segunda-feira, março 23, 2009

BLOG JOINT - Tirar o máximo proveito de cada uma pas poucas infra-estruturas do país...

Bento Oliveira

Parece que andamos a desaprender nessa matéria: associativismo e a forma de tirar o melhor proveito do pouco que temos. Sendo no entanto cultural a nossa falta de ‘steam’ à volta da manutenção de projectos colectivos… a verdade é que já houve tempo em que conseguíamos driblar sem grandes problemas, ‘essa tendência cultural’ de não funcionar muito bem, quando as circunstâncias… e a realidade aconselham ensaiar e trabalhar para que os ‘passos sejam dados sincronizadamente’, no mesmo caminho, na mesma direcção, com os mesmos objectivos, o mesmo desiderato… para o bem e a elevação duma comunidade.
Ao longo dos quase trinta e cinco anos do país, vimos nascer ideias e projectos mil, cheios de tesão, de vontade, de dinâmica, d’objectivos bem definidos… e mesmo vontade férrea… pelo menos inicial! E muitos mais vezes do que se pudesse eventualmente aceitar… ‘nascimentos condenados à alta mortalidade infantil que impera nesse sector’.
Porque será que a nossa vontade, a nossa determinação, a nossa paixão… tem essa tendência de ‘quebrar’ (e não vergar…) aos primeiros sinais de ventos contrários?
Enquanto não estudamos convenientemente as reais razões desse mal… o Governo, as Câmaras Municipais e outros organismos públicos devem assumir essa luta. Elegê-la como prioridade das prioridades. Criar… e continuadamente ir criando as condições favoráveis – empurrando sempre que seja caso disso – para que os ‘mínimos olímpicos’ estejam garantidos…
Sem esquecer nunca que, sobretudo em países pobres como o nosso, se deve tirar o máximo proveito de toda e qualquer infra-estrutura que exista. Só assim valeu à pena os custos dispendidos na construção de cada uma das infra-estruturas erigidas neste pequeno país!

2 comentários:

Edy disse...

Txá,
esta tua pergunta,"Porque será que a nossa vontade, a nossa determinação, a nossa paixão… tem essa tendência de ‘quebrar’ (e não vergar…) aos primeiros sinais de ventos contrários?",devia merecer um post como uma tentativa de resposta...

Fonseca Soares disse...

Edy, também eu estou de acordo que isso merece resposta... ou, como dizes e bem, tentativa de resposta. Mas, qual será?
Abraço