terça-feira, novembro 03, 2009

Dengue - Luta de todos!!!


Após a informação especial desta manhã na RCV… (com a informação de mais três vítimas mortais no espaço de menos de 24 horas…) a preocupação aumentou exponencialmente, e na net, não se fala de outra coisa: ‘esta epidemia da Dengue tornou-se de facto num problema grave de saúde pública no país’ e todos estarão de acordo que há que fazer muito mais, com a participação de todos.
Vejamos alguns exemplos:
“Oi
Eu tenho que confessar que ando apavorada (ou quase)…
Tenho a casa rodeada de plantas e uma nuvem de mosquitos a rodear-me a casa, vinda de uma obra em construção parada há mais de 5 /10 anos, murada e trancada, com o terreno completamente coberto de plantas rasteiras e árvores que entretanto cresceram de forma selvagem. Os donos vivem no estrangeiro e não conseguimos contacta-los.
Nem quero imaginar o que haverá lá dentro para além das muitas plantas (lixo, garrafas, plásticos, agua estagnada e MOSQUITOS). Mobilizei os vizinhos, contactamos a Delegacia de Saúde e a Câmara. a resposta foi: não podem fazer nada porque a propriedade é privada...
NUMA SITUAÇÃO DE SAÚDE PUBLICA TÃO PERIGOSA temos que arranjar alternativa.
Concordo com a mensagem de há pouco. Alertas e só conversas de televisão e rádio NÃO CHEGAM. Há que mandar gente para a rua, TROPA; POLICIA; VOLUNTÁRIOS, etc.. para investigar e sanear. Independentemente de ser publico ou privado.
Ao mosquito que pica ninguém vai perguntar onde nasceu se na Praça Nova ou no meu quintal. Infecta e segue em frente
S.Vicente é dos municípios menos afectados. Vamos deixar que fique como PRAIA está?
Um abraço”

E esta outra:

“Olá Pessoal
Temos de dar um basta nesta palhaçada e EXIGIR que os nossos governantes e toda a população tratem esta questão da DENGUE com seriedade e inicie o mais rapidamente um plano de emergência.
Hoje todos nós ficamos chocados com o caso da Neusa, pessoa próxima de muitos, que aos 34 anos perde a vida por causa de algo que segundo as nossas autoridades está sob controlo.
Podia ser qualquer um de nós! Um abraço forte à sua familia nesta hora de horror.
No ano em que a DENGUE reapareceu no Brasil, com força, eu me encontrava lá e acreditem que foram feitas campanhas sérias e intensas que envolveram todos os brasileiros, grandes e pequenos, e mesmo assim, ainda hoje, nas épocas mais quentes, esta doença causa muitas mortes.
Enquanto ficarmos de braços parados os mosquitos estão a reproduzir-se e a contaminar mais pessoas. Esta luta é de cada um de nós pois se eu limpar os vasos de água parada e o meu vizinho não o fizer a minha saúde estará em risco.
Temos de agir individualmente na eliminação dos focos, e exigir que os outros também assumam esta responsabilidade e forçar as nossas autoridades a assumir o seu papel e fazer valer sua autoridade neste processo. TODOS SOMOS OBRIGADOS A ADOPTAR MEDIDAS DE SEGURANÇA. QUEM NÃO CUMPRIR O QUE FOR DETERMINADO ESTARÁ SUJEITO A SANÇÕES SEVERAS!
Vamos cada um de nós fazer a nossa parte e exigir ao Sr. Ministro da Saúde que dê a cara e assuma perante todos que a situação é gravíssima. Seguramente teremos quebra em termos de entradas de novos turistas mas conseguiremos garantir a saúde da nossa população”.

E mais esta receita…
“Esta receita foi passada por pessoas de uma colônia de pescadores (Brasil).
O excelente é que não intoxica; pode ser usado à vontade.
- 1 garrafa de álcool etílico ou mesmo canforado
- meio vidrinho de óleo para bebê para não desidratar a pele (o óleo é opcional);
- 1 pacote de cravinho (mais ou menos 30 cravos), e deixe ficar em infusão por uma noite.
(Dizem que) Torna-se num excelente repelente caseiro!!!!! E o cheiro até é agradável!
Cumptos”
E quanto a repelentes... a aposta revolucionária no Brasil e não só:
Mosquitan. Fabricado pela empresa italiana Larus Pharma, o produto MOSQUITAN é 100% natural, apresentado em forma de adesivo e, o mais importante, não contém DEET (dietil-meta-toluamida), substância química presente na maioria dos demais repelentes e não recomendável para gestantes e crianças menores de dois anos. Poderá estar disponível no país?

O importante, mesmo, é todos juntos erradicar-mos as ‘fontes’ de produção dos mosquitos que estão mesmo a reinar nas Ilhas, depois das chuvadas deste ano.

9 comentários:

Anônimo disse...

"na net nao se fala doutra coisa"?

Mas de que Net fala? E' que eu moro na Net e tirando a noticia da Semana...

Bem vou colocar isto no tal exagero do crioulo.

Nao, meu caro na Net, no que se se fala mais é no crioulo e alupec!

Va ler tertulia.com kriolradio terra longe etc e tal

Ninaja

Fonseca Soares disse...

Quer-me parecer, Ninaja, que entendes na net como sendo nos jornais on line e/ou nos blogues... mas há muito mais gente a navegar e a fazer circular ideias e outros ideais, via e-mail...

Anônimo disse...

Tu és mesmo um pirraça! Mas entao porque é que nao te especificaste que era e.mail para as pessoas nao pensarem como eu pensei.

Aposto que se falares com um inglês frances ou americano de que ha tal artigo na Net ninguem pensará em e.mail mas sim em jornais e bloques.

Deixa estar que tens ca uma dialéctica!

Nao sei porquê mas é dificil dialogar seriamente com os mindelenses; eles têm sempre razao!

Ninaja

Fonseca Soares disse...

O que eu não quero é entrar em diálogos estéreis consigo, com respostas e 'chamar de nomes'... não é do meu timbre. Quando se diz 'na net' pressupõe-se tudo o que está na Internet, meu caro Ninaja. Por favor, não invente motivos para 'brigar e ofender', tá bom? E para 'sua informação e governo', não sou mindelense.
Abraço e regresse sempre que quizer.

Anônimo disse...

Tu és batoteiro e um renegado, isso é que és!!

Ja estás a viver em Mindelo ha 50 anos e dizes que nao és mindelense?

Ser mindelense, nao quer dizer ter nascido em Mindelo! Ser mindelense, até um estrangeiro que vive la é mindelense!

Tu tens sérias dificuldades com o entendimento das coisas.

Olha, agora sim, ja podes dizer que toda a NET nao fala noutra coisa, a nao ser a DENGUE!

Agora sim e ja o comprovei, porque ja passei em revista tudo o que se publica na Net EM JORNAIS E BLOGUES e... mesmo no correio eletronico!

Assim é que é senhor jornaleiro: RIGOR!

Ninaja

Fonseca Soares disse...

Tou mesmo a ver quem é que 'tem sempre a razão'... Mas, tudo bem, sou tudo o que quizeres.

Anônimo disse...

Bem perdi o texto sobre esta tua filosofia da razao, pelo que agora te envio este que enviei para o teu amigo de teatro no Semana:

Izate i qual! Eles ficaram todos SURDOS! Fingem não ouvir mas ouvem! Ouvem-nos mesmo na Rádio onde se finge falar de LIBERDADE! Mas atenção! porque se a tua mensagem não for lida directamente pela cartilha dos esquerdistas de serviço estás mal parado! Ha um silêncio ensurdecedor sobre o nosso crioulo, mas também sobre a dengue, pois os jornalistas entrevistam os ministros e responsáveis outros e membros da oposição mas não colocam questões que se impõem: como é que o crioulo não foi oficializado para entrar na constituição que mesmo assim é tema de debate entre os dois principais lideres da situation e da opposition?, como é que há dengue num país que se diz modelo de Africa e quer ser Jóia e Japão e Suíça e o diabo a quatro?; como é que o ministro da Incultura é ainda ministro se o crioulo foi chumbado?.; como é que o ministro da Saude se temos uma pandemia de dengue? Questões que os nossos jornalistas não colocaram ainda aos dirigentes deste país.

