sexta-feira, outubro 30, 2009

Mais um ponto positivo para Obama… Mais um ‘Yes!’, bem ao estilo do ‘A Semana’


Esta recebi com uma indisfarçada alegria, na redacção - causando alguma estupefação a colegas do lado - quando ‘deparei’ com a notícia. Pela simples razão de que considerara a medida – tomada há vinte e dois anos atrás - como ‘uma injustiça e uma discriminação imperdoáveis’ para um qualquer país considerado ‘de bem’!
É que Obama ‘acaba de acabar’ com essa proibição antiga… a de que pacientes com HIV não podiam entrar nos EUA.

Obama fez o anúncio durante a assinatura da extensão do Acto Ryan White de Tratamento do HIV/Sida, que prevê também programas de educação, prevenção e tratamento para pacientes norte-americanos.

Obama argumentou que a proibição havia sido imposta numa época em que os visitantes infectados eram tratados como uma "ameaça". "Nós lideramos o mundo quando se trata de ajudar a conter a pandemia da Sida. Apesar disso, ainda somos um dos poucos países que (ainda) barram pessoas com HIV de entrar no nosso território", acrescentou o Presidente norte-americano, sentenciando: "Se nós queremos ser líderes mundiais no combate ao HIV/Sida, precisamos agir como líderes."
Na próxima segunda-feira o governo dos States publicará uma norma definitiva que elimina a proibição de viagens… que entrará em vigor em 2010. Nunca é demais acrescentá-lo: O vírus da Sida infecta 33 milhões de pessoas em todo o mundo e cerca de um milhão nos EUA.

(fonte: AFP)

Nenhum comentário: