domingo, dezembro 27, 2009

Regressar ao... Éden!



Já assinei a petição, com todo o gosto (devia dizer, garra?), mesmo sabendo que não vai dar em nada! Ou que as possibilidades de se agir na sequência sejam remotas… Aliás como tem acontecido desde que um coro de reclamações marcou o encerramento e posterior ‘promessa’ de venda…

Mas sempre se deve acreditar!

(Assinemos no máximo, até chegar a um número ‘não desprezível’, pessoal)


"O cine-teatro Éden Park, nascido na cidade do Mindelo em 1922 é a mais importante sala de espectáculos da historiografia da cultura cabo-verdiana. Foi dada como certa a sua venda e posterior demolição para a construção de um hotel. Mas ao que parece o negócio ainda não se concretizou. Vamos ajudar a salvar o Éden Park.


Segundo foi noticiado, a venda do Éden Park, a mais importante sala de espectáculos da história de Cabo Verde, não é ainda um dado adquirido. Sendo assim, pretende-se com esta petição apelar aos responsáveis públicos - Governo e Câmara Municipal - que unam esforços e façam tudo o que estiver ao seu alcance para salvar este património cultural e de memória da cultura nacional. Que contactem os actuais donos e que entrem em negociações imediatas para a aquisição deste espaço nobre da cidade do Mindelo. E que façam com que os mindelenses e os cabo-verdianos tenham orgulho de vocês, por não terem ficado parados a ver o Eden Park apodrecer aos olhos de todos, na principal praça do Mindelo. Façam alguma coisa e salvem o Éden Park. Já."


Para assinar a petição, click aqui.


Divulguem por todos os vossos conhecidos, amigos, interessados. Por todos os que já tiveram o prazer de pisar aquele palco ou de se sentar naquela plateia (e balcão) com mancarra na mão para assistir ao primeiro cinema das suas vidas. A quem possa interessar, mesmo não tendo vivenciado directamente a importância deste edifício para a nossa história e para a nossa memória colectiva. Quanto maior o número de assinaturas, mais pressão poderemos fazer sobre os poderes públicos para que não assistam passivamente à morte lenta deste património, que é de todos nós. Desde já, obrigado."

JB in Café Margoso

E... continuação de Boas Festas!!!

segunda-feira, dezembro 21, 2009

Brittany Murphy - Mais uma estrela que deixa de brilhar


Brittany Murphy

A causa da morte da actriz, de 32 anos, ainda está por apurar... pelo que a autópsia deve ser feita brevemente. O caso está também a ser investigado pela Polícia, prevendo-se a realização de testes a álcool e drogas, cujos resultados só serão divulgados, segundo se noticia, ´daqui a algumas semanas.
Brittany era casada desde, desde Maio de 2007, com o realizador inglês Simon Monjack, e ficou conhecida pela sua participação em filmes como "8 Mile", "Casados de fresco", "Sin City" e "Vida Interrompida".
 A actriz, foi encontrada morta, em casa, em Los Angeles.
O último filme de Brittany Murphy - Deadline - só estará nos cinemas em 2010.


Aqui pode ver o trailer de “Deadline”:

foto: Reuters


domingo, dezembro 20, 2009

Mensagem Natalícia para as crianças: A Velha e o Garrafão




Como já é tradição para o Teatro Infantil do Mindelo – um dos grupos mais activos do teatro caboverdiano – este ano não fugiu à regra:

Nos dias 17, 18 e 19 de Dezembro foi a oportunidade da estreia de mais uma peça pensada para cativar os mais pequenos. Com a adaptação de A Velha e o Garrafão, mais uma vez se cumpriu o papel… e se procurou envolver as crianças, levando até elas estórias que muito têm a ver com a realidade destas Ilhas.

Nos primeiros dois dias, o teatro foi às escolas, numa parceria do TIM com a Delegação de Educação… e já no Sábado, com outra parceria habitual – a Camara Municipal de S.Vicente – o Jotamonte foi o palco para as crianças tomarem contacto com a estória da avó ‘patinhas’.

De parabéns as 3 magníficas do TIM: Elizabete Gonçalves, Zenaida Alfama e Sílvia Lima que, uma vez mais, mostraram a sua generosidade e o seu talento…



sexta-feira, dezembro 18, 2009

IMAGO - Bento Oliveira.




Um ‘ping-raio’ que eu vi nascer e crescer… por ser da família do pai: Alexandre Bintim. Um menino como todos os outros… mais pa tranquile, por momentos… a contrastar com ‘muffnezas mil’ nos outros momentos.

Sempre, ao longo dos anos, encontros de longe a longe, pelo simples facto de habitarmos ilhas diferentes…

Depois, já rapaz a troca de ideias sobre tudo e sobre nada… com tertúlias/propostas para a programação da rádio nacional – que sempre recebeu uma atenção/amor especial da parte do Bento.

Só depois do curso, tive a oportunidade de ‘descobrir’ a obra do há muito Artista. Amor à primeira vista! Mas nunca sabendo explicar porque. Nem interessa. O que conta é o que sinto, o que me provoca… a maravilha que fica/entra em mim…

E sobretudo, a ideia em como estou a ver – na obra do Bento - o que a ‘terra nossa’ tem, produz, e torna diferente do resto dos outros países e culturas…

Hoje falei com ele, via telefone, quando já estava em plena viagem de S.Antão para a capital, ainda antes de chegar a SV – em pleno Mar de Canal, ‘na barc’ sentenciou Bento. Mas já vais tarde, não? Que não, o Abraão e outros estariam já a montar pois a exposição já estava na Praia.

Amanhã, no Nho Eugénio, a abertura com a presença do autor de ‘Imago’…

Todos são convidados a ver/rever/planar/pensar/sentir o ‘lunático com os pés e o coração na terra’.

Fico à espera da minha vez… (como devem sentir, com indisfarçado ciúme dos que lá vão estar) … um destes dias, por aqui.

Copenhaga


Todos são necessários! E ainda está-se a tempo de ‘empurrar/pressionar’ os que querem decidir por nós… sem nós!
Assine a petição do GreenPeace:
‘Save Copenhagen: Real Deal Now!’

sábado, dezembro 12, 2009

Até que enfim... as pontes necessárias e há muito esperadas!


“As pontes dos Concelhos da Ribeira Grande e do Paul, Santo Antão, e a estrada que liga Vila das Pombas ao Eito foram inauguradas neste sábado, 12 de Dezembro. As obras foram financiadas pelo Programa Millennium Challenge Account-Cabo Verde (MCA-CV) no valor de 478 mil contos. O primeiro-ministro, José Maria Neves, presidiu às respectivas cerimónias.
Estas são infra-estruturas rodoviárias de características modernas. As pontes têm uma plataforma de 7,2 metros de largura com passeios de 1,4 metros e beneficiadas com trabalhos de drenagem e sinalização. Enquanto a estrada que liga Vila das Pombas ao Eito tem 1,3 quilómetros de extensão e 6,5 metros de largura”
– in asemana.publ.cv

Aí está uma notícia que me faz feliz. Antes de mais por ser santantonense. Mas sobretudo por saber que é algo que vai facilitar a vida e dar segurança aos locais e a todos que visitam em tempos de chuvas e cheias… além, claro, de embelezar/modernizar mais um ‘cutelo’ destas Ilhas.
E digo isso com conhecimento de causa, por ter tentado ‘passar r’bera’ e ter/não ter conseguido. Por ter ficado quando deveria ter partido. Por conhecer e saber de ‘vítimas várias’ que insistiram em passar… ou foram surpreendidas e ‘levadas’… ao longo dos tempos.
Agora espero que tenham sido obras ‘bem feitas’… e que ‘na hora’ mostrem para o que foram feitas… como… e com que ‘cuidados’ e ‘engenho’ foram feitas.
Já não era sem tempo!!!
E de MCA falando… também a felicidade pelo segundo pacote. De parabéns as mulheres e homens que conseguiram isso, - e Cabo Verde em geral! - com a esperança de que sirva mesmo para o bem de todos os homens e mulheres destas Ilhas todas!
fotos:asemana

domingo, dezembro 06, 2009

A 'nossa'... IDOLOS


Convém dizer algo sobre o Programa Concurso Idolos da Sic, a decorrrer em Portugal. Isso porque, como quase sempre acontece em concursos ligados à música, (e não só!) acabamos sempre por ter uma ‘costela caboverdiana’ a concorrer…
E esta não é a excepção à regra!
E como está-se já na fase da participação do público em geral, convém incentivar o voto na concorrente Diana Silveira Piedade… que é de origem caboverdiana.

Diana Piedade tem 24 anos e é de Lagos, Portugal, descendente de caboverdianos do norte do país.
Considera-se uma rapariga com os pés bem assentes no chão, apesar da sua imaginação em demasia.
Gosta de Rock, Metal, Blues e Jazz.

Sobre a vírgula


Muito interessante(!) esta campanha dos 100 anos da ABI
(Associação Brasileira de Imprensa).

Vírgula pode ser uma pausa... ou não.
Não, espere.
Não espere..

Ela pode sumir com o seu dinheiro.
23,4.
2,34.

Pode criar heróis..
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.

Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.

A vírgula pode condenar ou salvar.
Não tenha clemência!
Não, tenha clemência!

Uma vírgula muda tudo.
ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.
(Não é fantástica? Bem criativa?)
Agora, brinquemos um pouco com este 'jogo'... e coloca a vírgula que falta:

SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.
PS (respostas):
* Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER...
* Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM...

A vírgula é, ou não é, de uma importância capital?

sábado, dezembro 05, 2009

Laço Branco

Contactos:
E-mail: lasubranku_cv@yahoogrupos.com.br
Rua Serpa Pinto nº 68 cp 253 – Telef: 261 62 71 / 261 51 74 – Fax: 261 52 63
Assino por baixo, totalmente de acordo com as intenções... e sobretudo com as acções!

Saudação Especial à nascente FJLP


Que nasça com o 'pé direito' e sirva mesmo para a defesa dos interesses globais dos jornalistas que labutam no mundo de expressão portuguesa... e empurre um pouco mais no sentido de sociedades onde a liberdade de expressão seja efectiva! Longa Vida!

A assembleia constitutiva para a criação da Federação de Jornalistas de Língua Portuguesa (FJLP) decorre de hoje a segunda-feira, no Sindicato dos Jornalistas de Portugal, em Lisboa.
O secretário-executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira, participou na sessão pública de anúncio da criação da Federação de Jornalistas de Língua Portuguesa, que decorre ainda neste sábado, na sede do Sindicato dos Jornalistas.
Ainda está a decorrer um debate sobre a situação dos jornalistas nos países da CPLP; a discussão do projecto de estatutos da FJLP, a apresentação das candidaturas aos órgãos da Federação, apresentação de propostas de planos de actividades e de orçamento para o exercício 2010, de projectos de resolução, e ainda apresentação de propostas de moção.
Amanhã domingo, entre outros tópicos, serão realizadas, a assembleia-geral e a eleição dos orgãos da nova federação de jornalistas.
Os jornalistas participantes do evento visitarão, na segunda-feira, a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ), a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e o Cenjor - Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas.
Posteriormente, decorrerá a reunião da direcção da FJLP com as organizações filiadas, assim como a planificação de actividades de cooperação.
Estarão representados neste evento representantes do Sindicato dos Jornalistas de Angola, Associação dos Jornalistas Económicos de Angola, Federação Nacional de Jornalistas (Brasil), Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo (Brasil), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do estado da Baía (Brasil).
Participam também da reunião representantes da Associação dos Jornalistas de Cabo Verde, Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social da Guiné-Bissau, Sindicato Nacional de Jornalistas (Moçambique), Sindicato dos Jornalistas (Portugal), e o Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social de S. Tomé e Príncipe.
O último encontro das organizações sindicais de língua portuguesa aconteceu na cidade da Praia, organizado pela Associação dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC). Durante a reunião foi possível avançar numa séria de questões preparatórias que deram corpo a constituição da Federação. Recorde-se que na Cidade da praia, foram aprovados os estatutos da referida organização.
Cabo Verde está representado na reunião pelas Jornalistas Hulda Moreira (presidente da AJOC) e Carla Lima (vice-presidente).

fonte: AJOC e Lusa

sábado, novembro 28, 2009

A morte do Sol


Há coisas que, só de pensar, já cansa e confunde! É o caso desta notícia que fala da morte do nosso SOL daqui a nada. Ou seja daqui a 7,5 bilhões de anos... mais coisa menos coisa. Se aquentarmos o nosso pequeno mundo até essa altura... já seria um 'bico d'obra', não?

Mas a pensar em Copenhaga, e nas preocupações fortes de hoje em relação ao planeta - e de acordo com a rapidez das transformações - não chegaremos tão longe, de certeza! Estaremos 'acabados' mesmo muuuuito antes da morte do nosso Sol.

Vejamos então o essencial dessa informação, a partir do estudo de mais uma equipa de cientistas:

"Segundo a previsão da equipe de astrónomos liderada por Juliana Sackmann, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, daqui a aproximadamente 7,5 bilhões de anos se dará a morte do nosso Sol.
Hoje o sol perde, por ano, menos de um trilionésimo da sua massa, daqui a sete bilhões de anos ele começará a pulsar, seu diâmetro crescerá milhões de quilómetros e engolirá Mercúrio.
O sol brilha porque tem massa demais, os átomos de hidrogénio do seu núcleo não suportam o peso sobre eles e se fundem, causando ininterruptas reacções nucleares. A cada segundo, são queimados 700 milhões de toneladas de hidrogénio, libertando 386 milhões de megawatts de energia como calor, luz visível e outras radiações.
Conforme o brilho do sol aumenta, o vento solar terá de lançar mais e mais energia e matéria de estrela morta pelo espaço a fora, o que reduzirá a massa do astro, juntamente com a força gravitacional, causando o deslocamento de outros planetas para mais longe, de acordo com Walter Maciel, do Instituto Astronómico e Geofísico da Universidade de São Paulo.
Como o sol estará muito distante dos outros planetas, o astro tentará reacender a chama no seu interior, tendo que se expandir e contrair quatro vezes.

A morte do Sol terá 3 fases:

1ª Fase: ”Gigante Vermelho”
O astro passará então a fase “Gigante Vermelho”, na qual perde rapidamente suas camadas exteriores, pois depois de queimar todo o hidrogénio (substância mais abundante no Universo) no seu interior, o astro terá de inchar e se diluir, usando outro combustível, o Hélio, para continuar vivendo, ganhando uma cor avermelhada.

2ª Fase: Anã Branca
Mas, um dia o hélio também irá acabar, fazendo com que o sol passe pela segunda fase, pois a estrela, conduzida pela gravidade, implodirá sobre si mesma tornando-a uma “Anã Branca”, com metade da massa actual espremida numa esfera com diâmetro 17 vezes menos que hoje e sem forças para liberar energia.

3ª Fase: Anã Negra
O sistema solar será encoberto por uma nebulosa nuvem de poeira e gases resultantes do desgaste estelar, e os planetas enfrentarão o frio e a escuridão. A fase
“Anã Negra” será o ponto final de evolução de uma estrela de baixa massa, sem companheira, longe de todos os planetas, após ter passado a fase anã branca e ter esfriado, não sendo mais luminosa.
O que um dia foram os oceanos ter-se-á transformado em vastas planícies. E os antigos continentes terão se tornado planaltos. É que, por aquele tempo, o Sol terá aumentado em 40% o seu brilho, secando de vez o planeta e varrendo a atmosfera para o espaço.

Provável solução
Para reactivar o sol seria necessário lançar foguetes nucleares ou raios laser no depósito de hidrogénio, próximo do núcleo, que queima hélio. O combustível entra de novo em reacção nuclear , ganhando o sol mais alguns bilhões de anos.
O problema é que os foguetes nucleares empurrariam a terra para além da região de Saturno e a energia para a operação viria da fusão do hidrogénio retirado da água do mar, o que esgotaria 10% dos oceanos.
Ainda não se tem certeza se a Terra sobreviveria, pois de acordo com Jonathan Fortney, do Centro de Pesquisa Ames da Nasa, mais estudos deverão ser feitos, pois os dados que se tem até agora são baseados somente em estatísticas dos astrónomos."
Fonte:
super.abril

quarta-feira, novembro 25, 2009

Dia Internacional de Combate à Violência Contra as Mulheres


Uma outra luta que deve ser produzida em todas as frentes... e por todos!

