quarta-feira, janeiro 13, 2010

Falsia



Este 2010 a entrar de forma ‘marcante’, a mexer com o quotidiano cabo-verdiano de forma negativa, dolorosa, triste...
Traz-nos agora um Vadú a despedir-se de forma abrupta e trágica em acidente de viação na Ilha físicamente mais afastada da capital do país... por sinal também a mais próxima (físicamente – pelo aspecto) da sua ‘grande ilha’ natal.
Mais um filho das ilhas, dos filhos especiais pela obra, impacto e valor sócio-cultural nas Ilhas nossas, que desaparece abruptamente, fora de tempo, ensombrando e entristecendo o coração das ilhas. Depois de Codê di Dóna... o autor compositor intérprete, jovem de safra já depois da Independência Nacional (1977), colega e companheiro de Pantera e da geração Ayan! que muito ainda tinha para dar para o enriquecimento da bela e variada música das Ilhas. Aliás ‘Nha Raiz’ ou ‘Dixi Rubera’ são exemplos bem concretos do que afirmamos. E felizmente essas criações jamais nos serão retiradas, pois pertencem-nos já... e fazem parte da obra deixada para a eternidade das vivências e da Cultura das Ilhas.
Até sempre, Vadú!
Ayan!

10 comentários:

Anônimo disse...

Estou a ouvir-te na Radio de Libertaçao do PAIGC! Sim, ja transformaste a radio publica caboverdiana paga com o dinheiro do contribuinte numa radio revolucionaria e propagandista de Amilcar Cabral.

Nao tens vergonha na pele da cara, homem?!

Cabo Verde, nao é Guiné! A Radio de Libertaçao era na Guiné onde Cabral fez uma guerra. Em Cabo Verde sempre houve liberdade, coisa que os comunistas do PAIGCV ainda nao aprenderam.

Abaixo a Radio de Libertaçao do Txá.

Culpado foi o comunista Carlos Veiga que ao dar a liberdade e a demcoracia em 1991 a este povo, nao soube entregar-vos todos do regime totalitario do PAIGCv à justiça de um estado de direito, como se fez nos países da Europa de Leste, com a queda do Muro!

PS Vai ler-me no kriolradio.blogspot.com

Lyz Kabêl

Anônimo disse...

Este puto era um grande artista, um grande musico! Mas que o teu amigo Esse Katchorr de Lantcha tenha o desplante de dar-lhe o titulo de herói nacional é uma grande pouca vergonha.

Diz ao teu katchorr de mondrongue, para ele ir para a sua terra dar medalhas.

Esta terra é nossa e é um insulto nao nomear aquele que traduz o espirito crioulo e estou a falar de Nhô BALTA como heroi nacional.

Imagina la tu que até tu és heroi nacional na lista desse classássá manê corrnénta!

Mas ja dei luz verde ao Mic Dax para dar umas pescôçadas ao brónque trivide de mérda, como fez ha dias no blogue mergosim de caca!

Lyz Kabêl

Anônimo disse...

Em primeiro lugar tu tens de compor esta tua coisa porque ha falhas e ja escrevi dois comentarios que foram para o galheta! Nao estou aqui para dar ao dedo e nao ver a produçao do meu cérebro!

Bem, dito isto, foste um bom aluno! Mas ha ainda algumas arestas a limar. Por exemplo dizes que é necesssario moderar. Moderar como? Em que moldes? A melhor moderaçao é deixar fluir os comentarios sem qualquer tipo de ferramenta burocRATICA; tens ainda aqui burocracia de preencher formularios.

O melhor método é eu acabar de escrever clicar e ver tudo no ecra. O que dizes ser moderaçao pode ser feita a posteriori, casos haja o que chamas ofensas e outras tralalás! Mas eu ja disse que sou pela liberdade total e absoluta, mesmo com o que chamas ofensas. A gente nao ofende ninguém como da ca aquela palha. So se ofende aquele que nos ofendeu.

E quando se ofende sempre o outro pode pagar na mesma moeda.

O problema é que essa gentinha que anda por aí a m pedir guilhotinha para anonimos é que atiram sempre a primeira pedra quando se sentem ofuscados. Gostam de ser os actores, os unicos; é basta aparecer alguém que os possa ofuscar para entrarem em pânico e começarem a reclamar censura contra este ou aquele porque pode ser melhor do que eles. Esta é que é a verdade.

.

Anônimo disse...

Nao vale estares com textos pedagogicos porque essa gente sabe muito bem o que é anonimo e pseudonimo. A verdade é que querem ser os unicos. E ainda por cima sao uns ingratos, pois como costumo dizer quando eu estava sozinho nos espaços na Net, nao havia ninguem. Eu fartei-me de apelar às pessoas a escreverem.

Nao havia blogues, nao havia coisa nenhuma. Havia priemrio a rdp africa, depois portugal net, amidjabrababa, expressos das ilhas, liberal e semana. Foi somente quando começaram a ver cinco gatos pingados na semana é que começaram a aparecer e a criar blogues.

So que sao burros nao sabem utilizar esta ferramenta. Ficaram primeiro circuscritos aos seus blogues que os invadi! Sim invadi todos os espaços da Net e fui sempre o melhor. Atraí a atençao de todos. Censuraram-me.. continuei. E todos os blogues que sempre tiveram mais do que 20 reacçoes, eu estive sempre la, eu fui o impulsionador o provocador dessas proprias 20 reacçoes.

Anônimo disse...

Logo eu tinha que ser achincalhado, tinha que ser perseguido. Infelizmente sao uns fraquinhos. Eles nao têm a minha força mental e a minha capacidade intelectual. Sem modéstia, porque ja estou farto de modestias, nao ha na blogosfera crioula ninguem com a minha capacidade. Sabes porque? Porque aqueles que têm alguma capacidade, sao cobardes, têm medo de deixar transparecer a ignorância e entao têm medo de debater comigo.

E' que eu sou implacavel com aqueles que sao cobardes e sao vendedores da banha de cobra sempre em bicos de pés!

Anônimo disse...

Consluao: deixa-os berrar, deixa-os ladrar! E se tenho uma discruso agressivo com essa campbada é porque querem forçosamente que eu seja quem eles pensam que eu seja. Eu estou-me nas tintas para pseudonimos. Eu poderia até assinar com o meu proprio; mas nao o faço porque quem manda na minha cabeça sou eu.

Nao vou fazer a vontade dessa gentinha somente para os agradar. Que vao todos para aquela parte e so nao escrevo o que estou a pensar porque tu ainda nao percebeste também de todo o discurso sem censura nehuma.

Joshua disse...

Insanity running wild.

Fonseca Soares disse...

The right word, Joshua:"insanity"!

Caboverdiano disse...

Manera Tchá!

Um pena morte dess artista e broda de terra moda nos tud. Um Gosta de bo ter escrit sobre el. É dess forma li que no te mantê memória de Vadú , Codé di Dona, Manuel de Novas (e a lista continua)e outros fidje de terra que já que te entre nós.

Ma moda bo dzê, a obra, essa fica. Pelo menos essa, teremos como recordação desses patrícios.

Kel brassa!

Anônimo disse...

Indeed!

Lyz Kabêl