sábado, dezembro 05, 2009

Saudação Especial à nascente FJLP


Que nasça com o 'pé direito' e sirva mesmo para a defesa dos interesses globais dos jornalistas que labutam no mundo de expressão portuguesa... e empurre um pouco mais no sentido de sociedades onde a liberdade de expressão seja efectiva! Longa Vida!

A assembleia constitutiva para a criação da Federação de Jornalistas de Língua Portuguesa (FJLP) decorre de hoje a segunda-feira, no Sindicato dos Jornalistas de Portugal, em Lisboa.
O secretário-executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira, participou na sessão pública de anúncio da criação da Federação de Jornalistas de Língua Portuguesa, que decorre ainda neste sábado, na sede do Sindicato dos Jornalistas.
Ainda está a decorrer um debate sobre a situação dos jornalistas nos países da CPLP; a discussão do projecto de estatutos da FJLP, a apresentação das candidaturas aos órgãos da Federação, apresentação de propostas de planos de actividades e de orçamento para o exercício 2010, de projectos de resolução, e ainda apresentação de propostas de moção.
Amanhã domingo, entre outros tópicos, serão realizadas, a assembleia-geral e a eleição dos orgãos da nova federação de jornalistas.
Os jornalistas participantes do evento visitarão, na segunda-feira, a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ), a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e o Cenjor - Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas.
Posteriormente, decorrerá a reunião da direcção da FJLP com as organizações filiadas, assim como a planificação de actividades de cooperação.
Estarão representados neste evento representantes do Sindicato dos Jornalistas de Angola, Associação dos Jornalistas Económicos de Angola, Federação Nacional de Jornalistas (Brasil), Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo (Brasil), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do estado da Baía (Brasil).
Participam também da reunião representantes da Associação dos Jornalistas de Cabo Verde, Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social da Guiné-Bissau, Sindicato Nacional de Jornalistas (Moçambique), Sindicato dos Jornalistas (Portugal), e o Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social de S. Tomé e Príncipe.
O último encontro das organizações sindicais de língua portuguesa aconteceu na cidade da Praia, organizado pela Associação dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC). Durante a reunião foi possível avançar numa séria de questões preparatórias que deram corpo a constituição da Federação. Recorde-se que na Cidade da praia, foram aprovados os estatutos da referida organização.
Cabo Verde está representado na reunião pelas Jornalistas Hulda Moreira (presidente da AJOC) e Carla Lima (vice-presidente).

fonte: AJOC e Lusa

Um comentário:

Anônimo disse...

Mas tu ainda acreditas nessas coisas de jornalistas? Desde quando que o mundo ficou mais livre e aberto com jornalistas sindicalistas?!

Mas tu nao sabes que ha uma incompatibilidade entre jornalismo e sindicalismo. Tudo o que é sindicalismo cheira a preguiçosos e comunistas que nao gostam de trabalahr, entao decidem criar um sindicato.

O jornalista tem de ser um homem livre, aberto e sem nenhum sindicato atras a controla-lo!

Diz-me la se conheces algum bom jornalista em CVerde ou referência no mundo lusófono que tenha sido sindicalista?!

Os melhores jornalistas do mundo nunca estiveram sindicalizados, porque estao sempre a pensar em falar ou escrever um artigo contra alguem ou alguma coisa, que pode ser um Sindicato qualquer!

Ninaja