segunda-feira, maio 11, 2009

Bob Marley – Uma lenda… que se eterniza!


Sobretudo a felicidade, a vanglória - mesmo para um homem que, pela maneira de ser, cultiva o recato e a simplicidade na sua relação com os outros e com a Vida - de o ter visto ao vivo… e de perto… várias vezes… e num clima informal de baile de crioulos da Jamaica… em Paris – França. Ouvira já "Catch a Fire"... e foi amor à primeira vista! Não sei bem porquê, mas ele estava 'quase que 'encalhado' nessa altura, em Paris...
Há coisas que nos acontecem… e nos enchem… e nos marcam e envaidecem! No já longínquo ano de 1977. Com 21 anos de idade e imediatamente a seguir ao facto de ter ‘descoberto’ que a côr contava, sobretudo em terras outras que não o nosso CV.
A lírica das canções de Bob a me instruírem, a m’atraírem… e a criar em mim o espírito de corpo, de grupo, de raça. E açambarcadores, os ritmos quentes dessa nova música que acabara de descobrir… Na altura Bob Marley ainda não era essa lenda mundial que veio a se tornar. Era um músico e autor-compositor-intérprete especial, com ideias diferentes, com a proposta de uma música diferente, de um re-equilíbrio de forças entre os povos deste planeta. Pela Paz, pelo Amor, pela Música.

2 comentários:

Anônimo disse...

Uabá! Oiá Bob ao vivo deve ter sido prop brób!

Fonseca Soares disse...

Nem mais! Algo especial/marcante... mesmo não existindo ainda, na altura, a lenda e a marca mundial do Rei do Reggae.