Felizmente, nos dias que correm as denúncias começam a acontecer mais vezes... mas o mais importante mesmo é que "DEIXEM DE ACONTECER!!!"

Numa ideia e realização de um jovem cineasta creoulo - que estou certo, em breve irá dar que falar e fazer mexer o nosso 'pequenininho' mundo audiovisual - e mesmo no ambito de um trabalho "escolar", aconteceu este trabalho aqui no Mindelo. Com um tema e uma mensagem que vale sempre ver/falar/debater... a violência dentro de casa, propomos o visionamento desta curta que, está no YouTube, no seguinte endereço:


Aqui no teatrakácia, já tinha sido notícia há algum tempo atráz, quando foi seleccionado para a secção competitiva do Festival Internacional de Cinema do Algarve - Portugal:

"A curta-metragem “Memórias Tristes” do realizador mindelense Marcos Ferreira, realizado aqui no Mindelo, no âmbito dos estudos universitários em especialidade cinema, vai ser exibida esta noite em Portimão, Portugal, fazendo parte da secção competitiva do Festival Internacional de Cinema do Algarve – FICA 2009.Sobre a descoberta e selecção dessa curta cabo-verdiana, escreve Rafael Barbosa no asemanaonline, citamos: “A participação do filme cabo-verdiano despertou a atenção do director do festival, Carlos Manuel. O diário Barlavento Online informa que durante a apresentação da 37ª edição do FICA, o director destacou a importância da presença da obra que representa Cabo Verde. O jornal descreve o curta como "um pequeno e importante filme que, de forma breve e bem estruturada, mostra um pouco da realidade social que também se vive actualmente naquele país". Proposta que se enquadra bem no tema do festival: "O Cinema e a Globalização no Mundo".Memórias Tristes conta, em poucas pinceladas, o sofrimento e a violência vividas quotidianamente por um sem número de mulheres e crianças creoulas, no seio da sua própria família, e conta com a participação dos actores Áurea Varela, Zenaida Alfama e Fonseca Soares."

domingo, novembro 22, 2009

As mulheres... são mesmo especiais!


Não há dúvida nenhuma, que as mulheres têm um quê de bem especial... e sabem fazer bem as coisas, de acordo com os seus pensamentos... além da muita criatividade. Pensam, pensam! Até encontrarem a melhor forma de agir... e depois, não tem pejo, receio, mas sim firmeza em levar as coisas até ao fim.

Isto vem a propósito desta anedota que reflecte, quanto a mim, esses 'atributos' bem especiais:

Um rapaz de 16 anos chega em casa com um Porsche e os pais gritam:
-Onde conseguiu isto?
Ele calmamente responde:
- Acabei de comprar.
Com que dinheiro? Perguntam. Sabemos quanto custa um Porsche!
- Bem, ele disse, este custou 15 dólares.
E os pais esbravejaram ainda mais:
- Quem venderia um carro destes por 15dólares?
- A senhora logo acima na rua. Não sei seu nome, recém mudou-se para cá. Ela me viu passando de bicicleta e perguntou se queria comprar o Porsche por 15 dólares.
- Santo Deus! Gemeu a mãe, deve abusar de crianças. Quem sabe o que fará depois? John vá lá imediatamente, para ver o que está acontecendo.
O pai foi até a casa da senhora e ela calmamente plantava petúnias no jardim. Ele se apresentou como pai do rapaz a quem ela vendeu o Porsche e perguntou por que ela havia feito aquilo.
- Bem, disse ela, pensei que meu marido estivesse viajando a serviço, mas
descobri que ele fugiu para o Havaí com a secretária e não pretende voltar... Esta manhã ele me ligou e pediu que vendesse o Porsche e lhe enviasse o dinheiro... Então eu vendi.

(As mulheres são ou não são maravilhosas?!)

domingo, novembro 15, 2009

Há coisas que são... automatizadas/robóticas


O nosso cérebro é inteligente, mesmo !!!
De aorcdo com uma peqsiusa
de uma uinrvesriddae ignlsea,
não ipomtra em qaul odrem
as Lteras de uma plravaa etãso,
a úncia csioa iprotmatne
é que a piremria e útmlia Lteras
etejasm no lgaur crteo.
O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol,
que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea.
Itso é poqrue nós não lmeos
cdaa Ltera isladoa,
mas a plravaa cmoo um tdoo.
Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua mente
leia correctamente o que está escrito.

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45
P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!
Há coisas maravilhosas... não?
fonte: net

sábado, novembro 14, 2009

O prazer está nas tuas mãos


Em pleno século XXI… certas reacções - à século passado! – parecem fazer escola, sendo mais regra do que excepção.
Algo que, na hora certa, todos fizeram… ‘mais ou menos escondidamente’ e que num outro papel (de pais)… já encaram de forma radical e antagónica.
Acontece em Espanha, um país europeu considerado moderno… o que não seria, se fosse nestas ilhas mais ou menos (In)Afortunadas?
Estou em crer que, num forum familiar ou de amigos, as reacções seriam uma… e já no domínio público, as posições seriam bem outras!
Isto, a propósito dum programa lançado por poderes locais em Espanha – Extremadura -… preocupados com a educação sexual, e com o objectivo de ajudar os mais jovens a encarar de forma natural e normal a sexualidade (que inclui, naturalmente, a masturbação).
O prazer está nas tuas mãos” deu o click para a catadupa de reacções negativas:
“As aulas têm como alvo jovens dos 14 aos 17 anos e estão a incediar os ânimos entre pais e educadores, apesar de serem facultativas e de pretenderem apenas, segundo os responsáveis, ajudar os adolescentes a encarar a sexualidade de forma natural.
Do programa das aulas fazem parte matérias sobre anatomia e fisiologia sexual masculina e feminina, mas também técnicas de masturbação e uso de objetos eróticos.
A secretária de Juventude da Extremadura, Laura Garrido, defende que o novo curso "não deveria escandalizar a ninguém, principalmente porque todos nós fomos adolescentes algum dia e todos nós temos sexualidade" e sublinha que a masturbação é apenas um dos aspectos do curso.
"O programa tem muitos mais aspectos, como hábitos saudáveis, auto-estima, afetividade, identidade de gênero, doenças de transmissão sexual... e esperamos derrubar muitos mitos negativos sobre a masturbação, claro", explica a responsável, à BBC.
Mas os esclarecimentos não satisfazem, por exemplo, a Associação de Pais Católicos da Extremadura, que formou um grupo de protesto que ameaça levar o governo regional aos tribunais.”
fonte:BBC/Visão

terça-feira, novembro 03, 2009

Dengue - Luta de todos!!!


