos estragos à sociedade causadas pela falta de emprego, pelo tráfico em grande escala, o branqueamento de dinheiro e corrupção ao mais alto nível. O nascente Medo, num ambiente destes, torna-se na mãe da sobrevivência, da auto-censura, do anonimato, das tais máscaras…
Mais:

6 comentários:

Anônimo disse...

tira a tua máscara e visita o blog Lies on Lust;-)

Fonseca Soares disse...

Para tirar... é preciso ter (ou estar com), mas não é o caso.
Abraço

Cesar Schofield Cardoso disse...

Já estive mais indeciso em relação a este tema: houve tempos que achei errado todo o tipo de anonimato, mas hoje, decorrente do bom diálogo que tenho com muito dos meus comentadores anónimos e depois de eles explicarem porque são anónimos, penso que o anonimato pode ser só uma forma de estar.

Hoje em dia, presto mais atenção ao discurso em si e daí separo os maus anónimos dos bons anónimos. Desprezível é esse anónimo, que usa esta alternativa, para fazer a catarse da sua frustração, agredindo os outros. Este é o infame.

Fonseca Soares disse...

Pois, César, não há dúvida nenhuma que existem dois tipos de anónimos (no mínimo!). Mas mesmo esse 'infame' tem os seus motivos, algures escondido nas curvas e contra-curvas da vida...

Anônimo disse...

Mas quem é esse "infame", esse recudiétche?

Oh Fonseca, passei por ca como quem nao quer nada e dei-me de caras com a tua mascara.

Nao achas que é surreal ouvir um actor dizer que nao tem mascaras?!

Mas entao meu caro, nao é a mascara que faz o actor? Um actor nao é como o poeta que é fingidor?

Deixa estar que o actor precisa de rever as sebentas e penetrar a essencia da PERSONA, que em linguagem dramatica vindo do latim quer dizer precisamente MASCARA;

Um actor meu caro, é NINGUEM, quer dizer é tudo, logo MASCARA! E' a essência do teatro!

Estou a ver que tenho que ir la fazer uns worksphops de artes dramaticas, explicar-vos o encadeamento entre o actor e a mascara, representar-vos (o que é representar senao fintar a vida?!) coisas e loisas, as nossas montanhas e montes que mais nao sao do que mascaras!

Enfim.... Fonseca, ja viste o deserto que isto está desde que eu parti?

Viste o récorde que o teu blogue bateu quando eu passei por cá? Idem para o do Séza, que agora anda às moscas? No maximo duas cartinhas de leitores, amigos como é evidente, sendo que um deles é o proprio Séza que é jogador e arbitro ao mesmo tempo; viste a balburdia que criei nos outros blogues do Virgilio, do Rony, do Redy, do Nhu Naxu e Edy? Sobre o Virgilio, estes ultimos dias ele armou-se em introdutor da obra de Carl Schmitt, esquecendo-se que aqui mesmo te dei um puxao de orelhas a proposito desse jurista nazi alemao! Imagina la tu que ele nao sabe que eu é que introduzi Schmitt, Heidegger e Nietzsche na Net crioula nas paginas do amidjabraba; mas entao Fonseca tu nao dizes essas coisas a essa maralha? Parece o Casimiro, a dizer que ele é que introduziu o tema do liberalismo em CV, quando eu ja estava farto de debater a questao no amidjabraba.com.

Pois, é estes dias, anda meio mundo a reivindicar direitos de autor sobre isto e aquilo quando na realidade comecei sozinho na rdpafrica, no expresso, liberal e semana. na altura ninguém escrevia e chamavam-me doido! Hoje em dia a Net crioula estáa ferver e ha muitos pais do bebé reclamando patentes!

Mas tens dado também uma olhadela pela Semana e as suas rubricas actualidades, colunista e Opiniao?

Tens que admitir que sei pôr esta porra a ferver! Sei deveras utilizar esta ferramenta da Net, criar interactividade, moderar debates e pôr isto tudo a ferver que nem o caldeirao de Viana!

Tens passado pelo Viana? Alias sabes onde é Viana, lugar do pacto com o diabo, à meia noite, entre gatos pretos, criolas nuas e outras coisas mais, como diz o outro?!...

Mascaras! rapaz! Mascaras! Tudo nao passa de mascaras, fingimentos e vaidades! Para quê tirar a mascara, se ja sou famoso com mascara? Para ficar ainda mais famoso do que ja sou? Nao, meu caro, nao quero, recuso protagonismos! O QUE INTERESSA é o conteudo, a mensagem! Tu que és actor, alguma vez conheceste os autores, os donos das peças (falo de calssicos claro!) que lês e aprendes a dizer, mentindo ao teu autidorio, e sobretudo figindo com os teus botoes?

Responde pela afirmativa se tens coragem! Nao achas que vou pôr essa gente toda doida?!! Hih ihhhhh!

Al Binda

Fonseca Soares disse...

O Teatro não tinha sido pr'aqui chamado, Al! Uma coisa é uma coisa, e a outra... Mas recentrando, estou d'acordo contigo que 'o que interessa é o conteúdo, a mensagem'. E fica tudo dito. Viana... pergunta ao teu colega de turma - como dizes - VMartins... Quanto às 'bajofarias'... como já te dissera antes, 'podes ficar com a bicicleta'.