sábado, julho 26, 2008

BIOGRAFIA D'UM CRIOL - hoje e amanhã


A reposição da peça de Neu Lopes a partir do mundo musical do trovador Manel d'Novas é já hoje, Sábado 26 de Julho. A 'revista cabo-verdiana' tem, na interpretação, um grupo especial de 'actores de palmo e meio' que foi destacado pelo A Semana, pela pena de TSF, e que nós aqui no Teatrakácia transcrevemos, com a devida vénia.

Os pequenos grandes actores de Biografia Dum Criol

O musical Biografia Dum Criol volta a subir ao palco do Centro Cultural do Mindelo às 21h30 de hoje, sábado 26, e domingo, 27, às 20h30, um mês e meio depois da sua estreia. Além de uma vasta trupe de actores graúdos, interpretam a peça, baseada na obra de Manuel d’ Novas, um punhado de pequenos actores. Praticantes de teatro na escola e descendentes de actores, o grupo garante que já foi mordido pelo bichinho do teatro e quer fazer desta arte o seu hobby preferido e, quem sabe, a sua profissão.

Neto de Manuel d’ Novas e filho de Neu Lopes, autor de Biografia Dum Criol, Wesley Lopes, 10 anos, viu nascer a peça da pena do pai. Não hesitou por isso quando a mãe perguntou-lhe se queria ser actor no musical que homenageia o avô. Disse logo que sim. Agora está dividido. O seu sonho é ser cantor mas, desde que experimentou a interpretação, já não tem tanta certeza. É que o teatro, afirma, “é divertido e não o fazemos só para nós, mas para os outros também”.
Kátia Rodrigues, uma das duas meninas do grupo, tem alma de artista. Aos 13 anos, faz dança e teatro na escola. Mas Biografia Dum Criol, garante, superou todas as suas anteriores experiências artísticas. “Estou a adorar a experiência”, diz a menina que destaca ainda a oportunidade que o musical lhe deu de conhecer melhor a obra de Manuel d’ Novas. “As músicas dele contam histórias muito interessantes sobre o nosso país”.
William Leite, o mais velho entre os cinco actores mirins, caiu de pára-quedas em Biografia Dum Criol. O colega de escola, que tinha sido convidado para participar na peça, desistiu pouco tempo antes da estreia, e William Leite ofereceu-se para ocupar o seu lugar. Com o à-vontade dos seus 14 anos e graças à experiência ganha nas peças de teatro da escola, “a experiência de interpretar uma peça sobre Manuel d’Novas está a ser espectacular”, declara.
Filho da actriz Zenaida Alfama, do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo, Cleudir Lima assegura que gosta de integrar o elenco de Biografia Dum Criol: “as roupas que usamos na peça são muito engraçadas, bem diferentes das que usamos hoje em dia”. Mas, aos 13 anos, ainda não sabe se quer continuar a fazer teatro: “é muito cansativo combinar as falas e os gestos”.
Quem não tem dúvidas de que quer fazer teatro a vida toda é Mireille Delgado. No dia em que pensou ter perdido a oportunidade de participar em Biografia Dum Criol, porque supostamente já havia ultrapassado o prazo de inscrição para o casting, quase chorou. Felizmente, enganara-se. Agora, prepara-se para fazer a segunda temporada do musical. Além de divertir-se com as expressões “estranhas” usadas pelos personagens do musical, Mireille Delgado tem uma certeza, agora que subiu a um palco “de verdade” : “quero ser actriz”.
Teresa Sofia Fortes

Nenhum comentário: