sexta-feira, maio 08, 2009

Clara Andermatt

foto: Jorge Gonçalves

Teatrakácia faz questão de realçar aqui, após dez anos, o regresso ao país da coreógrafa e bailarina Clara Andermatt. Um nome que diz muito aos cabo-verdianos não só do mundo da dança, mas também da música, do teatro e das artes em geral, sem esquecer do público em geral.
A boa nova é que a Clara fará uma residência-formação junto dos bailarinos da nossa mais famosa, produtiva e internacional companhia de dança, o Raiz di Polon e no fim da formação - WORKSHOP DE MOVIMENTO e CRIAÇÃO COREOGRÁFICA para os bailarinos da Companhia - a ‘cereja em cima do bolo’, uma apresentação informal pública, no dia 16 deste mês de Maio, na capital do país.
Para quem não se lembra, convém trazer pr’aqui títulos de trabalhos que marcaram o contacto da Clara Andermatt com Cabo Verde: Dançar Cabo Verde (1994), em conjunto com o coreógrafo Paulo Ribeiro, Projecto CV Sabe e Anomalias Magnéticas (1995), Uma História da Dúvida (1997) e o concerto encenado Dan Dau (1999). Com certeza que já sabe de quem se trata. É verdade, Clara Andermatt regressa a Cabo Verde, a convite do Centro Cultural Português, para um workshop que tem como principais objectivos ‘proporcionar um momento de reciclagem artística e profissional aos bailarinos da Raiz di Polón, e partilhar conhecimentos e técnicas da dança contemporânea, através do intercâmbio de experiências artísticas e culturais. Considerada uma das pioneiras do movimento da nova dança portuguesa, a carreira de Clara Andermatt revelou, ao longo dos anos, uma identidade particularmente singular no panorama artístico nacional e internacional e um percurso notável que deixou a sua marca na história da dança contemporânea portuguesa e lhe trouxe o devido reconhecimento público. A pluridisciplinaridade é uma característica marcante do seu trabalho, radicado na sua convicção de que o cruzamento de diferentes linguagens, metodologias e técnicas enriquece o universo da criação contemporânea em geral e da linguagem coreográfica em particular’.
Um abraço à Clara Andermatt... e ao Raiz di Polon!

2 comentários:

-ha.z disse...

Passei rapidinho só pra dizer que enfim consegui por umas músicas no meu blog do jeito que eu queria, pus duas músicas da cantora Céu lá, só pra você curtir, :)
beijos

Fonseca Soares disse...

Oi Thaiz! Adorei a voz da 'desconhecida' (por cá!) Céu. Espero poder ouvir mais...
E gostei tb da 'cara nova' do teu blog. Abraço. Tchá