segunda-feira, março 02, 2009

Baratas no Palco - A nova peça do Atelier Teatrakácia

Descrição: Uma Peça. Simplesmente uma Peça das Peças.
Não… não é a melhor de todas as Peças, mas sim uma comédia feita a partir de algumas das Peças do Mindelo. Brincar e relembrar cenas, homenagear os Grupos de Teatro do Mindelo e sobretudo o Grupo do Centro Cultural Português.
Baratas onde estão elas? Será que elas existem? Pois, não sei…

Produção: Atelier Teatrakácia
Local: Auditório da Academia de Música Jotamonte
Classificação: M/16


Há já algum tempo, em conversa com o Carlos e o Nuno surgiu uma ideia de fazer-se uma comédia a partir de cenas de algumas peças que pelo Palco do Mindelo já passaram. Mas optamos por escolher apenas peças de grupos do Mindelo e que estão no activo no momento.
Uma caricatura das peças. Esta ideia ficou marinando á espera do momento certo para ir ao forno e eis que chegou o momento e, como uma ideia nunca vem só, juntou-se a esta ideia um desejo de fazer uma peça apenas com actores… as actrizes, estas ficaram de fora desta vez, mas isso não quer dizer que a peça não tenha mulheres… ou coisa parecida.
Desta forma, a peça coloca em cena quatro actores, com cenas de diversas peças, um ou outro “broc dod num ó not peça”, erros que farão parte da peça e outros nem por isso, e é claro que o inesperado não faltará.
Tudo pode acontecer, tudo pode ser aproveitado, tudo pode ser belo, tudo pode ser criticado, tudo pode ser tudo. Será isto o caos ou será que o próprio caos tem organização? Serão os actores nada mais do que baratas tontas em cima daquilo a que chamamos de Palco? Talvez sim, talvez não. Pois eu não sei.
A peça presta uma Homenagem a todos aqueles tem vindo a fazer o teatro do Mindelo, e têm mantido essa chama do teatro Mindelense acesa, apesar de todas as dificuldades. Também é uma Homenagem em especial ao grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo que há largos vem fazendo teatro e mantendo essa Chama do teatro acesa e mais do que isso elevou o Nosso Teatro a novos e altos patamares. A este Grupo, uma salva de palmas.
Não poderia terminar sem antes agradecer ao Néu Lopes que em muito nos tem ajudado ao longo de todo o processo que implica esta peça. Alguém que me tem surpreendido e muito, que tem estado, sempre que possível, disponível a ajudar e colaborar, alias alguém com quem já tive o privilegio de trabalhar. Alguém que me tem demonstrado que somos vários grupos, mas que podemos estar unidos e ajudarmo-nos uns aos outros sem qualquer tipo de rivalidades entre grupos e sem ofendermos o Trabalho dos outros. Um grande obrigado Néu.
Dircilino Gomes



2 comentários:

Anônimo disse...

aiiiiiii que vontade de bai oia ques "baratas No Palco". ess cartaz ta lindoooooooooooo, baraas brancas e pretas ahahahah
força, firmesa e resistencia, muitaaaaaaaaaa merdaaaaaaaaaaa
beijos nhas baratinhaaaaaaaaasssssssssss
Magui

Fonseca Soares disse...

Vontade de ba oiá... ê sô bem!
Abraço