domingo, dezembro 27, 2009

Regressar ao... Éden!



Já assinei a petição, com todo o gosto (devia dizer, garra?), mesmo sabendo que não vai dar em nada! Ou que as possibilidades de se agir na sequência sejam remotas… Aliás como tem acontecido desde que um coro de reclamações marcou o encerramento e posterior ‘promessa’ de venda…

Mas sempre se deve acreditar!

(Assinemos no máximo, até chegar a um número ‘não desprezível’, pessoal)


"O cine-teatro Éden Park, nascido na cidade do Mindelo em 1922 é a mais importante sala de espectáculos da historiografia da cultura cabo-verdiana. Foi dada como certa a sua venda e posterior demolição para a construção de um hotel. Mas ao que parece o negócio ainda não se concretizou. Vamos ajudar a salvar o Éden Park.


Segundo foi noticiado, a venda do Éden Park, a mais importante sala de espectáculos da história de Cabo Verde, não é ainda um dado adquirido. Sendo assim, pretende-se com esta petição apelar aos responsáveis públicos - Governo e Câmara Municipal - que unam esforços e façam tudo o que estiver ao seu alcance para salvar este património cultural e de memória da cultura nacional. Que contactem os actuais donos e que entrem em negociações imediatas para a aquisição deste espaço nobre da cidade do Mindelo. E que façam com que os mindelenses e os cabo-verdianos tenham orgulho de vocês, por não terem ficado parados a ver o Eden Park apodrecer aos olhos de todos, na principal praça do Mindelo. Façam alguma coisa e salvem o Éden Park. Já."


Para assinar a petição, click aqui.


Divulguem por todos os vossos conhecidos, amigos, interessados. Por todos os que já tiveram o prazer de pisar aquele palco ou de se sentar naquela plateia (e balcão) com mancarra na mão para assistir ao primeiro cinema das suas vidas. A quem possa interessar, mesmo não tendo vivenciado directamente a importância deste edifício para a nossa história e para a nossa memória colectiva. Quanto maior o número de assinaturas, mais pressão poderemos fazer sobre os poderes públicos para que não assistam passivamente à morte lenta deste património, que é de todos nós. Desde já, obrigado."

JB in Café Margoso

E... continuação de Boas Festas!!!

segunda-feira, dezembro 21, 2009

Brittany Murphy - Mais uma estrela que deixa de brilhar


Brittany Murphy

A causa da morte da actriz, de 32 anos, ainda está por apurar... pelo que a autópsia deve ser feita brevemente. O caso está também a ser investigado pela Polícia, prevendo-se a realização de testes a álcool e drogas, cujos resultados só serão divulgados, segundo se noticia, ´daqui a algumas semanas.
Brittany era casada desde, desde Maio de 2007, com o realizador inglês Simon Monjack, e ficou conhecida pela sua participação em filmes como "8 Mile", "Casados de fresco", "Sin City" e "Vida Interrompida".
 A actriz, foi encontrada morta, em casa, em Los Angeles.
O último filme de Brittany Murphy - Deadline - só estará nos cinemas em 2010.


Aqui pode ver o trailer de “Deadline”:

foto: Reuters


domingo, dezembro 20, 2009

Mensagem Natalícia para as crianças: A Velha e o Garrafão




Como já é tradição para o Teatro Infantil do Mindelo – um dos grupos mais activos do teatro caboverdiano – este ano não fugiu à regra:

Nos dias 17, 18 e 19 de Dezembro foi a oportunidade da estreia de mais uma peça pensada para cativar os mais pequenos. Com a adaptação de A Velha e o Garrafão, mais uma vez se cumpriu o papel… e se procurou envolver as crianças, levando até elas estórias que muito têm a ver com a realidade destas Ilhas.

Nos primeiros dois dias, o teatro foi às escolas, numa parceria do TIM com a Delegação de Educação… e já no Sábado, com outra parceria habitual – a Camara Municipal de S.Vicente – o Jotamonte foi o palco para as crianças tomarem contacto com a estória da avó ‘patinhas’.

De parabéns as 3 magníficas do TIM: Elizabete Gonçalves, Zenaida Alfama e Sílvia Lima que, uma vez mais, mostraram a sua generosidade e o seu talento…



sexta-feira, dezembro 18, 2009

IMAGO - Bento Oliveira.




Um ‘ping-raio’ que eu vi nascer e crescer… por ser da família do pai: Alexandre Bintim. Um menino como todos os outros… mais pa tranquile, por momentos… a contrastar com ‘muffnezas mil’ nos outros momentos.

Sempre, ao longo dos anos, encontros de longe a longe, pelo simples facto de habitarmos ilhas diferentes…

Depois, já rapaz a troca de ideias sobre tudo e sobre nada… com tertúlias/propostas para a programação da rádio nacional – que sempre recebeu uma atenção/amor especial da parte do Bento.

Só depois do curso, tive a oportunidade de ‘descobrir’ a obra do há muito Artista. Amor à primeira vista! Mas nunca sabendo explicar porque. Nem interessa. O que conta é o que sinto, o que me provoca… a maravilha que fica/entra em mim…

E sobretudo, a ideia em como estou a ver – na obra do Bento - o que a ‘terra nossa’ tem, produz, e torna diferente do resto dos outros países e culturas…

Hoje falei com ele, via telefone, quando já estava em plena viagem de S.Antão para a capital, ainda antes de chegar a SV – em pleno Mar de Canal, ‘na barc’ sentenciou Bento. Mas já vais tarde, não? Que não, o Abraão e outros estariam já a montar pois a exposição já estava na Praia.

Amanhã, no Nho Eugénio, a abertura com a presença do autor de ‘Imago’…

Todos são convidados a ver/rever/planar/pensar/sentir o ‘lunático com os pés e o coração na terra’.

Fico à espera da minha vez… (como devem sentir, com indisfarçado ciúme dos que lá vão estar) … um destes dias, por aqui.

Copenhaga


Todos são necessários! E ainda está-se a tempo de ‘empurrar/pressionar’ os que querem decidir por nós… sem nós!
Assine a petição do GreenPeace:
‘Save Copenhagen: Real Deal Now!’

sábado, dezembro 12, 2009

Até que enfim... as pontes necessárias e há muito esperadas!


“As pontes dos Concelhos da Ribeira Grande e do Paul, Santo Antão, e a estrada que liga Vila das Pombas ao Eito foram inauguradas neste sábado, 12 de Dezembro. As obras foram financiadas pelo Programa Millennium Challenge Account-Cabo Verde (MCA-CV) no valor de 478 mil contos. O primeiro-ministro, José Maria Neves, presidiu às respectivas cerimónias.
Estas são infra-estruturas rodoviárias de características modernas. As pontes têm uma plataforma de 7,2 metros de largura com passeios de 1,4 metros e beneficiadas com trabalhos de drenagem e sinalização. Enquanto a estrada que liga Vila das Pombas ao Eito tem 1,3 quilómetros de extensão e 6,5 metros de largura”
– in asemana.publ.cv

Aí está uma notícia que me faz feliz. Antes de mais por ser santantonense. Mas sobretudo por saber que é algo que vai facilitar a vida e dar segurança aos locais e a todos que visitam em tempos de chuvas e cheias… além, claro, de embelezar/modernizar mais um ‘cutelo’ destas Ilhas.
E digo isso com conhecimento de causa, por ter tentado ‘passar r’bera’ e ter/não ter conseguido. Por ter ficado quando deveria ter partido. Por conhecer e saber de ‘vítimas várias’ que insistiram em passar… ou foram surpreendidas e ‘levadas’… ao longo dos tempos.
Agora espero que tenham sido obras ‘bem feitas’… e que ‘na hora’ mostrem para o que foram feitas… como… e com que ‘cuidados’ e ‘engenho’ foram feitas.
Já não era sem tempo!!!
E de MCA falando… também a felicidade pelo segundo pacote. De parabéns as mulheres e homens que conseguiram isso, - e Cabo Verde em geral! - com a esperança de que sirva mesmo para o bem de todos os homens e mulheres destas Ilhas todas!
fotos:asemana

domingo, dezembro 06, 2009

A 'nossa'... IDOLOS


Convém dizer algo sobre o Programa Concurso Idolos da Sic, a decorrrer em Portugal. Isso porque, como quase sempre acontece em concursos ligados à música, (e não só!) acabamos sempre por ter uma ‘costela caboverdiana’ a concorrer…
E esta não é a excepção à regra!
E como está-se já na fase da participação do público em geral, convém incentivar o voto na concorrente Diana Silveira Piedade… que é de origem caboverdiana.

Diana Piedade tem 24 anos e é de Lagos, Portugal, descendente de caboverdianos do norte do país.
Considera-se uma rapariga com os pés bem assentes no chão, apesar da sua imaginação em demasia.
Gosta de Rock, Metal, Blues e Jazz.

Sobre a vírgula


Muito interessante(!) esta campanha dos 100 anos da ABI
(Associação Brasileira de Imprensa).

Vírgula pode ser uma pausa... ou não.
Não, espere.
Não espere..

Ela pode sumir com o seu dinheiro.
23,4.
2,34.

Pode criar heróis..
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.

Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.

A vírgula pode condenar ou salvar.
Não tenha clemência!
Não, tenha clemência!

Uma vírgula muda tudo.
ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.
(Não é fantástica? Bem criativa?)
Agora, brinquemos um pouco com este 'jogo'... e coloca a vírgula que falta:

SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.
PS (respostas):
* Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER...
* Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM...

A vírgula é, ou não é, de uma importância capital?

sábado, dezembro 05, 2009

Laço Branco

Contactos:
E-mail: lasubranku_cv@yahoogrupos.com.br
Rua Serpa Pinto nº 68 cp 253 – Telef: 261 62 71 / 261 51 74 – Fax: 261 52 63
Assino por baixo, totalmente de acordo com as intenções... e sobretudo com as acções!

Saudação Especial à nascente FJLP


Que nasça com o 'pé direito' e sirva mesmo para a defesa dos interesses globais dos jornalistas que labutam no mundo de expressão portuguesa... e empurre um pouco mais no sentido de sociedades onde a liberdade de expressão seja efectiva! Longa Vida!

A assembleia constitutiva para a criação da Federação de Jornalistas de Língua Portuguesa (FJLP) decorre de hoje a segunda-feira, no Sindicato dos Jornalistas de Portugal, em Lisboa.
O secretário-executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira, participou na sessão pública de anúncio da criação da Federação de Jornalistas de Língua Portuguesa, que decorre ainda neste sábado, na sede do Sindicato dos Jornalistas.
Ainda está a decorrer um debate sobre a situação dos jornalistas nos países da CPLP; a discussão do projecto de estatutos da FJLP, a apresentação das candidaturas aos órgãos da Federação, apresentação de propostas de planos de actividades e de orçamento para o exercício 2010, de projectos de resolução, e ainda apresentação de propostas de moção.
Amanhã domingo, entre outros tópicos, serão realizadas, a assembleia-geral e a eleição dos orgãos da nova federação de jornalistas.
Os jornalistas participantes do evento visitarão, na segunda-feira, a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ), a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e o Cenjor - Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas.
Posteriormente, decorrerá a reunião da direcção da FJLP com as organizações filiadas, assim como a planificação de actividades de cooperação.
Estarão representados neste evento representantes do Sindicato dos Jornalistas de Angola, Associação dos Jornalistas Económicos de Angola, Federação Nacional de Jornalistas (Brasil), Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo (Brasil), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do estado da Baía (Brasil).
Participam também da reunião representantes da Associação dos Jornalistas de Cabo Verde, Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social da Guiné-Bissau, Sindicato Nacional de Jornalistas (Moçambique), Sindicato dos Jornalistas (Portugal), e o Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social de S. Tomé e Príncipe.
O último encontro das organizações sindicais de língua portuguesa aconteceu na cidade da Praia, organizado pela Associação dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC). Durante a reunião foi possível avançar numa séria de questões preparatórias que deram corpo a constituição da Federação. Recorde-se que na Cidade da praia, foram aprovados os estatutos da referida organização.
Cabo Verde está representado na reunião pelas Jornalistas Hulda Moreira (presidente da AJOC) e Carla Lima (vice-presidente).

fonte: AJOC e Lusa