terça-feira, maio 16, 2006

Cabo Verde no FITEI 2006


A última presença de Cabo Verde no FITEI tinha acontecido em 2002, com a Academia Contemporânea do Espectáculo/Bur-Bur, aliás como reza a história desse Festival Internacional de Teatro Ibérico:


'2002 - XXV FITEI
Algumas presenças: T.E.C - Teatro Experimental de Cascais (Portugal), Tudo Era Uma Vez (Brasil), Teatro La Zaranda (Espanha), Companhia do Latão (Brasil),Cuatro Vientos (Argentina), Companhia Martim Cererê (Brasil), Companhia de Teatro Gungu (Moçambique), Centro Andaluz de Teatro (Espanha), Academia Contemporânea do Espectáculo/Bur-Bur (Portugal/Cabo Verde), Companhia Maria Emilia Correia/Teatro da Trindade (Portugal), Companhia Ruth Escobar (Brasil), L"Avalot y Discipulos de Morales (Espanha), Academia Contemporânea do Espectáculo/Má Companhia (Portugal).
'
Fiquemos agora com algumas curiosidades do FITEI:

'Participaram no FITEI 546 companhias de teatro de 34 países e territórios: 195 de Portugal, 154 de Espanha, 67 do Brasil, 23 de Moçambique, 15 de Venezuela, 14 de Angola, 13 da Argentina , 8 de Cuba, 6 de Cabo Verde, 6 da Colômbia, 5 do México, 4 do Perú, 3 da Guiné-Bissau e Uruguai, 3 do Chile, 3 de Porto Rico, 2 do Equador, EUA, Guatemala, de S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste, 1 da Bolívia, Costa Rica, El Salvador, Macau, Panamá, Paraguai e República Dominicana. Fora do âmbito da expressão ibérica actuaram companhias da Bulgária, Checoslováquia, Grécia , Itália e Japão (uma de cada) e duas de França. Estes números incluem companhias que já repetiram a sua presença em distintas edições. Foram representadas 550 peças e realizados 1.264 espectáculos. Algumas companhias apresentaram-se noutros locais em colaboração com autarquias e associações culturais. O número total de espectadores nas 28 edições: 777.339 (setecentos e setenta e sete mil e trezentos e trinta e nove s espectadores).'

Nenhum comentário: