Com a devida vénia ao ‘Expresso das Ilhas’ e porque estamos quase a iniciar a Grande Festa do Teatro, na sua 16ª edição, Teatrakacia retoma esta bela entrevista dada pelo JB àquele semanário…
"O Mindelact reflecte aquilo que o Mindelo era e que luta para ainda ser"
Principal evento teatral do país, o Mindelact cumpre, em 2010, a sua décima sexta edição. Depois de ter sido condecorado pelo Presidente da República, João Branco, antecipa o que aí vem e comenta a falta de uma estratégia pública que torne a criação artística uma prioridade nacional.
Em 1995, o que é que esteve na base da fundação do Festival Mindelact?
Várias coisas. Uma delas foi o facto de nos termos apercebido de que, depois do movimento que a cidade tinha em Agosto por causa do festival Baía das Gatas, ela morria um pouco em Setembro, altura em que praticamente não acontecia nada. Sendo a nossa área o teatro, achámos que seria interessante avançar, de forma consequente, para um evento teatral.
Quem é o “nós” a que te referes?
O conjunto de pessoas que resolveram avançar com isto. Actores, actrizes, gente do teatro.A primeira edição teve a participação de três grupos, dois de São Vicente e um de Santo Antão e ainda foi realizada de forma um pouco improvisada, digamos assim. Só depois é que foi fundada a Associação Mindelact. Em 96, então, já foi um festival bastante maior, com 24 dias de duração e grupos de praticamente todas as ilhas de Cabo Verde.
Quando é que acontece a internacionalização?
A internacionalização dá-se em 97, graças a uma co-produção entre a Mindelact e Associação Cena Lusófona, de Portugal, que realizou uma Estação em Cabo Verde, no âmbito do festival. Por isso é que costumo dizer que, para nós, o festival mais importante foi o de 98, porque foi o primeiro com carácter internacional, produzido sem a ajuda directa de nenhuma instituição. Nesse ano o desafio era provarmos a nós próprios que seríamos capazes de continuar a ter um festival internacional.
O que é que a edição de 2010 apresenta de novo?
Procuramos sempre inovar, através de propostas teatrais que, do ponto de vista estético e da temática, tragam algo de novo às pessoas. O investimento que é feito, tanto por nós, como pelo Estado de Cabo Verde, pelas empresas que nos apoiam, pela Cooperação Internacional dos diversos países ou pelos próprios grupos que participam, é muito grande. Por isso, convém que cada espectáculo, por si, valorize esse investimento e essa valorização pode ser feita pela qualidade, mas também pela novidade em relação ao tipo de texto, à estética da peça ou ao lugar em que é apresentado.
Este ano, essa componente da inovação é muito marcante. Seja pelo espectáculo de abertura do Leo Bassi – que é um provocador nato – ou pela apresentação que vai decorrer num vulcão extinto. Paralelamente, vamos ter teatro um pouco por todo o lado. No fundo, todas as propostas que procuramos trazer, têm algo de novo, para além da preocupação de qualidade.
O Mindelact, com as características que tem, só faz sentido em São Vicente?
O Mindelact é o que é por ser nascido aqui e o próprio nome do festival tem o nome da cidade. Não é que não possa haver outros festivais noutras cidades, mas inevitavelmente iriam ter um espírito diferente.
Cada cidade tem a sua alma própria e o Mindelact reflecte aquilo que o Mindelo é. Melhor, acho que o Mindelact reflecte aquilo que o Mindelo era no passado e que luta para ainda ser hoje: uma cidade cultural, desperta, que se interessa, que provoca, que reivindica.
O Mindelo deixou de ser assim?
São os novos tempos. As pessoas são cada vez mais individualistas, menos colectivistas. O problema de uma cidade, já não é o teu problema. Só será o teu problema se te entrar pela casa adentro. É como a história da dengue. As pessoas só se preocupam com a dengue quando algum familiar, amigo ou conhecido está em perigo de vida.
O Mindelo de hoje é uma cidade que não se preocupa, que não tem o espírito de criatividade e de reivindicação que tinha há algum tempo.
Como tinha em 95?
Creio que sim. Aliás, se não tivesse, o Mindelact não tinha nascido.
Este ano vão experimentar uma extensão na Praia.
Essa extensão surge um pouco como tudo no Mindelact. Toda a estruturação da programação, com o Palco Principal, o Festival Off, o Teatrolândia e agora o Teatro Periferia, foi surgindo motivada pela necessidade de inovação e de diversificação dos públicos. Para nós, este é um festival que deve ter um cunho social muito importante.
A cidade da Praia tem tido vários eventos inovadores, seja no domínio das artes plásticas ou da música. Achámos que seria a altura de fazer uma extensão do Mindelact e fazemo-lo sem qualquer tipo de complexos. Até para lutar contra alguns tipos de preconceitos. Isto não é um Praiact, É uma extensão do Mindelact na cidade da Praia. São duas coisas muito diferentes. E que só foi possível porque houve duas instituições locais, o Instituto Camões – Centro Cultural Português e a Câmara Municipal da Praia, que aceitaram ser parceiros nesta aventura.
Tendo em conta esses preconceitos, a extensão não pode ser entendida como uma provocação?
Eu já ouvi coisas do género “então já não basta estar tudo lá, ainda vão fazer o festival na Praia?”. É apenas uma extensão. Isso acontece em todo o mundo. Em Portugal, o Festival de Teatro de Almada, que é o maior festival do país, tem espectáculos em Lisboa, no Porto e noutros locais.
O mais importante desta extensão é dar oportunidade às pessoas que vivem na Praia, e muitas delas até são de São Vicente, de usufruírem dos espectáculos que nós conseguimos trazer ao Mindelo.
O Mindelact serviu para formar um público?
Não só o festival, como também os cursos de teatro do Centro Cultural Português. Quando tu dás um curso de iniciação teatral estás a passar um determinado tipo de informação e estás também a formar um espectador especializado. Esse espectador, quando vai ao teatro, leva um primo, um amigo ou a namorada e vai passar a informação para alguém que, por sua vez, começa também a ver o teatro de outra forma.
A formação e o festival têm sido fundamentais e hoje o público do Mindelo é generoso e, sobretudo, muito conhecedor.
Para além de que, quem vai ao teatro no Mindelo não aceita que o espectáculo co mece com mais de cinco minutos de atraso. Só isso, é um avanço considerável.
Cultura em Cabo Verde
Faltam palcos em Cabo Verde?
O Mindelact é um grande palco e tem sido um factor motivacional. A paixão pela arte não é tudo. Tens de ter condições, tens de ter salas de ensaio, tem de haver lugar para apresentar os espectáculos.
O facto de o Mindelact existir, torna a participação no festival como uma meta. Muitos grupos de teatro ainda existem pelo facto de terem essa perspectiva de participarem no festival.
O que falta em Cabo Verde são outros factores que deveriam existir e não existem. É uma questão de tu teres espaços públicos e esses locais programarem espectáculos com grupos de teatro nacionais.
O que falta, é tu teres alguém, responsável por um espaço público, seja um Auditório Nacional ou um centro cultural, que chame os grupos de teatro e lhes diga que quer apoiar o seu trabalho.
De que forma?
Se numa cidade existem seis grupos de teatro, se um ano tem doze meses, então cada grupo tem dois meses para apresentar uma peça. Em contrapartida, a sala ganha a possibilidade de ter uma programação própria de teatro. São coisas relativamente simples de fazer e que não são feitas.
E as infra-estruturas que existem são suficientes?
A questão que se põe é o que se faz com o pouco que se tem. Eu não acho que a solução seja gastar milhares de contos a fazer um espaço todo novo e multifuncional. Com certeza, seria bom, mas se calhar seria melhor apostarmos naquilo que temos.
Eu continuo a achar estranho que o Auditório Nacional, na capital de Cabo Verde, tenha a sua gestão privatizada. Um Auditório Nacional tem de ter uma direcção artística, um corpo técnico próprio e uma programação própria, que é uma programação que o Estado coloca à disposição das pessoas, como acontece com os teatros nacionais, em qualquer país do mundo. Na prática, temos ali um palco que existe mas não está disponível.
No Mindelo temos o Éden Park.
O Éden Park, que está praticamente sem salvação. Esteve durante os últimos dois anos a apodrecer à vista de todos, o que quer dizer que neste momento já está podre. Se calhar a solução não era fazer outro teatro. Era, isso sim, arranjar maneira de comprar aquele edifício, fazendo jus à sua história e importância que ele tem para a cidade, e transformar aquilo num centro cultural, palácio da cultura ou teatro municipal.
A cultura é esquecida entre quem decide?
Uma grande entrevista de um grande estadista cabo-verdiano abrange todos os temas, menos um. Há ali um nicho que é sempre esquecido. A cultura cabo-verdiana é um lugar pequenino que nunca é considerado, mas que de facto é o que dá força a todo o resto.
O que eu penso é que há muita coisa por fazer. Fala-se em mudança de paradigma e de economia de cultura e há dez anos que estamos às voltas com os mesmos temas.
Acho que existe uma falta de conhecimento muito grande e existe uma máquina no Estado que emperra um pouco as coisas.
Há dois anos foi feito um fórum, muito abrangente, com artistas de todas as áreas. Saí de lá bastante entusiasmado com os resultados. Uma das coisas que foi prometida é que no espaço de seis meses seria apresentado um plano estratégico para a cultura. Já passaram dois anos e esse plano não apareceu. É preciso agir mais e mais depressa, sobre novas bases.