Após a informação especial desta manhã na RCV… (com a informação de mais três vítimas mortais no espaço de menos de 24 horas…) a preocupação aumentou exponencialmente, e na net, não se fala de outra coisa: ‘esta epidemia da Dengue tornou-se de facto num problema grave de saúde pública no país’ e todos estarão de acordo que há que fazer muito mais, com a participação de todos.
Vejamos alguns exemplos:
“Oi
Eu tenho que confessar que ando apavorada (ou quase)…
Tenho a casa rodeada de plantas e uma nuvem de mosquitos a rodear-me a casa, vinda de uma obra em construção parada há mais de 5 /10 anos, murada e trancada, com o terreno completamente coberto de plantas rasteiras e árvores que entretanto cresceram de forma selvagem. Os donos vivem no estrangeiro e não conseguimos contacta-los.
Nem quero imaginar o que haverá lá dentro para além das muitas plantas (lixo, garrafas, plásticos, agua estagnada e MOSQUITOS). Mobilizei os vizinhos, contactamos a Delegacia de Saúde e a Câmara. a resposta foi: não podem fazer nada porque a propriedade é privada...
NUMA SITUAÇÃO DE SAÚDE PUBLICA TÃO PERIGOSA temos que arranjar alternativa.
Concordo com a mensagem de há pouco. Alertas e só conversas de televisão e rádio NÃO CHEGAM. Há que mandar gente para a rua, TROPA; POLICIA; VOLUNTÁRIOS, etc.. para investigar e sanear. Independentemente de ser publico ou privado.
Ao mosquito que pica ninguém vai perguntar onde nasceu se na Praça Nova ou no meu quintal. Infecta e segue em frente
S.Vicente é dos municípios menos afectados. Vamos deixar que fique como PRAIA está?
Um abraço”

E esta outra:

“Olá Pessoal
Temos de dar um basta nesta palhaçada e EXIGIR que os nossos governantes e toda a população tratem esta questão da DENGUE com seriedade e inicie o mais rapidamente um plano de emergência.
Hoje todos nós ficamos chocados com o caso da Neusa, pessoa próxima de muitos, que aos 34 anos perde a vida por causa de algo que segundo as nossas autoridades está sob controlo.
Podia ser qualquer um de nós! Um abraço forte à sua familia nesta hora de horror.
No ano em que a DENGUE reapareceu no Brasil, com força, eu me encontrava lá e acreditem que foram feitas campanhas sérias e intensas que envolveram todos os brasileiros, grandes e pequenos, e mesmo assim, ainda hoje, nas épocas mais quentes, esta doença causa muitas mortes.
Enquanto ficarmos de braços parados os mosquitos estão a reproduzir-se e a contaminar mais pessoas. Esta luta é de cada um de nós pois se eu limpar os vasos de água parada e o meu vizinho não o fizer a minha saúde estará em risco.
Temos de agir individualmente na eliminação dos focos, e exigir que os outros também assumam esta responsabilidade e forçar as nossas autoridades a assumir o seu papel e fazer valer sua autoridade neste processo. TODOS SOMOS OBRIGADOS A ADOPTAR MEDIDAS DE SEGURANÇA. QUEM NÃO CUMPRIR O QUE FOR DETERMINADO ESTARÁ SUJEITO A SANÇÕES SEVERAS!
Vamos cada um de nós fazer a nossa parte e exigir ao Sr. Ministro da Saúde que dê a cara e assuma perante todos que a situação é gravíssima. Seguramente teremos quebra em termos de entradas de novos turistas mas conseguiremos garantir a saúde da nossa população”.

E mais esta receita…
“Esta receita foi passada por pessoas de uma colônia de pescadores (Brasil).
O excelente é que não intoxica; pode ser usado à vontade.
- 1 garrafa de álcool etílico ou mesmo canforado
- meio vidrinho de óleo para bebê para não desidratar a pele (o óleo é opcional);
- 1 pacote de cravinho (mais ou menos 30 cravos), e deixe ficar em infusão por uma noite.
(Dizem que) Torna-se num excelente repelente caseiro!!!!! E o cheiro até é agradável!
Cumptos”
E quanto a repelentes... a aposta revolucionária no Brasil e não só:
Mosquitan. Fabricado pela empresa italiana Larus Pharma, o produto MOSQUITAN é 100% natural, apresentado em forma de adesivo e, o mais importante, não contém DEET (dietil-meta-toluamida), substância química presente na maioria dos demais repelentes e não recomendável para gestantes e crianças menores de dois anos. Poderá estar disponível no país?

O importante, mesmo, é todos juntos erradicar-mos as ‘fontes’ de produção dos mosquitos que estão mesmo a reinar nas Ilhas, depois das chuvadas deste ano.

segunda-feira, novembro 02, 2009

Cabo Verde tem doutores a mais?


Faz parte do passado - com certeza! - o tempo em que, em Cabo Verde, a primeira e única preocupação, era construir e pôr a funcionar escolas espalhadas pelas Ilhas, para se poder aprender a ler e a escrever… e na sequência poder entender mínimamente como desempenhar um determinado trabalho/emprego… Nesse pressuposto estaremos todos de acordo, pois não?
Ainda antes da independência, descobriu-se que o passo seguinte seria ter também um outro tipo de escola – complementar à primeira – onde se poderia ensinar mais o ‘como fazer’, o ‘saber fazer’ para se conseguir uma profissão. E no caso de S.Vicente, a ‘Escola de Puntinha’ terá sido um grande exemplo, entre outras experiências.
Com a Independência do país, seguiu-se um boom bem grande de formação universitária fora do país que terá servido para ajudar no montar de toda uma infra-estruturação de serviços mil que um país emergente necessitava… (embora reconhecidamente com ‘danos colateriais’ devido ao facto de nunca ter havido uma política bem organizada e baseada na realidade, de formação universitária).
Em boa parte devido à falta de uma política realista e consentânea com a realidade do país… se deu início à ‘forte fuga de cérebros’ que continua até hoje. E continua hoje em dia, no nosso fraco entender, sobretudo porque continua a faltar – depois do Conhecimento, e do Saber Fazer – a componente mais importante que é a Investigação.
Aprender, compreender, analisar para chegar ao nível de também produzir ideias e produtos… com base em estudos, teses, teorias, fórmulas… (nossas!) desenvolvendo a criatividade e produzindo ciência nas mais variadas disciplinas ou vertentes.
Trinta e cinco anos depois… continuamos a produzir ‘doutores macaqueadores’ pelo simples facto do conhecimento estar mais ‘decorado’ do que assimilado. E depois do regresso à Terra, ou saindo das nossas já variadas experiências universitárias – porém fracas formações – caem no mundo do trabalho onde, mais do que ‘desaprender’ as teorias… se formam na melhor universidade que montámos até hoje: a da Vida de Sabura, Consumismo Total e Valores Correlativos.
Com uma certa democratização do acesso à formação conseguida, sem a tal política educacional que incentivaria a uma formação de acordo com as necessidades do país – existindo um déficit enorme em termos de formação profissionalizante – continuamos a ‘amontoar’ doutores que não terão emprego… nem mesmo na capital do país.
E sem ‘cérebros’, sem ideias, sem criatividade, sem o espírito de trabalho produtivo… não se ‘inventam/criam’ empresas made in cabo verde… não se criam os muitos mais postos de trabalho que bem necessitamos. É caso para dizer que urge a criação da Universidade dos Valores onde iremos aprender (de novo?) a pensar com as nossas cabeças… começando por redescobrir o que é mais importante nas nossas vidas e para o desenvolvimento do País.

Mais...
Café Margoso
Jornal da Hiena

sexta-feira, outubro 30, 2009

Mais um ponto positivo para Obama… Mais um ‘Yes!’, bem ao estilo do ‘A Semana’


Esta recebi com uma indisfarçada alegria, na redacção - causando alguma estupefação a colegas do lado - quando ‘deparei’ com a notícia. Pela simples razão de que considerara a medida – tomada há vinte e dois anos atrás - como ‘uma injustiça e uma discriminação imperdoáveis’ para um qualquer país considerado ‘de bem’!
É que Obama ‘acaba de acabar’ com essa proibição antiga… a de que pacientes com HIV não podiam entrar nos EUA.

Obama fez o anúncio durante a assinatura da extensão do Acto Ryan White de Tratamento do HIV/Sida, que prevê também programas de educação, prevenção e tratamento para pacientes norte-americanos.

Obama argumentou que a proibição havia sido imposta numa época em que os visitantes infectados eram tratados como uma "ameaça". "Nós lideramos o mundo quando se trata de ajudar a conter a pandemia da Sida. Apesar disso, ainda somos um dos poucos países que (ainda) barram pessoas com HIV de entrar no nosso território", acrescentou o Presidente norte-americano, sentenciando: "Se nós queremos ser líderes mundiais no combate ao HIV/Sida, precisamos agir como líderes."
Na próxima segunda-feira o governo dos States publicará uma norma definitiva que elimina a proibição de viagens… que entrará em vigor em 2010. Nunca é demais acrescentá-lo: O vírus da Sida infecta 33 milhões de pessoas em todo o mundo e cerca de um milhão nos EUA.

(fonte: AFP)

domingo, outubro 18, 2009

finkadu na raiz


Comemora-se hoje nas ilhas… mais um dia nacional da cultura – finkadu na raiz – com o ‘monstro’ da nossa identidade e cultura em pano de fundo - Eugénio Tavares, esse poeta, jornalista, compositor, escritor… - enfim, essa autoridade intelectual das Ilhas todas, a quem muito devemos...

sábado, outubro 17, 2009

Essa eu adorei ver!!!

Um Conselho de Ministros que decorre a 5 metros de profundidade… é com certeza uma primeira vez!
Adorei sobretudo a criatividade, mas também o levar a sério até ao fim dos Ministros e do seu Presidente que, durante meia hora fizeram a sua reunião do Conselho - com um objectivo especial e simbólico – assinando nesse cenário uma declaração a pedir/exigir aos responsáveis mundiais, que sejam definidas metas ambiciosas de redução dos gases com efeito de estufa. A decisão sobre essa matéria será tomada em Dezembro, em Copenhaga… onde vai decorrer a Cimeira do Clima, e é preciso perseverar... chamar a atenção... para a necessária acção!
É que as Maldivas – esse arquipélago formado por mais de mil Ilhas… a uma média de só 2 metros acima do nível médio do mar… - mais que qualquer outro país no mundo, está preocupada com a subida do nível do Mar: “Vamos todos morrer, se não houver um consenso mundial” defendeu o Presidente Mohamed Nasheed em conferência d’imprensa já à tona da agua… no final do especial Conselho de Ministros, com certeza a primeira reunião política sub-aquática.

Adorei ver!!!

sexta-feira, outubro 16, 2009

What on Earth Evolved?








Que os homens são uns seres que se adaptam a quase tudo, que estão prontos para as mudanças, que eles próprios evoluem e tem evoluído ao longo dos milhares de anos de existência… todos estaremos de acordo. Assim como o consenso será também em relação às nossas limitações em termos evolutivos… não?
E chega-nos em mãos esse ‘papel’ in 'o publico' sobre um jornalista de ciência, autor do livro “What on Earth Evolved?” que vai no sentido do acentuar das nossas limitações evolutivas:
“Quais serão as espécies com maior sucesso evolutivo no planeta? O ego levar-nos-á a pensar em nós próprios, os pessimistas pensaram nas bactérias, os mais dados a mitos pensarão nas baratas. Mas no novo livro What on Earth Evolved?, Christopher Lloyd faz as contas e chega a uma conclusão que agradaria a Charles Darwin, que também incluiu estes seres entre os seus vastos interesses: as minhocas.

As minhocas, diz o autor, um jornalista de ciência, ao jornal britânicoSunday Telegraph, sobreviveram a cinco grandes extinções de vida na Terra e tornaram a civilização humana possível, ao produzirem e fertilizarem o solo, onde nascem as plantas de que os animais, como nós, se alimentam. "Nós só por cá andamos há uns 160 mil anos e o antepassado directo das minhocas surgiu há 600 milhões de anos", comentou o autor, cujo livro é publicado no âmbito das comemorações dos 200 anos de Darwin e os 150 daTeoria da Evolução Através da Selecção Natural. E quanto aos humanos, em que posição nos coloca Lloyd? Num honroso sexto lugar, depois de algas (que produzem oxigénio vital para nós e todos os outros animais respirarem) e de cianobactérias. Mas ainda assim à frente dos corais, das leveduras, do vírus da gripe - e do fungo que dá origem à penicilina.

quinta-feira, outubro 15, 2009

Com 'surdina'...


Desde que ‘descobri’ a grande música negra… (ainda um teen-ager) que esse monstro do jazz me ‘conquistou’ de forma irreversível.
Das tais ‘estrelas’ que ‘brilham… e deixam brilhar!’… Miles Davis ia surpreendendo os fans com ‘novas sonoridades e novas descobertas’ no mundo de jovens músicos emergentes a quem dava a mão, conselhos, experiência, oportunidades
Miles merece mais, muito mais…

Por agora convém assinalar essa boa nova que nos chega da ‘Cidade Luz’ através dum ‘papel’ da AFP que aqui repomos, com a devida vénia:
Paris presta tributo à lenda do jazz Miles Davis
"Miles Davis é o tema de uma exposição na parisiense Cité de la Musique, que presta uma homenagem a este músico misterioso e carismático americano que revolucionou o jazz.
Com 350 objetos - filmes, fotos, manuscritos, capas de álbuns, vestuário, trompetes -, a exposição recria o universo do músico nascido em 1926 em Saint Louis, Illinois, de sua chegada a Nova York, em 1944, até ao seu último show em Paris, em 1991, pouco antes de sua morte.
A exposição que abre esta sexta-feira... e encerra no dia 17 de janeiro."

Miles Forever!!!

quarta-feira, outubro 14, 2009

Faltam 20 anos para sermos imortais...


Nos tempos que correm, muitos têm, com certeza, pensado/sonhado com ideias dessas...
E não é que o 'The Sun' chegou ao descaramento de publicar?


'Vida eterna, sexo virtual ou mergulhar durante quatro horas sem oxigênio. O que agora não passa de ficção poderá ser o pão-nosso de cada dia daqui a 20 anos. Quem o diz é Ray Kurzweil.
Ray Kurzweil é um conceituado cientista e inventor, e defende que dentro de 20 anos a nanotecnologia associada ao conhecimento aprofundado sobre o funcionamento do corpo poderá tornar o ser humano imortal.
Em artigo publicado hoje no jornal britânico “The Sun”, o cientista norte-americano de 61 anos, que no passado foi capaz de prever o surgimento de novas tecnologias, explica que o ritmo acelerado com que avança o nosso conhecimento sobre o funcionamento dos genes e das ciências dos computadores, potenciarão o surgimento de nanotecnologias capazes de substituir órgãos vitais.
Ray Kurzweil lembra, por exemplo, que actualmente já estão disponíveis pâncreas artificiais e implantes neuronais.
Segundo a “Lei do Retorno Acelerado” (Law of Accelerating Returns , em inglês), assim designa Kurzweil a sua teoria, “daqui a 20 anos, aproximadamente, será possível reprogramar os nossos corpos parando e revertendo o envelhecimento. Então, a nanotecnologia permitirá sermos eternos”.
“Nano bastões substituirão as células sanguíneas e farão os seus trabalhos de uma forma milhares de vezes mais eficiente”, escreve o cientista no “The Sun”.
Na opinião de Kurzweil, e segundo ele também de muitos outros cientistas, “dentro de 25 anos será possível fazer um sprint olímpico durante 15 minutos sem ter de respirar ou mergulhar durante quatro horas sem oxigênio”.
“As vítimas de ataque cardíaco – que ainda não disponham de um vulgar coração biônico – poderão avançar calmamente para um transplante enquanto a suas nano células sanguíneas mantêm-nas vivas”, escreve Kurzweil, prevendo ainda que “a nanotecnologia ampliará as nossas capacidades intelectuais para níveis nunca vistos, passando a ser possível escrever um livro em alguns minutos”.
“Se quisermos passar para o modo de realidade virtual, os nano bastões poderão desligar os sinais cerebrais e levar-nos para onde quisermos. O sexo virtual será banal. E na nossa vida quotidiana, hologramas poderão ser projetados pelo nosso cérebro para nos explicar algo que não entendemos”, diz ainda Ray Kurzweil.
“Estaremos a caminhar para um Mundo onde os homens se tornarão cyborgs, com membros e órgãos artificiais”, conclui o cientista.'

terça-feira, outubro 13, 2009

Manel Património...


