domingo, dezembro 27, 2009

Regressar ao... Éden!



Já assinei a petição, com todo o gosto (devia dizer, garra?), mesmo sabendo que não vai dar em nada! Ou que as possibilidades de se agir na sequência sejam remotas… Aliás como tem acontecido desde que um coro de reclamações marcou o encerramento e posterior ‘promessa’ de venda…

Mas sempre se deve acreditar!

(Assinemos no máximo, até chegar a um número ‘não desprezível’, pessoal)


"O cine-teatro Éden Park, nascido na cidade do Mindelo em 1922 é a mais importante sala de espectáculos da historiografia da cultura cabo-verdiana. Foi dada como certa a sua venda e posterior demolição para a construção de um hotel. Mas ao que parece o negócio ainda não se concretizou. Vamos ajudar a salvar o Éden Park.


Segundo foi noticiado, a venda do Éden Park, a mais importante sala de espectáculos da história de Cabo Verde, não é ainda um dado adquirido. Sendo assim, pretende-se com esta petição apelar aos responsáveis públicos - Governo e Câmara Municipal - que unam esforços e façam tudo o que estiver ao seu alcance para salvar este património cultural e de memória da cultura nacional. Que contactem os actuais donos e que entrem em negociações imediatas para a aquisição deste espaço nobre da cidade do Mindelo. E que façam com que os mindelenses e os cabo-verdianos tenham orgulho de vocês, por não terem ficado parados a ver o Eden Park apodrecer aos olhos de todos, na principal praça do Mindelo. Façam alguma coisa e salvem o Éden Park. Já."


Para assinar a petição, click aqui.


Divulguem por todos os vossos conhecidos, amigos, interessados. Por todos os que já tiveram o prazer de pisar aquele palco ou de se sentar naquela plateia (e balcão) com mancarra na mão para assistir ao primeiro cinema das suas vidas. A quem possa interessar, mesmo não tendo vivenciado directamente a importância deste edifício para a nossa história e para a nossa memória colectiva. Quanto maior o número de assinaturas, mais pressão poderemos fazer sobre os poderes públicos para que não assistam passivamente à morte lenta deste património, que é de todos nós. Desde já, obrigado."

JB in Café Margoso

E... continuação de Boas Festas!!!

21 comentários:

Anônimo disse...

EU GOSTEI APENAS desta tua frase:

"mesmo sabendo que não vai dar em nada! Ou que as possibilidades de se agir na sequência sejam remotas"…

Isto é que é ser realista!

Mas oh boy ja viste alguma vez um liberal assinar petiçoes?

Esta coisa de petiçoes so parte da cabeça de comunista, ecologistas, esquerdistas... enfim coisa da Uniao soviética e Cuba.

Cabo Verde, nao é coutada de comunistas.

O Estado nao tem nada que estar a comprar CINEMAS!

Mas onde pensa que o teu amigo portugês pensa que vive?

Mas ele nao leu a porrada que eu lhe dei aqui mesmo no teu blogue?

Nao quero ler PORTUGUESES na minha terra a promover petiçoes e compra de cinemas pelo ESTADO como se isto fosso o Estado NOVO Salazarista.

So os estados comunistas e fascistas comprarm CINEMAS!

Ninaja

Amílcar Tavares disse...

Concordo com o(a) Ninaja nessa de princípios comunistas e fascistas mas discordo do resto, sobretudo na questão das petições pois é um direito que assiste a todos e que está na Constituição de Cabo Verde, na Primeira Emenda à Constituição dos Estados Unidos e por aí fora.

Anônimo disse...

É assim mesmo Ninaja, essa m... de património colonialista é mesmo para apodrecer. Que raio tem um triste tuga de se meter a salvar coisas da terra dos outros. O governo lá da terra dele também devia de fechar a torneira dos euros. Cada um que se amanhe que a África é para os pretos e a Europa deve ser para os brancos. Né ó Ninaja'

Fonseca Soares disse...

E assino por baixo em relação ao comentário do Amilcar Tavares. E fica por aí, pois não posso alinhar com xenofobias!

Anônimo disse...

Eu nao sou tao radical como o Anonimo, mas tenho que pôr Amilcar e Fonseca SoAres na linha.

Espero que Fonseca tenha escrito xenofobia para responder ao Anonimo, porque eu graças a Deus ainda ser so critico e abomino a xenofobia e o racismo.

Temos que aprender a fazer criticas radicais e ir ao fundo do nosso pensaemnto. Nao devemos ter medo de dizer o que pensamos sobre ideias e pessoas que as emitem. Mas sempre no respeito pela pessoa do outrém. Logo eu nunca caio em baixarias de xenofobia e racismo, coisas de espiritos fracos e muito pequenos.

