quinta-feira, maio 07, 2009

Memórias Tristes - "curta" creoula no FICA 2009

(Marcos Querido Varela Ferreira - Realizador)
A curta-metragem “Memórias Tristes” do realizador mindelense Marcos Ferreira, realizado aqui no Mindelo, no âmbito dos estudos universitários em especialidade cinema, vai ser exibida esta noite em Portimão, Portugal, fazendo parte da secção competitiva do Festival Internacional de Cinema do Algarve – FICA 2009.
Sobre a descoberta e selecção dessa curta cabo-verdiana, escreve Rafael Barbosa no asemanaonline, citamos: “A participação do filme cabo-verdiano despertou a atenção do director do festival, Carlos Manuel. O diário Barlavento Online informa que durante a apresentação da 37ª edição do FICA, o director destacou a importância da presença da obra que representa Cabo Verde. O jornal descreve o curta como "um pequeno e importante filme que, de forma breve e bem estruturada, mostra um pouco da realidade social que também se vive actualmente naquele país". Proposta que se enquadra bem no tema do festival: "O Cinema e a Globalização no Mundo".
Memórias Tristes conta, em poucas pinceladas, o sofrimento e a violência vividas quotidianamente por um sem número de mulheres e crianças creoulas, no seio da sua própria família, e conta com a participação dos actores Áurea Varela, Zenaida Alfama e Fonseca Soares.
A divulgação dos vencedores e a entrega dos prémios acontece no dia 9 de Maio, sábado, data do encerramento do evento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Uá! Ess li um ca dá fê d'el!