O Homem era uma estrela maior no firmamento dos artistas cabo-verdianos… mas no entanto, no dia-a-dia, mantinha com todos um relacionamento salutar e simpático de mero conterrâneo apaixonado pelas Ilhas.
Amor não disfarçado pela ‘terrinha’, que culminava com a forma como encarava a vida nessas ilhas infortunadas: com muito e constante humor. No seu dizer, era a melhor forma de viver com as limitações constantes do Cabo Verde de nôs tude.
Paradoxalmente a despertar interesse e alguma notoriedade no início da sua carreira como autor-compositor-intérprete… mais pelas suas coladeras gostosas, sarcásticas, e bem humoradas… é no entanto na composição da morna que Manel d’Novas deposita o seu melhor, desde o tempo, atenção, carinho, habilidade, perfecionismo… até à sua própria alma.
Pesquisar, estudar, reter e disponibilisar toda a gigantesca e rica obra do nosso trovador-mór… deve ser prioridade e certeza de realização dos dirigentes centrais e locais do país. Não de S.Vicente que o ‘encantou’, nem de S.Antão que o viu nascer, mas do Cabo Verde total que o ‘formatou e preencheu’ ao mesmo tempo que ele descobria/interpretava/ retia/derramava na composição a essência da alma creoula desta Nação.
Ouvir falar em homenagear Manel d’Novas com a candidatura da Morna a Património Imaterial da Humanidade, nos enche de uma felicidade estonteante que nasce do conhecimento e contacto de muitos anos com o Artista, pela certeza de que seria algo que lhe era muito caro…
E infelizmente, colada a essa felicidade, a apreensão/medo de que não passe de ‘fogo de palha’ bem ao estilo do cabo-verdiano dos seculos XX/XXI: Falar/falar/falar… e esquecer!

“Ah Manel… ke bom vin no ta fka ta enviób sempre boas novas, ta brindá a bo memoria… ke bo muzka na kuraçon” (sms de VM)

quarta-feira, outubro 07, 2009

Segurança//vigilancia//big brothers

(Depois dumas looongas férias...)

As tendências estão aí para todos…

Por mais que se tente ‘tapar o céu com a peneira’ para não ‘ver’, a realidade está aí, para contrariar…
Neste século XXI, estamos todos preocupados com a segurança… cada vez mais preocupados, pois as ocorrências também nos levam a isso.
E esta ‘nova’ que inserimos aqui no Teatrakácia, mostra como estamos a ir em movimento uniformemente acelerado… nesse sentido.
No sentido de um cada vez menor espaço próprio, íntimo…


Reino Unido entra na era da vigilância 2.0

"A cibervigilância feita pelos próprios cidadãos está a ganhar terreno no Reino Unido. Todos aqueles que queiram, a partir de casa, vigiar determinado local público (a partir das imagens recolhidas em directo por câmaras de segurança instaladas in loco) poderão ganhar cerca de mil euros por mês com esta actividade, que funciona através de um sistema de pontos. A era da videovigilância 2.0 parece estar a chegar ao país, que ameaça transformar-se num “paraíso de espiões”, acusam os críticos.
Uma empresa chamada Internet Eyes oferece aos seus clientes a possibilidade de alugarem câmaras de vigilância ligadas à Internet a um preço de 20 libras por câmara por semana.
Um aspirante a cibervigilante tem que começar por preencher uma ficha de inscrição online e depois o método é simples: os subscritores do serviço vão acumulando pontos pela actividade de vigilância. Quando vêem algo de suspeito (sempre atentos às imagens que vão fluindo em directo nos ecrãs dos seus computadores) têm de carregar num botão para enviar a imagem (com o respectivo descritivo do acontecimento) para os donos das câmaras.
Os utilizadores que detectem uma actividade suspeita, ganham um ponto. Se essa actividade resultar num crime real, os utilizadores ganham três pontos. E, nesta actividade, pontos equivalem a dinheiro.
De acordo com o The Times, esta empresa está a promover o serviço como um jogo online, estando até previsto que haja uma prova em rede, em Novembro, na localidade de Stratford-upon-Avon.
Esta iniciativa já recebeu inúmeras críticas. Grupos de apoio às liberdades civis asseguram que a iniciativa Internet Eyes poderá converter o Reino Unido num “paraíso de espiões”.
Charles Farrier, director do grupo No CCTV (que se poderá traduzir como “Não às emissões em circuito fechado”), qualificou a ideia de “terrível” em declarações à imprensa britânica. “Isto é algo que deve ser cortado pela raiz. Não só fomenta uma perigosa mentalidade de espionagem, mas também poderá fomentar perigosos abusos dos direitos civis”.
Tony Morgan, um dos responsáveis da empresa, assegura porém que o sistema oferece às empresas locais mais protecção, dissuadindo os delinquentes. “Isto poderia converter-se na melhor arma de prevenção de delitos que alguma vez existiu”, afirmou.
Estima-se que o Reino Unido tem cerca de 4,2 milhões de câmaras de vigilância espalhadas por locais públicos, o que equivale a um ratio de cerca de uma câmara para 14 pessoas."

(in publico.pt)

sábado, agosto 22, 2009

Duas luas a 27 de Agosto de 2009

Imagem: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Southwest Research Institute

Esta... tem estado a circular pela internet… (desde 2003). Pelo sim, pelo não… vou estar atento! A ver se, de facto, estarão duas luas a brilhar no céu… a 27 de Agosto próximo.
O Planetário Internacional de Vancouver, da British Columbia Canadá, calculou com precisão, a distância em que Marte estará a orbitar perto da terra. Será no dia 27 de agosto de 2009.
Todavia, o mais interessante de tudo é que isto (já) estava previsto num código Maya, encontrado na pirâmide ao lado do Observatório Estelar em Palenque, Chiapas -México.
Com este cálculo matemático Maya… agora os Mayas estão a ser vistos como os gregos da América, e orgulho da Guatemala.
Pelo menos, quatro ou cinco gerações da humanidade não voltarão a ver este fenómeno natural, que poucas pessoas parecem conhecer… apesar de ter sido anunciado a 11 de Maio passado.
Duas Luas no céu?!
Na noite de 27 para 28 de Agosto, olhe para o ceu, pois parece que… o planeta Marte… será a estrela mais brilhante do céu, e será tão grande quanto a Lua cheia… numa altura em que estará a 55,75 milhões de km’s da terra.
Não perca!!!
Será como se a terra tivesse duas luas… e este acontecimento só se produzirá - de novo - no ano de 2287.
Vamos a ver… (será?)

domingo, agosto 16, 2009

Faleceu Isabel Alves Costa

O meu amigo e companheiro das lides do teatro e do Mindelact aqui na terrinha – o revolucionário do teatro contemporâneo em Cabo Verde, João Branco - acaba de perder a sua mãe… uma portuguesa a quem se deve uma vida inteira dedicada ao teatro… e consequentemente responsável por uma evolução das artes cénicas naquele país europeu… e por pessoa interposta, ao teatro em Cabo Verde…
Sim, faleceu sábado passado Isabel Alves da Costa.
É o jornal Publico que escreve, citamos: "Isabel Alves Costa, directora do Festival Internacional de Marionetas do Porto e ex-responsável artística do Rivoli, faleceu ontem em Monção.A programadora Isabel Alves Costa (1946-2009), primeira e última directora artística do Rivoli Teatro Municipal, no Porto, morreu ontem na sua casa de férias, em Monção, vítima de doença súbita. Filha de Henrique Alves Costa, histórico director do Cineclube do Porto e figura determinante na divulgação do cinema em Portugal entre as décadas de 50 e 70, e irmã do arquitecto Alexandre Alves Costa, Isabel Alves Costa teve um papel fundamental na estruturação da vida cultural do Porto durante a década de 90 e foi uma das programadoras mais activas do Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura, como responsável pela área das artes do palco.
O Governo francês atribuiu-lhe a medalha de Chevalier des Arts et des Lettres em 2006 - foi estudar para Paris em 1963 e regressou em 1997 à Sorbonne para se doutorar em estudos teatrais. O Rivoli, que dirigiu desde a reabertura como teatro municipal, em 1993, até à entrega do equipamento a Filipe La Féria por iniciativa de Rui Rio, em 2007, foi a sua grande aventura pública e pessoal. Durante os anos em que esteve à frente do teatro, Isabel Alves Costa transformou-o na sala de espectáculos de referência da cidade, sobretudo nas áreas da dança e do novo circo. O processo que terminou com a concessão do Rivoli a um privado (e que Alves Costa descreve minuciosamente em "Rivoli 1989-2006", o livro com que pôs um ponto final nesse capítulo) debilitou-a profundamente, mesmo a nível físico, como explicou ao PÚBLICO na primeira entrevista que aceitou dar sobre esse assunto, em Setembro do ano passado: "[Foi] muitíssimo sofrido. As pessoas não têm noção de como estas coisas nos marcam o corpo. Eu tenho tido, desde que saí do teatro, uma série de problemas que, dizem-me os médicos, resultam dos últimos anos do Rivoli. Tenho de virar muitas páginas para o meu corpo voltar a ter um funcionamento mais ou menos normal." Foi virar essas páginas ali ao lado, como directora do Festival Internacional de Marionetas do Porto, que ela própria fundou em 1989 e que nos últimos anos se realizou mesmo em frente ao Rivoli, na Praça D. João I, e também para o Alto Minho, onde em 2005 assumiu o acompanhamento artístico da companhia de teatro Comédias do Minho, um projecto único no país pela sua relação de igual para igual com o território".
As mais sentidas condolências ao amigo JB que, neste momento, estará nas cerimónias fúnebres...

quarta-feira, agosto 05, 2009

Até sempre, Biús!


