sábado, abril 15, 2006


Aconteceu Teatrakácia no Março - mês do Teatro
PLUFT – O fantasminha Estreia absoluta a 24, 25 e 26 de Março, no CCM


Quando falamos de infância, as primeiras lembranças que nos vêm à cabeça são aquelas que de alguma forma nos emocionaram. E ninguém melhor do que Maria Clara Machado, dramaturga brasileira, para explorar este universo das nossas memórias infantis, desmistificando os nossos maiores medos. Depois de uma bruxa que não queria ser má, agora é a vez de um fantasma que tem medo de crescer. Mais uma aposta do Atelier Teatrakácia no teatro infantil.

A propósito do espectáculo "Pluft - o Fantasminha", próxima estreia absoluta do Atelier Teatrakácia, le-se no programa da peça:

"Quando falamos de infância, as primeiras lembranças que nos vêm à cabeça são aquelas que de alguma forma nos emocionaram. Sem dúvida nenhuma dentre tantos marcos, é na literatura onde encontramos a possibilidade de estabelecer sonhos e de deixar solta a nossa imaginação, fazendo com que tomemos parte daquilo que se está lendo.

No campo da dramaturgia infantil, tivemos uma escritora de peso: Maria Clara Machado. Ela não só soube falar directamente para a criança, como conseguiu, através de suas peças, expressar o universo infantil. "A criança guarda hoje as mesmas características das crianças de quarenta anos atrás: o medo de crescer e o medo do outro", já dizia.

Pluft traduz, de forma maravilhosa a intimidade de Maria Clara com o fazer teatral (particularmente com a linguagem do teatro de bonecos) e o seu comovente respeito com o universo infantil.

Sua peça mais famosa, "Pluft, o fantasminha" é a história de um fantasma criança, que tem medo de crescer. Um fantasminha que tem medo de gente.O personagem Pluft traduz perfeitamente os medos infantis, principalmente do desconhecido.

Pluft é um fantasminha criança. Vive num sótão de uma casa à beira mar, juntamente com a Mãe Fantasma e o velho Tio Gerúndio, fantasma aposentado, que não faz outra coisa a não ser dormir dentro de um baú.

A partir daí começa uma aventura com o vilão Perna de Pau em busca do tesouro do Capitão Bonança, avô da menina Maribel.

A profunda relação de amizade que se estabelece entre Pluft e a menina Maribel e a consequente superação dos respectivos medos, leva à inevitável união de "gentes" e "fantasmas" para o estabelecimento da harmonia final.

Pluft, o fantasminha já foi encenado inúmeras vezes no Brasil e outros países, já foi adaptado para a televisão pela globo e para o cinema e mereceu vários prémios em todo o Brasil.

Marisa Santos e Janira Gomes"


Ficha Artística
" Pluft, o fantasminha"
De Maria Clara Machado

Encenação e Cenografia
Janira Gomes

Interpretação
Amílcar Gomes
Fonseca Soares
João Gomes
João Cruz
Luana Jardim
Luci Mota
Marisa Santos
Nuno Delgado

Figurinos
Colectivo


Nosso grupo já apresentou peças como "Sete Pecados Capitais", "Bónk d'Urgência", e para o público infantil produziu e apresentou "xclumbumba" e "A Bruxinha que era boa".

Nenhum comentário: