sexta-feira, outubro 30, 2009

Mais um ponto positivo para Obama… Mais um ‘Yes!’, bem ao estilo do ‘A Semana’


Esta recebi com uma indisfarçada alegria, na redacção - causando alguma estupefação a colegas do lado - quando ‘deparei’ com a notícia. Pela simples razão de que considerara a medida – tomada há vinte e dois anos atrás - como ‘uma injustiça e uma discriminação imperdoáveis’ para um qualquer país considerado ‘de bem’!
É que Obama ‘acaba de acabar’ com essa proibição antiga… a de que pacientes com HIV não podiam entrar nos EUA.

Obama fez o anúncio durante a assinatura da extensão do Acto Ryan White de Tratamento do HIV/Sida, que prevê também programas de educação, prevenção e tratamento para pacientes norte-americanos.

Obama argumentou que a proibição havia sido imposta numa época em que os visitantes infectados eram tratados como uma "ameaça". "Nós lideramos o mundo quando se trata de ajudar a conter a pandemia da Sida. Apesar disso, ainda somos um dos poucos países que (ainda) barram pessoas com HIV de entrar no nosso território", acrescentou o Presidente norte-americano, sentenciando: "Se nós queremos ser líderes mundiais no combate ao HIV/Sida, precisamos agir como líderes."
Na próxima segunda-feira o governo dos States publicará uma norma definitiva que elimina a proibição de viagens… que entrará em vigor em 2010. Nunca é demais acrescentá-lo: O vírus da Sida infecta 33 milhões de pessoas em todo o mundo e cerca de um milhão nos EUA.

(fonte: AFP)

domingo, outubro 18, 2009

finkadu na raiz


Comemora-se hoje nas ilhas… mais um dia nacional da cultura – finkadu na raiz – com o ‘monstro’ da nossa identidade e cultura em pano de fundo - Eugénio Tavares, esse poeta, jornalista, compositor, escritor… - enfim, essa autoridade intelectual das Ilhas todas, a quem muito devemos...

sábado, outubro 17, 2009

Essa eu adorei ver!!!

Um Conselho de Ministros que decorre a 5 metros de profundidade… é com certeza uma primeira vez!
Adorei sobretudo a criatividade, mas também o levar a sério até ao fim dos Ministros e do seu Presidente que, durante meia hora fizeram a sua reunião do Conselho - com um objectivo especial e simbólico – assinando nesse cenário uma declaração a pedir/exigir aos responsáveis mundiais, que sejam definidas metas ambiciosas de redução dos gases com efeito de estufa. A decisão sobre essa matéria será tomada em Dezembro, em Copenhaga… onde vai decorrer a Cimeira do Clima, e é preciso perseverar... chamar a atenção... para a necessária acção!
É que as Maldivas – esse arquipélago formado por mais de mil Ilhas… a uma média de só 2 metros acima do nível médio do mar… - mais que qualquer outro país no mundo, está preocupada com a subida do nível do Mar: “Vamos todos morrer, se não houver um consenso mundial” defendeu o Presidente Mohamed Nasheed em conferência d’imprensa já à tona da agua… no final do especial Conselho de Ministros, com certeza a primeira reunião política sub-aquática.

Adorei ver!!!

sexta-feira, outubro 16, 2009

What on Earth Evolved?








Que os homens são uns seres que se adaptam a quase tudo, que estão prontos para as mudanças, que eles próprios evoluem e tem evoluído ao longo dos milhares de anos de existência… todos estaremos de acordo. Assim como o consenso será também em relação às nossas limitações em termos evolutivos… não?
E chega-nos em mãos esse ‘papel’ in 'o publico' sobre um jornalista de ciência, autor do livro “What on Earth Evolved?” que vai no sentido do acentuar das nossas limitações evolutivas:
“Quais serão as espécies com maior sucesso evolutivo no planeta? O ego levar-nos-á a pensar em nós próprios, os pessimistas pensaram nas bactérias, os mais dados a mitos pensarão nas baratas. Mas no novo livro What on Earth Evolved?, Christopher Lloyd faz as contas e chega a uma conclusão que agradaria a Charles Darwin, que também incluiu estes seres entre os seus vastos interesses: as minhocas.

As minhocas, diz o autor, um jornalista de ciência, ao jornal britânicoSunday Telegraph, sobreviveram a cinco grandes extinções de vida na Terra e tornaram a civilização humana possível, ao produzirem e fertilizarem o solo, onde nascem as plantas de que os animais, como nós, se alimentam. "Nós só por cá andamos há uns 160 mil anos e o antepassado directo das minhocas surgiu há 600 milhões de anos", comentou o autor, cujo livro é publicado no âmbito das comemorações dos 200 anos de Darwin e os 150 daTeoria da Evolução Através da Selecção Natural. E quanto aos humanos, em que posição nos coloca Lloyd? Num honroso sexto lugar, depois de algas (que produzem oxigénio vital para nós e todos os outros animais respirarem) e de cianobactérias. Mas ainda assim à frente dos corais, das leveduras, do vírus da gripe - e do fungo que dá origem à penicilina.

quinta-feira, outubro 15, 2009

Com 'surdina'...


Desde que ‘descobri’ a grande música negra… (ainda um teen-ager) que esse monstro do jazz me ‘conquistou’ de forma irreversível.
Das tais ‘estrelas’ que ‘brilham… e deixam brilhar!’… Miles Davis ia surpreendendo os fans com ‘novas sonoridades e novas descobertas’ no mundo de jovens músicos emergentes a quem dava a mão, conselhos, experiência, oportunidades
Miles merece mais, muito mais…

Por agora convém assinalar essa boa nova que nos chega da ‘Cidade Luz’ através dum ‘papel’ da AFP que aqui repomos, com a devida vénia:
Paris presta tributo à lenda do jazz Miles Davis
"Miles Davis é o tema de uma exposição na parisiense Cité de la Musique, que presta uma homenagem a este músico misterioso e carismático americano que revolucionou o jazz.
Com 350 objetos - filmes, fotos, manuscritos, capas de álbuns, vestuário, trompetes -, a exposição recria o universo do músico nascido em 1926 em Saint Louis, Illinois, de sua chegada a Nova York, em 1944, até ao seu último show em Paris, em 1991, pouco antes de sua morte.
A exposição que abre esta sexta-feira... e encerra no dia 17 de janeiro."

Miles Forever!!!

quarta-feira, outubro 14, 2009

Faltam 20 anos para sermos imortais...


Nos tempos que correm, muitos têm, com certeza, pensado/sonhado com ideias dessas...
E não é que o 'The Sun' chegou ao descaramento de publicar?


'Vida eterna, sexo virtual ou mergulhar durante quatro horas sem oxigênio. O que agora não passa de ficção poderá ser o pão-nosso de cada dia daqui a 20 anos. Quem o diz é Ray Kurzweil.
Ray Kurzweil é um conceituado cientista e inventor, e defende que dentro de 20 anos a nanotecnologia associada ao conhecimento aprofundado sobre o funcionamento do corpo poderá tornar o ser humano imortal.
Em artigo publicado hoje no jornal britânico “The Sun”, o cientista norte-americano de 61 anos, que no passado foi capaz de prever o surgimento de novas tecnologias, explica que o ritmo acelerado com que avança o nosso conhecimento sobre o funcionamento dos genes e das ciências dos computadores, potenciarão o surgimento de nanotecnologias capazes de substituir órgãos vitais.
Ray Kurzweil lembra, por exemplo, que actualmente já estão disponíveis pâncreas artificiais e implantes neuronais.
Segundo a “Lei do Retorno Acelerado” (Law of Accelerating Returns , em inglês), assim designa Kurzweil a sua teoria, “daqui a 20 anos, aproximadamente, será possível reprogramar os nossos corpos parando e revertendo o envelhecimento. Então, a nanotecnologia permitirá sermos eternos”.
“Nano bastões substituirão as células sanguíneas e farão os seus trabalhos de uma forma milhares de vezes mais eficiente”, escreve o cientista no “The Sun”.
Na opinião de Kurzweil, e segundo ele também de muitos outros cientistas, “dentro de 25 anos será possível fazer um sprint olímpico durante 15 minutos sem ter de respirar ou mergulhar durante quatro horas sem oxigênio”.
“As vítimas de ataque cardíaco – que ainda não disponham de um vulgar coração biônico – poderão avançar calmamente para um transplante enquanto a suas nano células sanguíneas mantêm-nas vivas”, escreve Kurzweil, prevendo ainda que “a nanotecnologia ampliará as nossas capacidades intelectuais para níveis nunca vistos, passando a ser possível escrever um livro em alguns minutos”.
“Se quisermos passar para o modo de realidade virtual, os nano bastões poderão desligar os sinais cerebrais e levar-nos para onde quisermos. O sexo virtual será banal. E na nossa vida quotidiana, hologramas poderão ser projetados pelo nosso cérebro para nos explicar algo que não entendemos”, diz ainda Ray Kurzweil.
“Estaremos a caminhar para um Mundo onde os homens se tornarão cyborgs, com membros e órgãos artificiais”, conclui o cientista.'

terça-feira, outubro 13, 2009

Manel Património...


O Homem era uma estrela maior no firmamento dos artistas cabo-verdianos… mas no entanto, no dia-a-dia, mantinha com todos um relacionamento salutar e simpático de mero conterrâneo apaixonado pelas Ilhas.
Amor não disfarçado pela ‘terrinha’, que culminava com a forma como encarava a vida nessas ilhas infortunadas: com muito e constante humor. No seu dizer, era a melhor forma de viver com as limitações constantes do Cabo Verde de nôs tude.
Paradoxalmente a despertar interesse e alguma notoriedade no início da sua carreira como autor-compositor-intérprete… mais pelas suas coladeras gostosas, sarcásticas, e bem humoradas… é no entanto na composição da morna que Manel d’Novas deposita o seu melhor, desde o tempo, atenção, carinho, habilidade, perfecionismo… até à sua própria alma.
Pesquisar, estudar, reter e disponibilisar toda a gigantesca e rica obra do nosso trovador-mór… deve ser prioridade e certeza de realização dos dirigentes centrais e locais do país. Não de S.Vicente que o ‘encantou’, nem de S.Antão que o viu nascer, mas do Cabo Verde total que o ‘formatou e preencheu’ ao mesmo tempo que ele descobria/interpretava/ retia/derramava na composição a essência da alma creoula desta Nação.
Ouvir falar em homenagear Manel d’Novas com a candidatura da Morna a Património Imaterial da Humanidade, nos enche de uma felicidade estonteante que nasce do conhecimento e contacto de muitos anos com o Artista, pela certeza de que seria algo que lhe era muito caro…
E infelizmente, colada a essa felicidade, a apreensão/medo de que não passe de ‘fogo de palha’ bem ao estilo do cabo-verdiano dos seculos XX/XXI: Falar/falar/falar… e esquecer!

“Ah Manel… ke bom vin no ta fka ta enviób sempre boas novas, ta brindá a bo memoria… ke bo muzka na kuraçon” (sms de VM)

quarta-feira, outubro 07, 2009

Segurança//vigilancia//big brothers

(Depois dumas looongas férias...)

As tendências estão aí para todos…

Por mais que se tente ‘tapar o céu com a peneira’ para não ‘ver’, a realidade está aí, para contrariar…
Neste século XXI, estamos todos preocupados com a segurança… cada vez mais preocupados, pois as ocorrências também nos levam a isso.
E esta ‘nova’ que inserimos aqui no Teatrakácia, mostra como estamos a ir em movimento uniformemente acelerado… nesse sentido.
No sentido de um cada vez menor espaço próprio, íntimo…


Reino Unido entra na era da vigilância 2.0

"A cibervigilância feita pelos próprios cidadãos está a ganhar terreno no Reino Unido. Todos aqueles que queiram, a partir de casa, vigiar determinado local público (a partir das imagens recolhidas em directo por câmaras de segurança instaladas in loco) poderão ganhar cerca de mil euros por mês com esta actividade, que funciona através de um sistema de pontos. A era da videovigilância 2.0 parece estar a chegar ao país, que ameaça transformar-se num “paraíso de espiões”, acusam os críticos.
Uma empresa chamada Internet Eyes oferece aos seus clientes a possibilidade de alugarem câmaras de vigilância ligadas à Internet a um preço de 20 libras por câmara por semana.
Um aspirante a cibervigilante tem que começar por preencher uma ficha de inscrição online e depois o método é simples: os subscritores do serviço vão acumulando pontos pela actividade de vigilância. Quando vêem algo de suspeito (sempre atentos às imagens que vão fluindo em directo nos ecrãs dos seus computadores) têm de carregar num botão para enviar a imagem (com o respectivo descritivo do acontecimento) para os donos das câmaras.
Os utilizadores que detectem uma actividade suspeita, ganham um ponto. Se essa actividade resultar num crime real, os utilizadores ganham três pontos. E, nesta actividade, pontos equivalem a dinheiro.
De acordo com o The Times, esta empresa está a promover o serviço como um jogo online, estando até previsto que haja uma prova em rede, em Novembro, na localidade de Stratford-upon-Avon.
Esta iniciativa já recebeu inúmeras críticas. Grupos de apoio às liberdades civis asseguram que a iniciativa Internet Eyes poderá converter o Reino Unido num “paraíso de espiões”.
Charles Farrier, director do grupo No CCTV (que se poderá traduzir como “Não às emissões em circuito fechado”), qualificou a ideia de “terrível” em declarações à imprensa britânica. “Isto é algo que deve ser cortado pela raiz. Não só fomenta uma perigosa mentalidade de espionagem, mas também poderá fomentar perigosos abusos dos direitos civis”.
Tony Morgan, um dos responsáveis da empresa, assegura porém que o sistema oferece às empresas locais mais protecção, dissuadindo os delinquentes. “Isto poderia converter-se na melhor arma de prevenção de delitos que alguma vez existiu”, afirmou.
Estima-se que o Reino Unido tem cerca de 4,2 milhões de câmaras de vigilância espalhadas por locais públicos, o que equivale a um ratio de cerca de uma câmara para 14 pessoas."

(in publico.pt)