quarta-feira, maio 13, 2009

Vírus pode ter origem em erro humano

A Organização Mundial de Saúde (OMS) está a investigar a tese de um investigador australiano de que o vírus da gripe A (H1N1) pode ter sido desenvolvido como erro humano para testar uma nova vacina, noticiou a agência Bloomberg.
Adrian Gibbs, de 75 anos, que colaborou nas pesquisas que conduziram ao antiviral Tamiflu, admitiu, em entrevista à Bloomberg, que pretende publicar um relatório assinalando que a nova estirpe de vírus gripal pode ter sido, acidentalmente, envolvida em experiências científicas com o intuito de desenvolver vírus que possam ser utilizados por laboratórios farmacêuticos na produção de vacinas.
Gibbs refere que chegou a esta conclusão ao traçar as origens do H1N1 através da análise do seu modelo genético.
A Organização Mundial de Saúde teme, ainda, uma resistência do vírus aos antivirais, semelhante à verificada no ano passado com a gripe sazonal.
"Somos confrontados com o risco de resistência do vírus [H1N1 aos antivirais]", admitiu Nikki Shindo, um dos peritos em pandemias da organização.O especialista recordou que, no ano passado, a gripe sazonal revelou "sinais de resistência ao oseltamivir", substância activa contida no medicamento Tamiflu, o antiviral recomendado pela OMS para o combate ao H1N1.

fonte:lusa

3 comentários:

Anônimo disse...

hello tcha! jam tava ta "descunfia" que la tinha que têm um dedo humano, mas também é dificil pensar o contrario , pois maioria desses virus "que ta préi na rua" é devido à "erros humanos"... agora unico coza que nunca gente ta bêm sabé é porque? sera pa desvia ôi da famosa crise economica? acredito que sim ..

Hiena

Fonseca Soares disse...

No mínimo Hiena, infelizmente, 'erro humano' causado pela ganância e pela razão principal de ser e estar neste mundo: dinheiro...

Fonseca Soares disse...

Entretanto, a OMS tratou de verificar a coisa... e já houve desenvolvimentos: "Alertados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), peritos meditaram sobre a hipótese durante vários dias e concluíram que o novo vírus apareceu naturalmente, como é esperado com gripes.
O investigador australiano Adrian Gibbs, que colaborou nas pesquisas que conduziram ao antiviral Tamiflu, sustentou, ao traçar as origens do H1N1 através do seu modelo genético, que o vírus podia ter sido, acidentalmente, envolvido em experiências laboratoriais para manipulação de vacinas".