sexta-feira, dezembro 26, 2008

Morreu um Grande Homem do Teatro - Harold Pinter


Morreu o Nobel da Literatura. Mas... Morreu muito mais! Morreu esse homem que se preocupava com o Homem, as suas gentes e as gentes do mundo… e sobretudo para nós aqui no Teatrakácia, esse dramaturgo marcante, esse Homem que escrevia a pensar mesmo nas artes cénicas, na representação em ‘carne e osso’ frente-a-frente com o destinatário: o público. Aliás começou por ser actor (com nome artístico: David Baron) vivenciando no palco onde terá sentido essas ‘correntes’ todas que passam ou não. Essa 'magia' que faz com que aconteça Teatro, com as mil e uma dificuldades a se esvanecerem na hora ‘sagrada’…
Portanto, um Homem (também) do Teatro.
Harold Pinter morreu ontem, aos 78 anos de uma vida engajada – a escrever - mas também a viver e a sonhar melhores dias para este mundo. Viveu uma vida que cada vez menos temos neste mundo globalizado e que se resume em duas palavras: intelectual engajado (ou se se preferir comprometido)!


E intelectual duma humildade incrível: ‘Não sei resumir nenhuma das minhas peças. Não sei descrever nenhuma. Só sei dizer foi isto o que aconteceu, foi isto o que disseram, foi isto o que fizeram’.

Nenhum comentário: