sexta-feira, outubro 16, 2009

What on Earth Evolved?








Que os homens são uns seres que se adaptam a quase tudo, que estão prontos para as mudanças, que eles próprios evoluem e tem evoluído ao longo dos milhares de anos de existência… todos estaremos de acordo. Assim como o consenso será também em relação às nossas limitações em termos evolutivos… não?
E chega-nos em mãos esse ‘papel’ in 'o publico' sobre um jornalista de ciência, autor do livro “What on Earth Evolved?” que vai no sentido do acentuar das nossas limitações evolutivas:
“Quais serão as espécies com maior sucesso evolutivo no planeta? O ego levar-nos-á a pensar em nós próprios, os pessimistas pensaram nas bactérias, os mais dados a mitos pensarão nas baratas. Mas no novo livro What on Earth Evolved?, Christopher Lloyd faz as contas e chega a uma conclusão que agradaria a Charles Darwin, que também incluiu estes seres entre os seus vastos interesses: as minhocas.

As minhocas, diz o autor, um jornalista de ciência, ao jornal britânicoSunday Telegraph, sobreviveram a cinco grandes extinções de vida na Terra e tornaram a civilização humana possível, ao produzirem e fertilizarem o solo, onde nascem as plantas de que os animais, como nós, se alimentam. "Nós só por cá andamos há uns 160 mil anos e o antepassado directo das minhocas surgiu há 600 milhões de anos", comentou o autor, cujo livro é publicado no âmbito das comemorações dos 200 anos de Darwin e os 150 daTeoria da Evolução Através da Selecção Natural. E quanto aos humanos, em que posição nos coloca Lloyd? Num honroso sexto lugar, depois de algas (que produzem oxigénio vital para nós e todos os outros animais respirarem) e de cianobactérias. Mas ainda assim à frente dos corais, das leveduras, do vírus da gripe - e do fungo que dá origem à penicilina.

Um comentário:

Anônimo disse...

It took me a while to search on the net, only your site explain the fully details, bookmarked and thanks again.

- Laura