Eu sou um pensador; eu sei pensar e sei reflectir. E' o que faço aqui!

Logo vou entao radicalizar ainda mais o pensamento e perguntar ao Amilcar, se ele acha que pode liderar um abaixo-assinado em Portugal, pedindo às autoridades portuguesas para respeitarem e darem sobretudo cargos politicos e de direcçao aos portugueses negros.

Aposto que o AMilcar era logo expulso da Unviersidade de Aveiro nas horas a seguir ao lançamento do abaixo-assinado e depois do territorio português. Para onde nao sei mas para um lugar qualquer fora de Portugal.

Eu sei Amilcar que a nossa constituiçao criou a figura de petiçoes; mas para cidadaos caboverdianos e nao para estrangeiros. Eu sei que a constituiçao americana instituiu o first amendment que para la do free speech inclui também o direito de petiçoes.

Mas pergunto agora ao Amilcar: para quem? Certamente que estará de acordo que a constituiçao amercicana quando foi feita era no temo da escravidao, logo, é sobejamente conhecido que dirigia-se a apenas a brancos. Os pretos nao tinham direito nenhum na América.

Eu sei ainda Amilcar que foram os liberais que inventaram essas liberdades e esses direitos. E isto tu nao me ensinaste, pois eu sou um cultor dessas coisas. Criaram mas depois e modernamente esses direitos e liberdades foram assaltados por esquerdistas, oportunistas da esquerda que volta e meia organizam abaixo assinados para isto e para aquilo.

Em França terra da liberdade e dos direitos humanos, os esquerdistas passam a vida a organizar abaixo assinados, até para nao trabalharem ou para fazerem greve, porque dizem é um direito que têm.

Conclusao; nao estejamos a desvirtuar as liberdades para defender interesses mesquinhos e egoistas.

Joao Branco, é português, logo ele nao pode estar a fazer politica (sim organizar abaixo assinados é politica) em Cabo Verde, distribuindo bons pontos a este ou aquele. Joao Branco tem de ser mais comedido, porque ele nao está em Portugal. Repito que em Portugal, nao ha um unico caboverdiano que tenha o peso politico e cultural que Branco tem em CVerde. Porque carga de agua?

Somente porque é branco e faz de palhaço para pretos complexados? Eu nao tenho nada contra esse senhor, porque é um Zé Ninguém que se fosse em Portugal nao passaria disso mesmo. Ha tantos Zé Ninguéns em Portugal que lhe seria muito dificil ter o protagonismo que tem em CVerde.

Eu critico o homem que pretende fazer politica e cultura e nao a pessoa, que nao me interessa para nada. E pelo amor de Deus, Fonseca nao me venha com conversa sobre a xenofobia. Isto é critica de um filho desta terra, que pensa de maneira diferente e que nao gosta de esquerdistas, mesmo de caboverdianos genuínos.

Imaginem que agora o BRANCO quer o Estado compre até um CINEMA! E ja agora porque é que o estado nao compre também todos as casas comerciais e transformen-nas em Armazéns do povo para distribjuir senhas de comida como se faz em Cuba e na Uniao soviética?

Estou farto desse Joao Branco e vou dar-lhe no pêlo até ele tomar tino na vida!

Ninaja

Anônimo disse...

Ninaja não passas de um xenóffobo e racista triste. Se eu julgasse todos os caboverdianos pela teu "elevado" pensamento exigiria ao meu governos que não enviasse nem mais um euro para Cabo Verde. Mais, que exigisse de volta as ilhas que estupidamente alguns sem mandato legitimo resolveram dar de mão beijada aos camaradas do PAIGCV.

Anônimo disse...

Oh Anonimo, andas a ver muitos fantasmas; vê la se entras na enfermaria de psiquiatria de SJoao no Porto. Se precisares de um padrinho, fica a saber que tenho la muitos amigos.

Mas numa coisa estou parcialmente contigo: foram os comunistas dos capitaes de 25 de Abril que entregaram as ilhas aos comunistas revolucionarios do PAIGC.

Logo tu defendes que ha portuguese pretos em Porgtugal. So te resta denunciar como eu que eles têm de ser politicos, ministros e directores e presidentes como os protugudses brancos; é tudo o que defendo.

Ninaja

Fonseca Soares disse...

Quanta barbaridade, além duma base xenófoba e racista deste Ninaja... Fel no coração?

Anônimo disse...

Oh Fonseca Soares nao é porque a casa é tua que estàs no direito de proferir barbaridades a meu respeito.

Onde viste barbaridades xenofobia e racismo naquilo que escrevo?

Fica-te mal proferires tanta asneira desssa maneria. Vou ter de te chamar analfabeto e ignorante, pois nao sabes o que é racismo nem tao pouco conheces a génese da palavra xenofobia.

Tanta ignorância junta so pode ter sido escrito por um barbaro da pior estirpe. Mas tu estiveste mesmo na escola? Vai estudar homem que ainda vais a tempo pois aprende-se até morrer.

Confundes o direito de criticar e de opinar com racismo.

Racismo é esse teu deitar aos pés de um branco que pensa que esta terra é da Joana. Vai lavar pratos vai labrego!

Ninaja

Anônimo disse...

Estou de regresso porque ouvindo neste momento o programa de Moisés sobre o Diabo, chego à conclusao que sou um autêntico diabo, um verdadeiro demonio, um diabolico Satanas.

Portanto pensando bem, a malta nao consegue comigo porque sou um diabo que nem Deus conseguiu controlar. Se Deus o Todo poderoso nao conseguiu dar cabo de mim, como é que uns pobres coitados como vocês podem fazer algo comigo?

A minha diabrura é imbativel; portanto nao é um Fonseca So Ar que me vai dar dores de cabeça. Nao passam de uns medrosos, uns coitadinhos que têm medo de Deus e do Diabo. Deus ja é sabido é um gajo muito bom que passa a vida a contar-vos estorias da canecadinha prometendo-vos o céu e o paraiso, enquanto eu, dOu-vos porrada porque nao aprendem sequer a liçao de casa.

E' por isso que esse Fonsequinha vem com essas coisas de barbaridades como se pudesse meter-me medo, eu o diabo diabolico, um autêntico diabo, um Sa tanas, quer dizer hebraicamente falando, o Adversario dos adversarios, o Inimigo.

Oh Fonsequinha tu nao passas de um diabinho, pobrezinho inculto, sem poder de argumentaçao. Se nao estudas a Biblia, o livro de S.Cipriano, o Inferno de DANTES, o dezapique dInferr de Joao Vario, como é que podes querer medr-te comigo?

Aposto que nem o programa de Moisés se ouves!

Conclusao: condeno-te a três meses de deportaçao para o Inferno do Fogo para ires estudar a Biblia com esse eximio conhecedor biblico que é Amândio BRITO!

Ninaja

Fonseca Soares disse...

Tudo como o previsto. O tal do Diabo Ninaja, agora, já deve estar satisfeitíssimo!
Feliz Ano Novo... e um maior espírito de tolerância, de amor para si.

Anônimo disse...

Nao,uma vez mais mais, Fonseca. Nao, nao estou satisfeito coisa nenhuma! Nao, nao previste coisa nenhuma! Sabes porquê?

Porque tu nao és adivinho, nem diabo nemp deus para preveres algo! Porque é que nao estou nao satisfeito? Porque ando aqui a ensinar-te a raciocinar mas vejo que nao consigo coisa nenhuma.

Tu como a grande maioria dos crioulos nao querem pensar de maneira radical, quer dizer analisar a fundo todos os ângulos de um triângulo nas suas diferentes perspectivas. Primeiro porque nao conheces as regras de geometria e porque um seno e um cosseno constituem chines para ti.

Eu levanto questoes para obrigar as pessoas a perguntarem-se mas porque é que desse homem é tao diabo assim? O que é que ele quer? O problema é que a malta quer aceitar tudo sem se interrogar. Sem conhecer os porquês e os comos?

Vamos la entao problematizar uma vez mais a questao. Tu Fonseca pensas tu seriamente que se Branco fosse um preto da Africa, um mandjaque como vocês dizem com desprezo (isto é que é racismo!) ele teria o protagonismo que tem em CVerde?

Responde la seriamente se o mindelense aceitaria que um negro da Africa estivesse a mandar no teatro na minha terra? Seja sincero e honesto. Eu e tu conhecemos a resposta. O Amilcar também. Sabemos que nenhum crioulo, mesmo o badiu (quer dizer preto d Africa como diziamos quando andavamos no liceu) nao aceitariam que um mandjaque fosse o mandador do teatro e estivesse a opinar sobre a poklitica e a cultura em CVerde.

E se digo mesmo o badiu, é porque é uma doença do crioulo em geral; O crioulo tem o complexo de suprioridade de que é especial em AFrica. ELE NAO é africano alias e isso badiu, santatonense ou mindelense, todos dizem isso como boca cheia. Mesmo os do PAIGCV que se armam eml africacnistas fazem comentarios do género:"mas esses africanos referidno-se aos mandjaques, sao uns atrasados". A frase nao é minha é uma citaçao.

