sexta-feira, maio 15, 2009

Sete Sóis Sete Luas recebe prémio…


O Festival Sete Sóis Sete Luas (SSSL) recebeu em Granada o XI Prémio Caja Granada para a Cooperação Internacional

É sob bons auspícios que o ano de 2009 começa para o SSSL. Anunciado já durante o mês de Março, o Festival Sete Sóis Sete Luas recebeu em Granada, Espanha, o XI Prémio Caja Granada para a Cooperação pela construção do Centro Cultural Sete Sóis Sete Luas, em Cabo Verde. O prémio foi recebido pelos seus dois Presidentes Honorários, dois Prémios Nobel: o escritor português José Saramago (que não esteve presente por razões de saúde, mas enviou uma vídeo mensagem) e o escritor e dramaturgo italiano Dario Fo.
O que é o Prémio e quem já o recebeu
Refira-se que o Prémio Caja Granada, com o valor de 50 mil euros, é um galardão de grande prestígio europeu que valoriza os méritos da Cooperação Internacional, que em anos anteriores foi atribuído, entre outras personalidades e instituições, à Comissária Europeia Emma Bonino, ao Prémio Nobel Muhammad Yunus, e ao cantor brasileiro Carlinhos Brown.
A entrega do XI Prémio Caja Granada
A cerimónia de entrega do XI Prémio Caja Granada teve lugar a 16 de Abril, em Granada com a presença de várias personalidades tais como a actriz italiana Franca Rame (mulher do Dario Fo) e a Vice-Presidente do Governo espanhol, Maria Teresa Fernandez de la Vega, que se referiu ao Festival SSSL da seguinte maneira:
"Como bien se ha dicho, este es un homenaje y un reconocimiento a la intensa participación de Dario Fo y José Saramago en las actividades de esa maravillosa idea, hecha realidad hace más de quince años, que lleva por nombre Festival Siete Soles, Siete Lunas. Un festival que ciñe con los brazos de la cultura a personas y a sociedades que, apesar de ser distintas y estar distantes, tenemos origen, tradición, identidad e historia comunes, es decir, vínculos que no debemos perder sino estrechar."
Outra importante intervenção dessa cerimónia foi a de José Saramago:«Com Dario Fo e quantos se reuniram no auditório da Caja Granada para assistir à cerimónia da entrega do prémio à Cooperação Internacional que a mesma Caixa vem atribuindo, salvo erro, desde há dez anos, e que este ano nos coube a Fo e a mim, deveria ter eu estado para, como disse numa declaração gravada, partilhar as alegrias e os abraços próprios do momento. Infelizmente, não pude fazer a viagem, mas as actuais tecnologias de comunicação quase me fizeram viver em tempo real o desenrolar do acto em que, por solicitação minha, logo amavelmente satisfeita, fui representado pelo Reitor da Universidade de Granada. De certo modo, Dario Fo e eu representávamos ali o Festival Sete Sóis-Sete Luas de que nos honramos ser presidentes honorários. Como é tradição na história deste prémio, o valor dele, a que o premiado renuncia, irá beneficiar uma instituição cultural ou de actividades sociais, neste caso, o próprio Festival, que o aplicará na construção de um centro cultural na Ribeira Grande, em Cabo Verde, esse país enfeitiçador, como eu disse na minha declaração gravada. Depois de tudo isto, creio poder dizer que da entrega do prémio Caja Granada à Cooperação Internacional saímos todos, incluindo este ausente, mais ou menos enfeitiçados»
O Nobel Dario Fo referiu-se ao Festival SSSL deste modo:«Este movimento cultural do Festival Sete Sóis Sete Luas, que eu e Franca conhecemos muito bem porque com ele colaboramos há anos, é guiado pela inteligência e pela fantasia de Saramago, e trata de desenvolver e difundir cultura, criatividade e fantasia por todos os lugares onde é mais difícil alcançar as pessoas, chegando até às costas de África, nas extraordinárias e mágicas ilhas de Cabo Verde. A ideia de construir um centro cultural em Cabo Verde é maravilhosa, representa a alegria fantástica de recriar a maravilhosa ideia da vida (...)»
Assinatura do Protocolo da Rede dos Centros Culturais Sete Sóis Sete Luas
Depois da entrega do prémio foi ainda assinado o Protocolo da Rede dos Centros Culturais Sete Sóis Sete Luas pelos Presidentes de Câmara que vão construir um destes Centros.O Prémio Caja Granada deste ano vai beneficiar a construção do Centro Cultural SSSL da Ribeira Grande, em Cabo Verde.
A criação dos Centros Culturais Sete Sóis Sete Luas está também prevista nas seguintes cidades: Aquiraz (Ceará, Brasil) Castril (Granada, Andaluzía, Espanha) Mascalucia (Sicília, Itália) Pontedera (Toscana, Italia) Ponte de Sor (Alentejo, Portugal) Ribeira Grande (ilha de Santo Antão, Cabo Verde) Tavernes de la Valldigna (Valência, Espanha) Vila Real de Santo António (Algarve, Portugal).

Nenhum comentário: