quinta-feira, março 27, 2008

A MAGIA DO TEATRO NÃO PODE PARAR

DIA MUNDIAL DO TEATRO (e do CIRCO)

Pémio de Mérito Teatral 2008


A magia não pode parar!!!



JB - Director Artístico e Encenador do Grupo Premiado





Hoje, no Dia Mundial do Teatro e do Circo, o Centro Cultural do Mindelo recebe a cerimónia de entrega do Prémio de Mérito Teatral da Associação MINDELACT.

Este ano, por decisão esclarecida da Assembleia Geral de 15 de Março, a estatueta vai para o Grupo de Teatro do Centro Cultural Português.






Vejamos um pouco do historial do grupo premiado deste ano – o GTCCPM

Desde 1993 o Grupo de Teatro do CCP do Mindelo - ICA, tem tido uma actividade bastante intensa na produção de espectáculos teatrais - já lá vão 30 produções teatrais diversificadas, quer a partir de textos colectivos, como por exemplo Nós, Pescadores, Eu Sou Teu Escravo?, Sonhos e Mancarra; quer pelo aproveitamento de textos de autores conhecidos para dramatizações 'crioulas', como o foram O Fantasma de S. Filipe, a partir de Oscar Wilde, O Último Dia de Um Condenado, a partir de Victor Hugo, A Birra do Morto de Vicente Sanchez, A Casa de Nha Bernarda e Sapateira Prodigiosa de Garcia Lorca, Os Dois Irmãos de Germano Almeida, Romeu e Julieta e Rei Lear de William Shakespeare ou O Médico à Força de Moliére; ou ainda através da concretização de co-produções com outros grupos ou entidades não cabo-verdianas, como o caso da peça As Virgens Loucas de António Aurélio Gonçalves, em 96, Os Velhos Não Devem Namorar, de Alfonso Castelao, co-produzido com o Grupo de Teatro Elinga de Angola em 1998, ou Cloun Creolus Dei, uma co-produção com o Teatro Meridional em 1999.

É o grupo mais produtivo da história do teatro cabo-verdiano, tendo acabado de estrear a sua 40ª Produção Teatral, A Última Ceia. Além disso, conta com mais de duas dezenas de participações em eventos internacionais, em países como Portugal, Espanha, França, Itália, Brasil e Holanda.

De salientar ainda o Prémio Teatral de Mérito Lusófono, atribuído pela Fundação Luso-Brasileira para o Desenvolvimento do Mundo de Língua Portuguesa, no final de 1996, "em reconhecimento do seu trabalho de formação e do seu esforço de cooperação com o teatro português". Prémio entregue numa cerimónia realizada na cidade brasileira do Recife.

É um dos três grupos fundadores do Festival Internacional de Teatro do Mindelo - Mindelact.

Como vem sendo hábito desde 1999, o Prémio de Mérito Teatral será entregue na cerimónia desta tarde no CCM, no que será não só uma significativa homenagem ao grupo premiado, como mais um motivo de confraternização entre agentes teatrais, grupos de teatro e amantes das artes cénicas cabo-verdianas.


Esta é a décima edição do Prémio, que tem como principal objectivo servir de incentivo para aqueles que, de uma forma ou de outra, tem contribuído para o melhoramento do nosso teatro.


Prémio de Mérito Teatral


Lista dos galardoados pelo Prémio de Mérito Teatral, desde a sua criação, em 1999:

1999 - Grupo de Teatro Juventude em Marcha & Sr. Mário Matos
2000 - Francisco Fragoso
2001 - Escola Salesiana & Centro Cultural Português / ICA
2002 - Jornal A Semana & Rádio de Cabo Verde
2003 - Público do Mindelo
2004 - Ciné-teatro Éden-Park
2005 - Banco Comercial do Atlântico / BCA
2006 - Luísa Queirós
2007 - César Fortes
2008 - Grupo de Teatro do Centro Cultural Português - IC

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns ao CCP!
Merecido!
Força!