Conclusao: eu sei que o crioulo de Mindelo so aceitou que Joao Branco tivesse esse protagonismo cultural porque é branco. Se ele fosse preto, o mindeklense que é geralmente xenofobo e racista nunca aceitaria.

Isto é que é vberdade. Lembras-te do deabte em torno de Eugénio Tavares? Leio agora que anda-se a priocurar a identidade galeca do homem. Eugénio era ou nao crioulo? Bem, de certeza que ele era mais do que o Branco, porque ele nasceu em CVerde, mesmo sendo uma provincia portuguesa.

O médico e homem de teatro badiu que nao é preto Fragoso, quando critica Branco e diz que ele nao pode ser o patrao do teatro em CVerde, é também racista?

Nao, meu caro, aprende sim a racioncionar, a questionar. Vai ler a Biblia com Amandio, vai homem!!

Eu nao desejo paz e amor, porque o homem é um diabinho de quinta categoria. Diabo, é para os mais inteligentes e cultos, mas nao deixam de ser demonios. Logo paz é para almas rascas para mediocres. Estamos numa guerra meu caro e o Apocalipse vem a caminho pro causa precisamente de mensagens de paz de mediocres como tu e Branco. Repito o Branco tem todo o seu lugar em CVerde, mas como espectador. Ele nao pode mandar nesta merda desta terra, que nos pertence, a mim tu e os filhos nascidos e cujos pais nasceram nesgte torrao.

Ninaja

Fonseca Soares disse...

Paz
União
Alegrias
Esperanças
Amor.Sucesso
RealizaçõesLuz
RespeitoHarmonia
SaúdeSolidariedade
Felicidade Humildade
ConfraternizaçãoPureza
Amizade Sabedoria.Perdão
IgualdadeLiberdade.Boa-Sorte
SinceridadeEstima.Fraternidade
EquilíbrioDignidadeBenevolência
FéBondade.Paciência. Gratidão

Força
TenacidadeProsperidade
Reconhecimento
PS: Ninaja, por favor, entenda que não quero discutir/aprender com alguem que se 'acha o iluminado', enfim que não estou aqui para 'mostrar mais ou menos inteligência, sabedoria, conhecimentos, e muito menos em estilo de 'sabatina'! Sobretudo com quem 'funciona' com 'fel no coração ou na cabeça'...
E reitero os meus votos de um bom e feliz Ano de 2010.

Anônimo disse...

Bom Ano Novo caro Ninaja e demais. Às tantas, não no estilo nem em toda a substância estamos de acordo. Agradeço o apoio quanto ao apoio psiquiátrico. Dispenso no entanto. De resto, nem duvides que eu defendo que ha portugueses pretos em Portugal e que eles têm todo o direito e também o dever de serem politicos, ministros e directores e presidentes, e isso inevitavelmente acontecerá...Meu caro, sou branco com familiares e amigos de todas as cores. É por isso que entendo que nunca Portugal deveria ter dado a independência a Cabo Verde (eufemismo que os camaradas deram ao abandono das ilhas).

Anônimo disse...

Ironia, Anonimo, ironia, quando falei de psiquiatria, homem!

Quanto ao Fonseca mais os seus valores que dizer mais? Quando nao se quer, nao ha nada a fazer.

MAS sabatina so tem lugar quando ha um certo equilibrio. Um bm aluno quando consciente e respeitador do outro nao pode de maneira nenhuma aceitar sabatina com um aluno mediocre. Pode-se respeitar um aluno mediocre, como pessoa, como ser humano. E' normal que um aluno a tenha mais capacidade intelectual e cognitiva do que o outro, e nao é por isso que se vai deixar de respeitar como ser humano. Em termos de inteligência a conversa é outra.

Conclusao: nunca pode haver sabatina entre mim e o Fonseca porque os nossos niveis de conhecimento e sabedoria sao diferentes. Alias fico espantado quando vejo na pena de Fonseca esses conceitos de inteligencia e sabedoria.

Mas bom, que dizer mais?!! NAO temos os mesmos instrumentos de aferidade e de analise e compreensao das coisas.

Ninaja

Mic Dax (francês) disse...

Tuga (tropicalisod e naturalisod) ca ta podê fazê politica na Cabo Verde? Ondé q'bo tava gatchod ess ultme 10 one? Qond um fidj d'Cabverdian ta presenta na eleições na Portugal ou na Hollanda, el ta na primer pagina d'Asemana, d'Expresso e da Nação.