Que importância atribuis à condecoração que recebeste há dias?
Acho que foi muito importante essa distinção, por várias razões. Para mim foi importante que o teatro e a dança tivessem sido contemplados neste tipo de condecorações que muitas vezes, por razões óbvias, se lembram apenas da música
Depois, é um factor de orgulho e motivação, de satisfação pessoal e colectiva, que eu devo partilhar com quem trabalhou comigo ao longo dos últimos anos, até porque no teatro ninguém faz nada sozinho.
O que é que faz uma boa política cultural?
Essencialmente é entender alguma coisa de cultura. A primeira coisa a entender é que os artistas cabo-verdianos não são subsidio-dependentes, como algumas pessoas gostam de fazer passar. Ser um músico, encenador ou artista plástico é tão importante como ser advogado. Ter um centro cultural é tão importante como ter uma escola ou um campo de futebol.
Mudar mentalidades é colocar a cultura num patamar que corresponda à importância real que ela tem para o país. É preciso que as pessoas levem estas coisas um pouco mais a sério. Enquanto continuarmos a considerar que o artista é um coitadinho e que a cultura é uma coisa anexa, não vamos a lado nenhum. A cultura é uma coisa estrutural e estruturante.
Para um homem do palco, como tu, o trabalho artístico em Cabo Verde é diferente daquele que se experimenta noutros países?
Completamente diferente. Há uma energia, uma emanação, um lado humano e um compromisso que não encontras noutro lugar. A mim o que me assusta é que isso se está a perder.
2 comentários:
Caramba! o Jom Prêt dà entrevistas, faz entrevistas, faz cronicas, vai à televisao falar da identidade crioula, e tu continuas a bater palmas?!!
Critica jornalistas, deita abaixo intelectuais crioulos e tu continuas a bater palmas?!
Mas oh labregos, vocês nao estao a ver que esse portuga anda a gozar convosco? A humilhar-vos?
O Jom Prêt diz que se deve fazer algo bem feito e com conhecimento. Ora bem quando ele chegou a CV onde tinha aprendido teatro para fazer teatro e dar aulas de teatro?
Eml que conservatorio ou academia de teatro é que ele estudou?
Onde é que ele estudou jornalismo para dar liçoes aos jornalistas?
SE ELE nao é jornalista como diz e bem, porque é que faz de jornalista? Se ele diz que so faz coisa bem feita, como é que pode fazer jornalismo se nao estudou jornalismo?
Onde é que ele estudou critica teatral e critica literaria, e critica de arte para dar opinioes nessas matérias?
Ele pode e os outros nas mesmas condiçoes nao podem?
Oh labrego, vocês estao com um problema grave de identidade. Um português pode viver connosco, pode trabalhar connosco, mas nao pode arquitectar teatro e cultural que têm a ver com a nossa identidade.
E' isso que vocês têm de perceber, caramba! O Jom Prêt nao pode dizer, "a nossa cultura, a nossa musica", porque ele nao é crioulo, nao pertence à nossa cultura identidaria.
Mas quem é esse tuga atrevido que passa a vida a criticar a minha tera e a minha gente?
Esse tuga de merda, é um perigo para a minha cultura.
Mas quem foram os compelxados de merda na minha Ilha Soncente que deixaram um tuga de merda tomar dianteira na cutlura na minha terra?
Tu, Txà e aqueles que permitiram isto sao uns criminosos. Sao vocês aqueles que nao percebem nada de cultura. Razao pela qual se deixam chicotear pelo patrao branco e pedem mais chicote!!!
Volto a dizer, nao ha um crioulo com tomates para meter uma boa cabeçada a esse Jom Prêt?!!!!
José Bouquinhas
Quem é que chamou "arrogante" à besta do Jom Prêt?!
Eu nao de certeza! Chamei e continuo a chamar ao colonialista mondrongue, uma besta armado em intelectual e homem de cultura.
Desde quando? Em portugal nao ha muitos homens de cultura e o Jom Prêt nunca trabalhou na cultura em Portugal.
Ele andou a fazer uns passes de dança numa escola municipal quando jovem! Mais nada!
Isto dà direito a leccionar teatro, a ser director artistico de teatro? Dà direito a descompor os homens de cultura da minha terra?
Claro que nao dà, até porque para mim, o Jom Prêt é um analfabeto cultural. Estao a ver que tudo é relativo?!
¨Para muitos em CV ele serà intelectual, homem de cultura. Pois bem para mim, o gajo nao passa de um iletrado cultural. Uma licenciatura em acçao cultural nao é nada minha gente!
UM intelectual português em Portugal, é semi-analfabeto em Berlim e Paris; so é intelectual na PRAIA e Bissau.
Ora bem eu nao vivo nem em Lisboa nem na Praia e Bissau...
José Bouquinhas
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