Como se explica que um amante da Vida… um bon-vivantse tenha suicidado? Porque disso se trata! Biús, nos últimos anos da sua vida, não obstante os constantes sinais contrários à continuação da ingestão de álcool, manteve-se fiel à bebida. Gritou e berrou, e chateava-se com os amigos que tinham a ousadia de o chamar a capítulo no que diz respeito ao grogue… Sim, ao grogue nosso de cada dia que, com as mãos trementes, insistia em manter como amigo primeiro. Sinais após sinais, uma saúde cada vez mais degradada… a insistência firme no continuar a beber… a contrastar com um corpo cada vez mais fraco, e mãos cada vez menos firmes. Por isso, a certeza de que se tratou de suicídio. Suicídio premeditado e executado até ao atingir do objectivo
Fica a pergunta: como se explica que um amante da Vida… um bom-vivant… um homem cheio de humor e de alegria de vida… se tenha suicidado?
Autor, compositor, intérprete e animador de uma música de veia bem humorada, ritmada, de qualidade, contagiante, onde o convívio e a inter-actividade reinavam… são a mais-valia desse homem-menino eterno que, hoje, nos deixou.
Biús começa a brilhar ainda de tenra idade, n'Os Gaiatos, depois Seis Jovens Unidos, e depois na emigração nos states no Jamm Band... e nos últimos anos com base de novo no Mindelo, a reinar nas noites de música ao vivo por tudo quanto é palco... com uma actuação sempre contagiante, atingindo a todos: desde os mais jovens até aos ouvintes de terceira idade... Um Artista marcante no firmamento da nossa música!
Que a terra lhe seja leve!
Que continue a brilhar na consciência colectiva creoula!
Que continue a cantar e encantar… mesmo que noutra dimensão!
Até sempre, Biús!

segunda-feira, agosto 03, 2009

As outras vozes da Nação também devem falar… do estado da Nação


Debater o estado da Nação numa altura em que o mundo vive a maior crise económica, pois não há dúvida nenhuma de que as principais economias do Mundo estão hoje em recessão - contrariamente ao nosso Cabo Verde calejado porque eternamente em crise desde o seu povoamento – requer aqui nas ilhas, as vozes todas da Nação.
As vozes todas porque está provado que não pode haver um debate sério sobre o estado da Nação, enquanto os partidos políticos continuam formatados para defender em primeiro lugar os interesses próprios, eleitoralistas… e utilizando óculos programados pelo oito/oitenta, pelo está tudo bem/nada está bem… resumidamente, que pintam sempre o mesmo retrato negro versus paraíso
É tempo de pôr de lado as fáceis demagogias mil, e debater frontal e esclarecidamente a partir da análise real do realizado ou adiado, e não fazer mera propaganda por um lado, e o discurso fácil e lamuriento do ‘bota-abaixo’.
A oposição e a situação precisam reconhecer que lhes falta o empurrão e o olhar esclarecido das outras vozes da Nação, pois torna-se urgente apostar na credibilização da política, depois de a reconhecer como um problema real que todos temos de enfrentar. E aqui a sociedade civil também precisa do ‘puxão de orelhas’ para reconhecer e assumir a sua parte…
No Parlamento, com os retratos monocromáticos pintados por cada um dos actores, e pela sua repetição sistemática, leva-nos a desaguar na máxima crioula para o ‘nem bem, nem mal’: o eterno e recorrente ‘mais ou menos’…
Mudar as mentalidades é preciso, pois fica a nítida sensação de que não há uma massa crítica visível e ou interessada, no seio da população, por um lado; e mais doloroso de dizer, o mesmo para a maioria dos que pululam à volta dos partidos políticos.
Ademais, falta um rumo ao país, um rumo que nasça do conhecimento da realidade, da análise e discussão dessa realidade, por parte de todos… e da subsequente aposta em projectos prioritários mobilizadores. (A título de exemplo… a nossa convicção de que os principais problemas do país estão relacionados com a qualificação profissional… e a mentalidade consentânea com a mesma)

Mais sobre este tema, no blogjoint:
Ku frontalidadi
Bianda
Cafe Margoso
geração20j73
Blog di Nhu Naxu
Tempo de lobos
Passageiro em trânsito
Pedrabika
O jornal da hiena
Nos blogue
Amilcar Tavares
Emílio Rodrigues

sábado, agosto 01, 2009

Homem detecta traição melhor do que mulher... (diz estudo)

Na mesma linha do anterior post, teatrakácia tráz pr’aqui esta pesquisa que chega à conclusão do que todos sabemos – tanto homens como mulheres – que o homem detecta melhor a traição… Mas achei mais interessante a ilacção tirada dos resultados desse estudo, a de que os homens desenvolveram defesas para detectar a traição… porque nunca podem ter cem por cento de certeza sobre a paternidade…


O estudo, realizado por pesquisadores americanos, sugere que os homens detectam a traição com mais facilidade do que as mulheres. A equipa, da Virginia Commonwealth University, na Virgínia, afirma ainda que os homens são mais desconfiados da infidelidade, mesmo quando não estão sendo traídos. O pesquisador Paul Andrews e uma equipa de especialistas entrevistaram 203 casais heterossexuais, com questionários confidenciais. Perguntaram aos voluntários se já haviam sido infiéis e se suspeitavam ou sabiam que haviam sido traídos. Entre os homens, 29% admitiram já ter traído. Entre as mulheres, o índice foi de 18,5%.
O estudo, reproduzido pela revista científica New Scientist, concluiu que, além de trair mais, os homens também são mais espertos para captar sinais de infidelidade. Eles detectaram 75% dos casos de traição, enquanto as mulheres identificaram apenas 41%.
Além disso, eles também apresentaram uma tendência maior de desconfiar das parceiras, mesmo quando elas não eram infiéis. Para Paul Andrews, esse comportamento tem uma explicação evolutiva, já que, ao contrário das mulheres, os homens nunca podem ter 100% de certeza sobre a paternidade de seus filhos.
Quando a mulher é infiel, o homem pode perder a oportunidade de reproduzir, e acabar investindo seus recursos para criar uma prole de outro homem”, diz o pesquisador.
Em entrevista à New Scientist, David Buss, da Universidade do Texas, diz que o estudo contribui para a teoria de que os homens desenvolveram defesas para detectar a traição, “o que os leva a ser mais cautelosos ao superestimar a infidelidade de suas parceiras”.
Fonte: http://www.portaldascuriosidades.com

sexta-feira, julho 31, 2009

HUMOR - Como acontecem as brigas de casal?

As brigas de casal, estamos todos de acordo… começam na maior parte das vezes, a partir do nada. De pequenos mal-entendidos que são logo empolados e elevados ao extremo… muita das vezes em nome da dignidade… do respeito… e sobretudo sob o efeito do stress das ‘obrigações’ de cada membro do casal.
Basta uma ‘faíscazinha’… e … BUM!
Vejamos alguns casos encontrados na net - cheios de humor - no site http://www.cogumelolouco.com/
(hahaha!)

Ela perguntou: – O que tem na TV?
Eu disse: - Poeira.
E a briga começou…

Então minha esposa estava dando dicas sobre o que ela queria de presente para seu aniversário que estava próximo…
Ela disse:
- Quero algo brilhante que vá de 0 à 200 em cerca de 3 segundos!
Então eu comprei uma balança para ela.
E então a briga começou…

Quando cheguei em casa ontem à noite, minha esposa exigiu que a levasse a algum lugar bem caro.
Aí eu a levei ao posto de gasolina.
E então a briga começou…

Minha esposa e eu estávamos na minha reunião de ex-estudantes e eu fiquei olhando para uma mulher sozinha e bêbada que balançava seu drinque numa mesa próxima.
Minha esposa perguntou:
- Você a conhece?
- Ela é uma antiga namorada… Eu sei que ela começou a beber logo depois que nos separamos há tantos anos, e pelo que sei ela nunca mais ficou sóbria!
- Meu Deus! – disse minha esposa – quem pensaria que uma pessoa poderia ficar celebrando por tanto tempo!!
E então a briga começou…

Depois de aposentar-me, fui até o INSS para poder receber meu benefício. A mulher que me atendeu solicitou minha identidade para verificar minha idade. Chequei meus bolsos e percebi que a tinha deixado em casa. Disse à mulher que lamentava, mas teria que ir até minha casa e voltar depois.
A mulher disse:
- Desabotoe sua camisa.
Então, desabotoei minha camisa deixando expostos meus cabelos crespos prateados.
Ela disse:
- Este cabelo prateado no seu peito é prova suficiente para mim!
E processou meu benefício.
Quando cheguei em casa, contei entusiasmado o que ocorrera para minha esposa.
Ela disse:
- Por que você não abaixou as calças? Você poderia ter conseguido auxilio-invalidez também…
E então a briga começou…

A mulher estava nua, se olhando no espelho do quarto de dormir. Ela não ficou feliz com o que viu e diz para o marido:
- Sinto-me horrível. Pareço velha, gorda e feia. Eu realmente preciso de um elogio seu!
O marido retruca:
- Sua visão está perto da perfeição…
E então a briga começou…

Eu levei minha esposa ao restaurante. O garçom, por algum motivo, anotou meu pedido primeiro:
- Eu vou querer churrasco mal-passado, por favor.
Ele disse:
- Você não está preocupado com a vaca louca?
Eu disse – Não, ela mesma pode fazer seu pedido…
E então a briga começou…

quarta-feira, julho 29, 2009

Electricidade... pelo ar?


Assim… pelo ar… sem tomada… sem uma ligação (instalação) eléctrica?
Parece ser isso mesmo!!!
Segundo informações postadas no site da “BBC”, a companhia “WITRICILY CORP”, vem desenvolvendo o produto… há já alguns anos.
Esta tecnologia nos permitirá recarregar aparelhos, como computadores ou telemóveis, por exemplo, sem necessitar conectá-los a nenhuma tomada. Que bom!!! (Para quem vai a conta?)
De acordo com Eric Giler, cientista da “WITRICILY CORP”, a tecnologia poderá estar disponível em cerca de 18 meses.
Aqui fico à espera!
(confessando ao mesmo tempo, a minha paixão de sempre, pelas tecnologias inovadoras)
Fonte: http://www.techzine.com.br/

sábado, junho 27, 2009

Mia Couto dramaturgo...

Identidade

Preciso ser um outro
para ser eu mesmo

Sou grão de rocha
Sou o vento que a desgasta

Sou pólen sem insecto

Sou areia sustentando
o sexo das árvores

Existo onde me desconheço
aguardando pelo meu passado
ansiando a esperança do futuro

No mundo que combato morro
no mundo por que luto nasço
Mia Couto, in "Raiz de Orvalho e Outros Poemas"

Natural da Beira, Moçambique, o galardoado escritor Mia Couto é considerado um dos nomes mais importantes da nova geração de escritores africanos de língua portuguesa. A escrita tem sido uma paixão constante, desde a poesia, na qual se estreou em 1983, com A Raiz de Orvalho, até à escrita jornalística e à prosa de ficção.

Vencedor de vários prémios, realçamos mais um a ser recebido pelo próprio Mia Couto em terras de Vera-Cruz, nos primeiros dias do próximo mês de Julho… imaginem só, pela vertente dramatúrgica da sua obra.
Naturalmente ‘mais conhecido por sua obra literária’, escreve a organização do Festlip 2009, ‘Mia Couto será lembrado no festival por suas criações como dramaturgo e virá ao Brasil receber o troféu Festlip 2009 pela expressiva contribuição e aprimoramento do teatro em Moçambique. Além de uma palestra sobre as relações entre teatro e literatura, o público poderá conferir a montagem de uma peça de sua autoria, “Mar me quer”, encenado pelo Grupo Tijac, de Moçambique.‘
E é a programação do festival de teatro a acrescentar: ‘A homenagem vem a calhar, pois a ideia do Festlip – Festival de Teatro da língua portuguesa que estará na sua segunda edição – é mostrar como o teatro pode ser um elo tão forte quanto o idioma, de ligação entre vários povos de cultura e história comuns, apesar das diferenças…’
Pois é! Festlip – Festival de Teatro da língua portuguesa… e Cabo Verde vai estar presente com duas peças creoulas… “Psycho” e “No Inferno”, através dos grupos de Teatro Solaris e CCP do Mindelo, respectivamente.
Entre 2 e 12 de Julho, onze espetáculos de seis países amigos (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal), e que nasceu justamente, de uma visita da idealizadora do projecto a Moçambique, onde, conforme diz Tânia Pires – também produtora do Festlip - ‘conheci o teatro local e o próprio Mia Couto’.

sexta-feira, junho 26, 2009

Património Mundial da Humanidade!!!


A 'nossa' Cidade Velha - berço da Nação Creoula - já não é só nossa!!!! A primeira cidade capital de Cabo Verde foi inscrita como Património Mundial da Humanidade, pela Unesco.
A informação foi divulgada esta MANHÃ, em Sevilha, Espanha, no Fórum Mundial da UNESCO, justamente para decidir sobre sítios e monumentos que se candidataram ao reconhecimento: Património Mundial da Humanidade.
"Foi emocionante, todos os países apoiaram a nossa candidatura", declarou Manuel de Pina, Presidente da Camara Municipal da Ribeira Grande de Santiago.

O Ícone da Pop Music… foi-se…


Lendário e controverso cantor, performer extraordinário, compositor e dancer inigualável, Michael Jackson era desses Artistas de eleição que tocava a todos com a sua música e a sua forma de ser e estar no palco.
“Diazá bo ka pome nha mnine ta cantá na radie”… Esta frase, pronunciada pela minha avó… há pr’aí uns trinta anos, ecoou-me outra vez na mente, após ter recebido o choque da notícia da morte do Rei da Pop, ontem à noite…
Que descanse em Paz… Fica a obra. A música, mas não só: os espectáculos, os movimentos espectaculares…

quinta-feira, junho 25, 2009

Farrah Fawcett - o descanço eterno


Acaba de sair no New York Times, a notíca: Farrah Fawcett acaba de falecer, vítina de cancro.
A actriz Farrah Fawcett, estava internada na UTI de um Hospital de Los Angeles, sofrendo de cancro no recto, que entretanto se estendera a outras partes do corpo. A imprensa local informou esta manhã que um padre já teria sido chamado para dar a extrema unção.
Farrah Fawcett, que concordara recentemente em se casar com o seu parceiro desde os anos 80 – o também actor Ryan O’Neal, acabou por não realizar essa vontade, falecendo aos 62 anos.
Actriz reconhecida mundialmente, participou e protagonizou uma infinidade de filmes e séries TV nos EUA, Farrah nasceu a 2 de Fevereiro de 1947 em Corpus Christy, no Texas, Estados Unidos da América.

quinta-feira, junho 18, 2009

Ilha – Corsino Fortes

Sol & semente: raiz & relâmpago
Tambor de som
Que floresce
A cabeça calva de Deus