Suja qês nome d'Kakoi e d'Ninaja ma tud ess merda trollistica, sinceramente, largam da mon. Falta so Cabel, ma na bô caso, corajoso cyber-militante malabarista, tem q'ser CabeldCu.

CUIDOD amig paranoïaco! Bô ca ta podê taca-m, caro emigrante margoso, mi a contrario de Jon Branco m'ca ta vra ministro. Poupa bôs força d'bedj minoritar pa bôs verdader inmig, mi é so palhaço.

Anônimo disse...

Evidentemente que tu reconheces ser um palhaço! Diz-me la que é esse caboverdiano que fez primeira pagina e que esteve a concorrer em Portugal e Holanda, palhaço duma figa!

Tropicalizode? Mas oh palerma conheces a teoria rasca do brazura do luso-tropicalismo? Conheceds ou queres uma liçao de borla?

Vai cheirar macaco no cú!

Ninaja

Mic Dax (francês) disse...

Cuitod d'bô, bô ta gasta 2 ora (3, 4, 5?) tud dia pa impi sites ma bôs comentarios pateticos com 30nomes folse, ma inda tem noticias q'ta dob squiva, ô nho bedjin mitomaniaco.

http://www.asemana.publ.cv/spip.php?article44597

4 secundos d'pesquisa na google. Tem mute mais. Mi m'tem cosa interessante pa fazê. Ba gatcha, ba.

Anônimo disse...

Oh Mic Dax i êss côza de bóssa, ele ka ê fólse tambêm?!

Bô pensá sô bô ê que pôdê ter um nome fólse, Mic Dax?

Com um nome desses pareces ser agueles Mic Mac da Mac Donald!

Oh boy, eu nao passo duas, três cinco horas na Net; a NET faz parte do meu trabalho, logo estou sempre ligado, inclusivé quando estou a dormir, pois arranjei um sistema de ligar o meu sistema informatico à minha rede neural e neuronal.

Percebes alguma coisa de redes e de ciências cognitivas?! Ou é demais para um francês?!

Oh larópe i bô u ki bô ti ta fazê na nha térra?! Bô ti ta kmê quich criulinha boa pa cagá, ô ja bô ka tem tesao?!

Bem rapaz, eu sei o que é que estás a procurar: protagonismo. Queres encostar-te a mim para teres protagonismo. Mas olha, eu nao te vou dar esta chance.

E afinal e o tal crioulo politico na Holanda, quem é?!

Eu ja sabia que tu ias falar do Pereira em Lisboa. Mas oh man acreditas mesmo que o Pereira é politico? Ele apareceu ha dias; alias foi nestas ultimas eleiçoes autarquicas que ele surgiu.

Estamos a falar de coisas diferentes. O Pereira nao tem o mesmo protagonismo que o Branco tem na minha terra. O bRANCO é recebido até por ministros em CVerde, enquanto o Pereira surgiu agora.

O Branco é o rosto do Teatro na minha terra enquanto o puto Pereira, so ha um ano começou a ser conhecido.

O Branco é um homem de cultura de primeiro plano na minha terra, enquanto o Francisco é um zé ninguém nesta area em Portugal. O Branco vai à televisao, fala na radio, dá conferências dá aulas na Universidade etc em CVerde, enquanto o puto do Francisco nao passa disso mesmo.

Conclusao: vê la se percebes porque estás na lua. Tu também queres uma coisinha na minha terra?! Nao te bastam as criolinhas. Gente como tu e o BRANCO so enganam esses parolos complexados de Mindelo minha terra.

A mim nao me enganam pois tenho outras vivências e nao fico a babar em frente de nenhum branco de merda.

Ninaja

Anônimo disse...

Hoje estás de parabéns! Hoje mereces estar com os génios pelo excelente programa que fizeste do génio VADU!

Prata da casa, gente! Musica do VADU! Silêncio! Silêncio porque quero a musica sagrada do VADU!

Silêncio! ADeus com VADU!

Ninaja

Mic Dax disse...

Ahah, moço, bô é q'é homem! Bô problema é q'gente ta cmê gente? Wow, grande noticia... Ba consulta, rapaz, es ta dob qualquer cosa pa ijda.

Ingraçod, qel piada d'Mac Donald, ora d'tra café bô cmê palhaço?

M'ca cris stod na bô lugar, ma m'ta perdoa-bo, pamod bô é spectacl', bô é q'ta manda, m'tem q'trob nha chapéu, odio e inveja ta sufocob e m'advinha q'nos dois no ta curti ess cosa. Continua, ca bô dsisti, pelo menos ness dia da gaita d'aoje bô fazêm êri.