Anônimo disse...

..2 Mas vão falar de liberdade naz Radio, sem saberem o que é a Carta de Tolerância de Locke, sem saberem o que são as declarações dos human rigths, sem conhecerem a hierarquia das liberdades de expressão, opinião, critica e de pensamento.

Vão falar de liberdade mas para reclamarem sanções contra a Semana, Liberal e todos os blogues. Não menos um deles: o que é precisamente margoso e que pertence a um mondrongo nascido na terra de Le Pen e acabado de criar nos caboucous de estalinistas e comunistas tugas que tomaram conta de Portugal em 1974! Alias, ele acena-nos com fotos de tugas no seu blogue, mostrando-nos o que é a sua liberdade. So que isto aqui dexixou de ser uma Província portuguesa.


Pensamos com o nosso ser próprio e não aprendemos a essência da LIBERDADE com comunistas como o pai desse cafajeste armado em opinador e leader, sim em opinion leader na minha terra! Esse mondrongo diz no seu blogue que ha leitores que ofendem. Mas quando é que esse tuga vai deixar de ser mentiroso e reconhecer o que qualquer um pode comprovar no blogue de César Schfield de que foi ele que começou por ofender? Sim, o que esse mondronguinho de merda não tem a coragem e honestidade moral de dizer é que AlBinda dominadava o debate no dito blogue e não tinha adversarios à altura para rebater os seus argumentos quando chega de rompante o dito cujo e aconselha ao César para censurar Al Binda, porque ele era um cobarde que puluía todos os jornais e blogues.

Essa é que é a verdade dos factos e que qualquer um pode ir ver no blogue, onde somente Al Binda conseguiu pôr nos 50 e tal comentarios de leitores.

Anônimo disse...

...fim Foi a unica vez que o blogue de César teve tantas reacções. O mondronguinho apelou os leitores a colcoarem no seu 100 reacções mas nunca conseguiu 45! Essa é que é o ódio que esse mondrongo tem contra AL Binda, um mestre de marketing e de comunicação que põe toda a gente a falar nele! Digo desde já que me estou nas tintas se alguém pensa que sou Al Binda!

Estou-me nas tintas: a minha batalha é a favor da LIBERDADE sem entraves, sem censuras e sem controlo de censores e propagandistas esquerdistas mal reciclados em matéria de Liberdade. O problema é que vivemos num estado de direito, mas a nossa mente é fechada, própria duma cultura salazarista e fascista que nos foi imposta pelo colonialismo português, depois por uma filosofia estalinista e comunista do PAIGC e depois por meia tintas de um partido MPD que se dizia liberdade mas que reclama intervenções do estado na cultura e não faz o trabalho de dar liberdade e deixar as pessoas respirarem.

Deixar as pessoas falar asneiras porque é assim que uma sociedade se abre. Alias, porque é que toda essa gente anda preocupada com anónimos? Porque são os autênticos cobardes que querem guardar os seus privilégios que nao querem ser colcoados em desequilibrio. Nao sabem o que é um portal ethicspoint.com que nasceu nos Estados unidos para denunciar anonimamente dirigentes e a elite duma maneira geral que não cumprem com os seus deveres perante o povo.

Querem falar de liberdade mas não conhecem as ferramentas e nem têm a cultura filosofica das liberdades. Razao pela qual ha um silêncio total! Razao pela qual a Radio convida analfabetos da liberdade para falarem de liberdade na aûsência de um filósofo que lhes explique a filosofia das liberdades!

Razão pela qual estamos todos SURDOS e permitimos que estrangeiros como David diz virem para a nossa terra ensinarnos o A B C quando não sabem sequer soletrar o abedecário da LIBERDADE!

Ninaja