domingo, dezembro 06, 2009

A 'nossa'... IDOLOS


Convém dizer algo sobre o Programa Concurso Idolos da Sic, a decorrrer em Portugal. Isso porque, como quase sempre acontece em concursos ligados à música, (e não só!) acabamos sempre por ter uma ‘costela caboverdiana’ a concorrer…
E esta não é a excepção à regra!
E como está-se já na fase da participação do público em geral, convém incentivar o voto na concorrente Diana Silveira Piedade… que é de origem caboverdiana.

Diana Piedade tem 24 anos e é de Lagos, Portugal, descendente de caboverdianos do norte do país.
Considera-se uma rapariga com os pés bem assentes no chão, apesar da sua imaginação em demasia.
Gosta de Rock, Metal, Blues e Jazz.

7 comentários:

Anônimo disse...

Lembras-te do silogismo de Eugénio Tavares?

Se Eugénio é caboverdiano, entao esta miúda é portuguesa.

Nao ha portuguesa de origem caboverdiana, angolana etc. Assim como nao ha caboverdiano de origem portuguesa etc..

O que ha é português e caboverdiano.

Se esta miuda é filha de pais caboverdianos entao ela é caboverdiana; nao interessa onde nasceu.

Se Eugénio era filho de portugueses entao é português.

Volto a perguntar: o que sao os filhos, nascidos em CV, dos portugueses que vivem actualmetne em S.Vicente?

Sao caboverdianos ou portugueses? Clro que sao portugueses até porque os seus pais registam os filhos como portugueses.

Nao interessa se nasceram em SVicente e vao para a escola até ao Liceu. Mesmo que falem alupek?

Bem se falarem alupek têm direito a um passaporte emitido pelo ministro da Incultura!

Ninaja

Anônimo disse...

Para que serve separar o que é comum? Mais vale que a Diana seja a nossa Diana.Pessoalmente não consigo deixar de ver um caboverdiano com meu compatriota. Se calhar deve ser algum síndrome de colonialista. Mas lá que não consigo, isso é mesmo assim.

Anônimo disse...

Eugenio Tavares nao e Caboverdiano?
Quem e Cverdiano entao?
Que eu saiba o Arquipelago de Cabo Verde nao tinha ninguem ate a chegada dos Portugueses.

Eugenio Tavares, Sergio Frusonni eram e sao CaboVerdianos de corpo e alma coracao como qq outro Caboverdiano.

Anônimo disse...

Gente, por favor, chega a ser ridículo esta "discussão"! Parece.me que o que querem é mostrar de que origem vem o talento da Diana!
Como a própria disse, trata-se de uma portuguesa de origem cabo-verdiana e, saliento angolana. Para começar, ela é mestiça, o que quererá dizer que tem pais portugueses e cabo-verdianos/angolanos e por outro lado, nasceu em Lagos, é Portuguesa, como é obvio.
Desculpem, mas isso de “gabar.se” que a BOA cantora é portuguesa ou cabo-verdiana, é o cúmulo! Tenho a certeza que se ela cantasse mal, os cabo-verdianos seriam os primeiros a esquecer-se da sua origem e os portugueses diriam “vai mas é pastar!”...mas como não é o caso, fazem questão de relembrar a todos que a rapariga e isto e metade de aquilo!
Trata-se de patriotismo, que por sinal todos os cabo-verdianos têm e até de mais! O mesmo digo dos portugueses, só que manifestado de forma mais discreta. Sinceramente, nenhum dos dois sai a ganhar assim...
É bom defender aquilo que é nosso, mas o mundo é de todos nos e o limite que existe de aquilo que é nosso chega a sempre ao o que é de um outro alguém.
Mas se colocarem as coisas tal como são virão que realmente trata-se de uma Luso-caboverdiana! Todos temos uma origem que deve ser tida em conta como é obvio!
E só para não esquecer, de uma maneira ou de outra os portugueses e cabo-verdianos estão ligados, a origem dos cabo-verdianos, na sua grande maioria é PORTUGUESA e estes fazem questão de fingir que essa não é a sua realidade, colocando questões como esta da Diana.

Sinceramente...o que importa é o apoio dado a Diana e não se é CV ou PT! Ate porque tanto os cabo-verdianos quantos os portugueses são povos talentosos!

Anônimo disse...

Gente, por favor, chega a ser ridículo esta "discussão"! Parece.me que o que querem é mostrar de que origem vem o talento da Diana!
Como a própria disse, trata-se de uma portuguesa de origem cabo-verdiana e, saliento angolana. Para começar, ela é mestiça, o que quererá dizer que tem pais portugueses e cabo-verdianos/angolanos e por outro lado, nasceu em Lagos, é Portuguesa, como é obvio.
Desculpem, mas isso de “gabar.se” que a BOA cantora é portuguesa ou cabo-verdiana, é o cúmulo! Tenho a certeza que se ela cantasse mal, os cabo-verdianos seriam os primeiros a esquecer-se da sua origem e os portugueses diriam “vai mas é pastar!”...mas como não é o caso, fazem questão de relembrar a todos que a rapariga é isto e metade de aquilo!
Trata-se de patriotismo, que por sinal todos os cabo-verdianos têm e até de mais! O mesmo digo dos portugueses, só que manifestado de forma mais discreta neste caso. Sinceramente, nenhum dos dois sai a ganhar assim...
É bom defender aquilo que é nosso, mas o mundo é de todos nós e o limite que existe de aquilo que é nosso chega sempre ao o que é de um outro alguém.
Se colocarem as coisas tal como são, virão que realmente trata-se de uma Luso-caboverdiana! Todos temos uma origem que deve ser tida em conta como é obvio!
E só para não esquecer, de uma maneira ou de outra os portugueses e cabo-verdianos estão ligados, a origem dos cabo-verdianos, na sua grande maioria é PORTUGUESA e estes fazem questão de fingir que essa não é a sua realidade, colocando questões como esta da Diana. Sinceramente...o que importa é o apoio dado a Diana e não se é CV ou PT! Ate porque tanto os cabo-verdianos quantos os portugueses são povos talentosos!

LUXA disse...

Oi pessoal...nada de complicado: EU nasci na Indonesia e filha de timorenses....SOU TIMORENSE
Meus pais são timorenses e portugueses PORTUGUESES PORKÊ??? pois são portugueses todos akeles ke nasceram na era da colónia portuguesa!! Hoje filho de português nascido em Cabo Verde passa automaticamente sendo português e logo poderá mudar aos 18 aninhos, né?!

LUXA disse...

Sendo assim se a DIANA filha de caboverdianos do tempo da colónia portuguesa, é PORTUGUESA e....nem mais!!
Vejam o meu caso: INDONESIANA...filha de TIMORENSES mas 100% PORTUGUESA
Hi hi e esta ein????