sábado, dezembro 12, 2009

Até que enfim... as pontes necessárias e há muito esperadas!


“As pontes dos Concelhos da Ribeira Grande e do Paul, Santo Antão, e a estrada que liga Vila das Pombas ao Eito foram inauguradas neste sábado, 12 de Dezembro. As obras foram financiadas pelo Programa Millennium Challenge Account-Cabo Verde (MCA-CV) no valor de 478 mil contos. O primeiro-ministro, José Maria Neves, presidiu às respectivas cerimónias.
Estas são infra-estruturas rodoviárias de características modernas. As pontes têm uma plataforma de 7,2 metros de largura com passeios de 1,4 metros e beneficiadas com trabalhos de drenagem e sinalização. Enquanto a estrada que liga Vila das Pombas ao Eito tem 1,3 quilómetros de extensão e 6,5 metros de largura”
– in asemana.publ.cv

Aí está uma notícia que me faz feliz. Antes de mais por ser santantonense. Mas sobretudo por saber que é algo que vai facilitar a vida e dar segurança aos locais e a todos que visitam em tempos de chuvas e cheias… além, claro, de embelezar/modernizar mais um ‘cutelo’ destas Ilhas.
E digo isso com conhecimento de causa, por ter tentado ‘passar r’bera’ e ter/não ter conseguido. Por ter ficado quando deveria ter partido. Por conhecer e saber de ‘vítimas várias’ que insistiram em passar… ou foram surpreendidas e ‘levadas’… ao longo dos tempos.
Agora espero que tenham sido obras ‘bem feitas’… e que ‘na hora’ mostrem para o que foram feitas… como… e com que ‘cuidados’ e ‘engenho’ foram feitas.
Já não era sem tempo!!!
E de MCA falando… também a felicidade pelo segundo pacote. De parabéns as mulheres e homens que conseguiram isso, - e Cabo Verde em geral! - com a esperança de que sirva mesmo para o bem de todos os homens e mulheres destas Ilhas todas!
fotos:asemana

5 comentários:

licinha.masca@gmail.com disse...

Eu, como não sou jornalista, dou parabéns aos homens e mulheres de Cabo Verde e ao Governo de Cabo Verde por mais esta obra. E que se aposte cada vez mais também na manutenção mas sem essa (ainda não) de nos fazer pagar a tal taxa, visto que há muitas "picadas" que tenho atravessado por este Santiago fora e que me pergunto: Como é que este carro aguenta? Qui fari em outras bandas...

Fonseca Soares disse...

Inteiramente de acordo, Licinha... "Qui fari em outras bandas..." Mas o que vale mesmo é ir fazendo, construindo um Cabo Verde melhor, para todos!
Abraço

Benvindo Chantre Neves disse...

Só quem realmente tiver conhecimento de causa saberá dizer o quão importante são essas pontes agora inauguradas. Maltas de Penha de França ou Tarrafal que o digam. Eles que, muitas vezes, pa passá rbêra e irem ao centro da vila tiveram que ser amarrados à cintura e puxados com corda...

Agora é passá d'riba d'aga sem moiá pé, hehehe

Abraço

Fonseca Soares disse...

Sem dúvida! Um momento histórico para aquelas populações (e não só!)... só pela tua descrição já enche de felicidade...
E como a Natureza já testou as pontes (com resultados positivos), agora é só desfrutar desse Bam.
Abraço

Fonseca Soares disse...

... agora é só desfrutar desse Bem.