terça-feira, maio 16, 2006

Cabo Verde no FITEI 2006


A última presença de Cabo Verde no FITEI tinha acontecido em 2002, com a Academia Contemporânea do Espectáculo/Bur-Bur, aliás como reza a história desse Festival Internacional de Teatro Ibérico:


'2002 - XXV FITEI
Algumas presenças: T.E.C - Teatro Experimental de Cascais (Portugal), Tudo Era Uma Vez (Brasil), Teatro La Zaranda (Espanha), Companhia do Latão (Brasil),Cuatro Vientos (Argentina), Companhia Martim Cererê (Brasil), Companhia de Teatro Gungu (Moçambique), Centro Andaluz de Teatro (Espanha), Academia Contemporânea do Espectáculo/Bur-Bur (Portugal/Cabo Verde), Companhia Maria Emilia Correia/Teatro da Trindade (Portugal), Companhia Ruth Escobar (Brasil), L"Avalot y Discipulos de Morales (Espanha), Academia Contemporânea do Espectáculo/Má Companhia (Portugal).
'
Fiquemos agora com algumas curiosidades do FITEI:

'Participaram no FITEI 546 companhias de teatro de 34 países e territórios: 195 de Portugal, 154 de Espanha, 67 do Brasil, 23 de Moçambique, 15 de Venezuela, 14 de Angola, 13 da Argentina , 8 de Cuba, 6 de Cabo Verde, 6 da Colômbia, 5 do México, 4 do Perú, 3 da Guiné-Bissau e Uruguai, 3 do Chile, 3 de Porto Rico, 2 do Equador, EUA, Guatemala, de S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste, 1 da Bolívia, Costa Rica, El Salvador, Macau, Panamá, Paraguai e República Dominicana. Fora do âmbito da expressão ibérica actuaram companhias da Bulgária, Checoslováquia, Grécia , Itália e Japão (uma de cada) e duas de França. Estes números incluem companhias que já repetiram a sua presença em distintas edições. Foram representadas 550 peças e realizados 1.264 espectáculos. Algumas companhias apresentaram-se noutros locais em colaboração com autarquias e associações culturais. O número total de espectadores nas 28 edições: 777.339 (setecentos e setenta e sete mil e trezentos e trinta e nove s espectadores).'

quinta-feira, maio 11, 2006

Teatro Cabo-Verdiano no FITEI 2006


«Entre 26 de Maio e 8 de Junho entra em cena o XXIX Fitei. A cidade do Porto em Portugal, volta a ser capital mundial do teatro de expressão ibérica. Desde um frio mês de 1978, quando pela primeira vez a cidade se transformou para receber os comediantes de vários países reunidos pelo Festival, muita coisa mudou no panorama teatral portuense e português. Assim, a caminho dos 30 anos, sem nunca conhecer qualquer interrupção, o mais antigo festival de teatro português, e um dos mais antigos do Mundo, volta aos palcos do Porto com novidades e emoções.
Ao longo de 15 dias, companhias de Portugal, Espanha, Cabo Verde, Brasil e Argentina vão ocupar os palcos da cidade. Serão 16 espectáculos distintos e aproximadamente três dezenas de representações, a que se juntam diversas actividades paralelas. O programa integra companhias que já fizeram história no FITEI e outras que se apresentam na cidade do Porto pela primeira vez.»
Como sabem todos, o nosso país estará representado este ano pelo Grupo de Teatro do Centro Cultural Português/ICA aqui do Mindelo, com a já vista peça 'Mar Alto' que está plena de conceitos políticos e filosóficos do nosso autor/compositor/Poeta Eugénio Tavares.

Dois dias na programação do FITEI: 01 e 02 de Junho

http://www.fitei.com/

Felicidad sim!





















as duas belgas Elke Van Der Kelen e Joke D'Hoese
Alguns elementos do Atelier Teatrakacia dispuseram-se em participar, de corpo e alma, nessa ideia-projecto das duas Belgas, à volta do conceito das pessoas sobre a FELICIDADE.
O projecto nasceu da iniciativa de duas jovens belgas que resolveram vir para Cabo Verde ver «o que é que faz as pessoas felizes». Envolveram actores, actrizes e outros voluntários no trabalho. Ficaram até ao fim, após dois meses, um total de 10 jovens. Das improvisações e dos ensaios nasceu um produto cénico diferente e original, quanto mais não seja pela sua disposição cenográfica. Tudo se passa dentro de uma casa. Aconteceu na Fundação Baltazar Lopes. O público, esse, foi circulando à procura da felicidade...
Aqui, hoje, pomos algumas fotos que testemunham esse espectáculo.


segunda-feira, maio 08, 2006

Teatrakacia reunido















Como sempre tem sido - na maior parte das vezes! - a reunião do pessoal Teatrakacia aconteceu na casa dos pais da chefe 'fantasmona'... e mais uma vez - como sempre! - com aquele atrazo do 'bom crioulo'. Mas o certo é que o nosso grupo de teatro lá se reuniu, com a programação das próximas actividades como tema fulcral. Foi a oportunidade para se decidir da proposta de participação no próximo Festival MINDELACT 2006, com a vontade do Teatrakácia em integrar a programação para os mais novos - Teatrolândia - com peça nova, e eventualmente também com a recém-estreada 'Pluft - o fantasminha', além da performance também no espaço especial de experimentações, o festival-off. Na ocasião também se decidiu pela pesquisa, criação, escrita e montagem de nova peça para o ano de 2007, 'Mnina de Lomb'.
Foi também decisão da reunião, a reposição do sucesso 'Bonk d'urgencia' para finais de Julho no Centro Cultural do Mindelo.

segunda-feira, maio 01, 2006

Reunião


Reunião do pessoal do Atelier Teatrakácia, Sábado dia 6 de Maio. Propostas de novas realizações.

Não esquecer!!!