terça-feira, julho 08, 2008

Cultura "faz mais” por Cabo Verde do “que qualquer Governo", diz José Maria Neves

foto de Alexis Tsafas


Cultura "faz mais” por Cabo Verde do “que qualquer Governo", diz José Maria Neves
08-07-08 in asemanaonline


O primeiro-ministro defendeu ontem, em Coimbra, que a cultura, em especial a música e a poesia, tem projectado Cabo Verde no mundo "mais do que qualquer Governo"."A primeira embaixadora de Cabo Verde no mundo é a Cesária [Évora]", exemplificou José Maria Neves, ao intervir no lançamento da antologia de poesia inédita cabo-verdiana, «Destino de Bai», que reúne 32 autores, incluindo o próprio JMN, que assina também um texto introdutório na obra.
"Destino de Bai - Antologia de poesia inédita cabo-verdiana" foi editada pela ONG Saúde em Português, sob a coordenação de Francisco Fontes, antigo delegado da agência Lusa em Cabo Verde. Para José Maria Neves, "é impensável que qualquer Governo consiga fazer" o que a cantora Cesária Évora "já fez" por este país africano, projectando-o no mundo, escreve a agência Lusa.
"Destino de Bai", que teve ontem, em Coimbra, a sua primeira apresentação pública, no âmbito de um programa evocativo do 33º aniversário da independência de Cabo Verde, congrega colaborações de poetas residentes no país, e na diáspora, nomeadamente em Portugal, Brasil, EUA, Suécia, França e Holanda. "Cabo Verde tem os recursos naturais do futuro", disse José Maria Neves, lembrando que o arquipélago é tido como o país "com a maior quantidade de poetas per capita", além de que será "o país do mundo com mais músicos por metro quadrado".
A antologia "Destino de bai" irá "ficar como um marco importante na literatura cabo-verdiana", disse JMN. "Com uma obra desta natureza, conseguiremos fazer com que Cabo Verde esteja presente no mundo", frisando que o país "precisa de ser notado" a nível internacional, não lhe bastando ser "um ’Brasil’ em ponto pequeno".
Além do primeiro-ministro, intervieram na sessão de lançamento o presidente da Saúde em Português, Hernâni Caniço, o antologiador Francisco Fontes, a docente brasileira Maria Aparecida Ribeiro, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o vereador da Cultura da Câmara de Coimbra, Mário Nunes, e a autora do prefácio e docente universitária Fátima Albuquerque.
Além de José Maria Neves, a presente antologia inclui poemas de Vera Duarte, recém-nomeada ministra da Educação e Ensino Superior, José Luís Hopffer Almada, Carlos Araújo, Eileen Barbosa, Kaká Barboza, Paulino Dias, G. T. Didial, Filinto Elísio, Anita Faria, Tchalê Figueira, Jorge Carlos Fonseca, Margarida Fontes, Corsino Fortes, Adriano Gominho, Lay Lobo, José Vicente Lopes, Chissana Magalhães, Vasco Martins, Mito, Jorge Miranda, António de Névada, Oswaldo Osório, Valdemar Pereira, Maria Helena Sato, Luiz Silva, Mário Lúcio Sousa, Danny Spínola, Paula Vasconcelos, Arménio Vieira, Artur Vieira e Elisa Schneble.
Segundo a organização da antologia, com 350 páginas, ilustradas com desenhos de Elisa Schneble, «Destino de Bai» reúne duas centenas de poemas inéditos "de grande diversidade temática e formal, desde micro-poemas com três ou quatro versos, até poemas longos com uma dezena de páginas". Este é, como efeito, o segundo projecto do género realizado por Francisco Fontes, já que a ele pertence também a antologia de contos «Tchuba na Desert». Depois de Coimbra é bem provável que o lançamento de «Destino de Bai» em Cabo Verde seja para breve.

Nenhum comentário: